Recommended Posts

Oi

Esta já não é nova, mas eu vou por a questão:

Um aquário novo, com todos os apetrechos novos, filtos, ceramicas, etc, areão:

1)Se eu puzer água de outro aquário já ciclado e juntar agua em repouso posso meter peixes ao fim de 1 dia ou dois, ou tenho de fazer à mesma a ciclagem??????

2)Se em vez de areão de substracto puzer areia as plantas vão crescer?

Vão-se agarrar à areia?????

Sem co2, que isso eu ainda não experimentei por causa do ph daqui que é baixo.

Fico à espera da vossa colaboração.

O aquário é para guppys, corys, 1 pleco e uma ampulária, que dizem?????

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa penso que nem precisas esperar 1 dia, alem de pores essa água e no caso de teres de adicionar mais, usa nitrivec e bicarbonato de sódio(para subir o PH) claro que vais adicionando aos poucos até teres o ph desejado e depois é só butar a peixeirada lá dentro. Já fiz isso várias vezes e nunca se queixaram. :oops:

 

Relativamente ao co2, a receita aqui do forumm é porreira pois já avi afuncionar e inclusivé fiz duas, uma para mim e outra para o meu cunhado, aminha SÓ agora começou a funcinar mas com muita vergonha, mas a dele desde domingo, que foi quando a fiz, está abombar na boa :lol:

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops: Pra ti também. Mas na volta vou a casa dele e gamo o que lá está e ponho lá o meu, ele nem nota a diferença :lol:

 

Tou a brincar, tenho é de ver o que se passa com o meu. :lol:

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1)Se eu puzer água de outro aquário já ciclado e juntar agua em repouso posso meter peixes ao fim de 1 dia ou dois, ou tenho de fazer à mesma a ciclagem??????

 

As bactérias não andam a nadar na coluna de água... Estão fixadas a uma superfície. O que está ciclado é o aquário (filtros, decoração etc.) e não a água. Se usares matérias filtrantes de outro aquário num novo, podes abreviar o ciclo. Só a água não basta...

 

2)Se em vez de areão de substracto puzer areia as plantas vão crescer?  

Vão-se agarrar à areia?????

 

Depende das plantas... A areia tem tendência a compactar, o que é prejudicial para a maioria das plantas. Espécies menos exigentes, como as valisnérias, não se incomodam nada com isso.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

Voltando ao assunto

O novo aquário tá bem e reomenda-se apenas um pouco turvo, mas isso eu acho que é do motor que deve ser fraquinho, mas sobre isso postarei novo tópico.A questão é ainda a mesma o meu ph continua baixo, para as colisas tá bom porque tá a 6,3 e eu li que para elas é de 6 a 8, agora para as ninhas mollies tá baixo, já puz bicarbonato e nada....

Que faço, se comparar o tal de nitrivec solucino o problema???

A água da companhia tem o ph baixo, vai dai que quem se lixa sou eu, que tenho de andar sempre a testar a água e nunca mais tá pelo menos a 7, o PH, claro.

O Pior é que não sei se por isso ou outra causa, um mollie negro que comprei Domingo passado, morreu-me este sábado.

eu acho que se era para morrer morria logo, ou não?????

Um espada apareceu de barriga para o ar e uma mollie branca tbem me apareceu no chão.

Tou a ficar muito Down daqui a bocado morre-me tudo e eu que tava tão entusiasmada com isto tudo fico desesperada.

Fiz uma muda de mais de 10% este sábado, troquei a lã , mas enfim, os desgraçados já tinham batido a bota e o ph continua baixo.

Que faço?????

Uma fritada, já sei...se fossem dicscus ainda valia a pena agora mollies e espadas.... :D :D :cry::cry:

help....help....

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é ainda a mesma o meu ph continua baixo, para as colisas tá bom porque tá a 6,3 e eu li que para elas é de 6 a 8, agora para as ninhas mollies tá baixo, já puz bicarbonato e nada....

 

Se não subiu com bicarbonato de sódio, é porque não adicionaste o suficiente... Aumentar o pH não é problema na aquariofilia. Descer é que é mais complicado...

