Serão bactérias?


pribeiro

Recommended Posts

Tenho guppys, platys e coridoras com uma natação atipica, barbatanas, principalmente a cauda encolhidas, e "procura" de ar na superficie já me tendo morrido 2 guppys.

Eu penso que poderá ser um ataque de bactérias o que acham?

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

 

O facto de estarem ofegantes à superfície quer dizer que procuram água mais rica em oxigénio.

 

Esse comportamento pode ser induzido por uma água muito quente -o que leva a que seja mais pobre em oxigénio- mas o facto de eles terem as barbatanas encolhidas leva-me a outro diagnóstico:

 

 

 

Excesso de nitratos (ou presença de nitritos, ou até amónia), que corroem os tecidos (inclusive os branquiais, o que leva a essa procura de mais oxigénio).

 

O aquário está sobrepopulado?

Completaste o ciclo nitrificante?

Fazes TPAs suficientes?

Tens o pH controlado?

Fizeste alguma coisa no aquário (TPA massiva, tratamento quimico, etc.) que pusesse em causa a tua colónia de bactérias nitrificantes?

 

Bactérias e fungos podem, posteriormente, tirar partido dos peixes debilitados...

 

 

 

Já agora, era útil saber quantos litros tens, quantos peixes e quais, se tens muitas plantas, injectas CO2... Tens feito testes à água? Vês parasitas nas brânquias?

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O facto de estarem ofegantes à superfície quer dizer que procuram água mais rica em oxigénio.

 

Não propriamente. Ha uma doença que se manifesta dessa maneira, e o nosso amigo está certo! "Serão bactérias?" Se for uma doença sim... essa doença chama-se Apodrecimento Bactereológico das Guelras SE existir sangue nelas... tens que dizer se ha ou não... Mas ha também infecções bacterianas internas... se eles estiverem à superficie, oscilantes e com as barbatanas fechadas, sem mais sintomas visiveis, é uma infecção bacteriana da pele ou interna...

Não te esqueças de fazer o tratamento num aquário de quarentena... o Tratamento mais forte que conheço é o Sera Baktopur. Não podes tratar no aquário, pois a introdução deste medicamento colocaria um fim ao teu ciclo do azoto, Pois as bactérias do sistema de filtração biológica, morreriam, tal como as dos peixes. BAKTOPUR - BAK de Bactérias, PUR de purificação! :roll:

 

"Quando um guppie adoece os outros adoecem por simpatia!" Nunca ouvis-te esta expressão?

 

Normalmente os medicamentos matam peixes sem escamas, como os corydoras... eu própria já usei tanta vez baktopur e nunca me morreu nada.

 

 

 

Espero ter sido útil.

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua é de 25 litros e tem (ou tinha) 2 guppys, 1 platy e 2 corys a temperatura é de 24º e o ph 7. Neste momento estou á espera do teste da amónia , por isso este não sei.

Tem tpa´s de 10 em 10 dias, por isso é que eu acho serem bactérias pois se não for amónia não vejo mais nada de errado.

Como nunca tive um aqua tão pequeno se calhar falta-me alguma coisa...

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua é de 25 litros e tem (ou tinha) 2 guppys, 1 platy e 2 corys a temperatura é de 24º e o ph 7. Neste momento estou á espera do teste da amónia , por isso este não sei.

Tem tpa´s de 10 em 10 dias, por isso é que eu acho serem bactérias pois se não for amónia não vejo mais nada de errado.

Como nunca tive um aqua tão pequeno se calhar falta-me alguma coisa...

 

Acho que quando medires a Amónia e o NO2 vais descobrir o problema.

Os aquários pequenos têm menos capacidade biológica, logo o controlo tem que ser maior. Ao mínimo descuido, a Amónia e o NO2 disparam e os peixes é que sofrem.

 

Se realmente for Amónia ou/e NO2, experimenta colocar um pézinho de bambu dentro do aquário... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pézinho de bambu????? porque (palavra corrigida) baixa os niveis toxicos??? ajuda na filtraçao biologica??? O k faz????

 

Joao

 

Consome os elementos tóxicos, pelo menos, maior parte deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

O facto de estarem ofegantes à superfície quer dizer que procuram água mais rica em oxigénio.

 

Não propriamente. Ha uma doença que se manifesta dessa maneira, e o nosso amigo está certo! "Serão bactérias?" Se for uma doença sim... essa doença chama-se Apodrecimento Bactereológico das Guelras SE existir sangue nelas... tens que dizer se ha ou não... Mas ha também infecções bacterianas internas... se eles estiverem à superficie, oscilantes e com as barbatanas fechadas, sem mais sintomas visiveis, é uma infecção bacteriana da pele ou interna...

 

Independentemente da causa, o efeito é os peixes procurarem água mais rica em oxigénio: quer porque a água está pobre em oxigénio, quer porque o tecido branquial é menos eficaz a retirar o oxigénio da