 

No teu caso, estás a tentar "agradar a Gregos e a Troianos". Muitas pessoas adoravam ter um pH de 6.3 a sair da torneira. A solução é não fazer saladas de peixes :D Opta pelas espécies (e não são poucas) que melhor se adaptam à água que tens, em vez de andares constantemente com malabarismos e oscilações nos valores da água.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou expert, ando aqui mais para aprender mas acho que é conhecimento geral que quanto menos quimicos melhor.

 

Usar artificios quimicos para alterar o Ph ou qualquer outro parametro não resolve o problema, apenas o disfarça :D

 

Para subir o Ph podes usar umas conchas da praia dentro do filtro por ex, ainda por cima tens a vantagem de ir testando com a quantidade de conchas que colocas.

desta forma fica mais barato, duradouro e consegues parametros +/- estáveis. De certeza que te darão outras alternativas mais tecnicas, mas nada como ir experimentando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Voltando ao assunto

O novo aquário tá bem e reomenda-se apenas um pouco turvo, mas isso eu acho que é do motor que deve ser fraquinho, mas sobre isso postarei novo tópico.A questão é ainda a mesma o meu ph continua baixo, para as colisas tá bom porque tá a 6,3 e eu li que para elas é de 6 a 8, agora para as ninhas mollies tá baixo, já puz bicarbonato e nada....

Que faço, se comparar o tal de nitrivec solucino o problema???

A água da companhia tem o ph baixo, vai dai que quem se lixa sou eu, que tenho de andar sempre a testar a água e nunca mais tá pelo menos a 7, o PH, claro.

O Pior é que não sei se por isso ou outra causa, um mollie negro que comprei Domingo passado, morreu-me este sábado.

eu acho que se era para morrer morria logo, ou não?????

Um espada apareceu de barriga para o ar e uma mollie branca também (palavra corrigida) me apareceu no chão.

Tou a ficar muito Down daqui a bocado morre-me tudo e eu que tava tão entusiasmada com isto tudo fico desesperada.

Fiz uma muda de mais de 10% este sábado, troquei a lã , mas enfim, os desgraçados já tinham batido a bota e o ph continua baixo.

Que faço?????

Uma fritada, já sei...se fossem dicscus ainda valia a pena agora mollies e espadas.... :D  :cry:  :cry:  help  

help....help....

Isa

 

Tenta com o SERA pH PLUS :D

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é

Mas eu gosto de mollies, já sei, são peixes de gaijas, mas adoro os bichinhos e queria continuar a tê-los, até porque foi a minha primeira paixão.

Se a água é de ph 6, qualquer coisa, vou escolher peixes de acordo com a água, às tantas saem-me para ai peixes que eu não gosto.

Nã, posso sempre tentar as conchas ou o produto que o carlosd me indicou ou então o outro que me indicaram e agora não sei onde puz o papel.

 

Obrigada

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa não estou a perceber qual o teu problema com o pH, pois todos os peixes que tens aguentam o mesmo pH, Sobes isso com o pH PLUS da SERA. :D

 

As mollies gostam de pH 7 e aguinha salobra os outros é que não vão na mesma conversa, no entanto elas dão-se bem numa água com pH 7 na boa :D

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, deixem-me dizer apenas que não me parece que seja um problema grave. Eu, por razões estéticas e não só, alterei o layout do meu aqua todo, pois só tinha areão de rio e passei para akadama com substracto. Isto para dizer que também tenho molys, e não são poucos. No dia em que os pus num aqua de quarentena enquanto mudava o principal, "apareceram" mais 10. O pH da água do principal estava estável a 7, pois é o ph directo da torneira, sem aditivos. Com a akadama, o mesmo foi para os 6, ou ainda menos. Esteve a ciclar 5 dias, mas mesmo fazendo tpa's diários, não o consegui subir.

 

Comecei por ir misturando aos poucos as águas, e neste momento estão todos num ph de 6.3. Não perdi nem um alevim. Tenho molys, gupys, corys, siamensis, japonicas, neons, e até agora nenhum se queixou.

 

O meu conselho, é, se eles estão bem, e não apresentam problemas de saude nem apatia, deixa estar. Não uses quimicos. Não podemos tomar um todo pela parte, e dizer que o que funciona para uns também é verdade para outros. O melhor remédio é mesmo monitorizares o teu aqua, por completo e ver inclusivé o progresso das plantas.

 

Em equipa que ganha, não se mexe, é a minha modesta opinião, e vale o que vale.

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Pois até agora não me tenho dado mal com as minhas mollies, têm feito criação os peixes parecem sartisfeitos e saudáveis, o problema é que, embora eu faça TPA semanais, de 10 ou 15%, pode as plantas, lave o motor, troque a lã de vidro, uma mollie que eu já tinha desde o inicio há cerca de 3 anos, apareceu-me no chão da sala, o macho foi-se, deve ter sido " mastigado" pelas ampulárias, depois apareceu-me uma espada de barriga para o ar, um mollizinho que nunca cresceu, ficou anão, tbrm me apareceu morto.

Daí a minha aflição, porque até agora tudo se tem mamntido estável, mas de repente as coisas acontecem.

Será melhor tirar tudo do aquário, lavar, mudar o substracto, ou só lavá-lo, por ceramicas, esponjas novas???????

Assim vou stressar ainda mais a peixada.

Se calhar nesta minha tentativa de subir o PH só tenho feito asneiras e eles têm-se ressentido.

Ontem tbem verifiquei que a água tava um bocado fria para a época e subi a temperatura.

Vamos ver o que vai dar.

Na outra semana comprei 2 mollis machos, um dos quais morreu, ontem comprei mais dois e agora vou esperar.

Opiniões, please....

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa,

 

Bom de facto sou de opinião que para os peixes que tens (embora haja casos de eles vivem em águas ácidas), a água deverá ser neutra ou mesmo um pouco alcalina (7,2 e 7,3). Deves ter em atenção que não se deve aumentar muito o ph num dia só...os peixes poderão se ressentir disso.

 

Ao que percebi mudaste de aquário, e penso (desculpa se ao ler entendi mal) que não esperaste que o ciclo biológico fosse feito "apostando" no filtro que tinha as bactérias do outro aquário juntamente com alguma água. Bom isso de facto pode-se fazer, mas o que me parece que está a acontecer com os teus peixes pode ter a ver um pouco com o ciclo, ou melhor seja a falta dele. Por mim acho (se não o fizeste já), que deverias tratar de testar os valores de amonia(suspeito que andará em valores muito altos) e nitratos, e claro continuar a tentativa de subida do ph (sendo que para isso as conchinhas no filtro me parecem a melhor opção.

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

eu tenho o meu aqua sempre a 29º, pois já muitos me referiram que, embora no inverno gaste mais energia, no verão compensa, pois como os peixes estão habituados a temperaturas altas, não dão tanto por ela nos dias mais quentes. Quanto a ter aparecido peixe no tapete, não tem directamente a ver com o ph, mas sim com stress provocado por uma população exceciva e/ou lutas territoriais, mas não creio que os peixes saltem fora do aqua por causa de um ph baixo. Quanto ás restantes mortes, só mantendo os níveis todos debaixo de olho, podes ver o porquê. Pode perfeitamente ter sido um pico de nitritos e/ou amonia, que é normal acontecer em aquas recentes, a mim aconteceu. No inicio fazia testes duas vezes por dia e quando os nitritos/amonia aumentavam, vai de tpa. Cheguei a fazer um de manhã e outro á noite, mas só muda de agua mesmo, sem mexer no filtro.

 

Já há uns bons meses que não tenho nenhuma fatalidade, e tenho duas criações de alevins, molys e gupys.

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI Nelson,

Pois confundis-te, o áqua novo é o dos guppys, mas tbem já vi que fiz mal em nao fazer o ciclo de azoto, já tive algumas baixas.

Tou a pensar mudar todos os guppys para o comunitário e esperar que a coisa acalme.

O Aqua de que falo é o comunitário que já tenho há algum tempo, talvez 2 anos, quase 3, e como não fiz nada de especial, a não ser por ceramicas da sera novas, mas mantive a esponja e tudo o mais, o areão, o filtro, as plantas, etc.

Eu testei ontem este aqua e o ph tava baixo e a dureza da água idem.

O resto pareceu-me dentro da normalidade.

neste momento não tenho mais tiras, pelo que vou ter de as comprar.

Como tal pelo menos hoje não vou poder testar nenhum dos aquas.

Uma calamidade.

Tou a pensar chegar a casa e fazer uma tpa, e ver o que acontece.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.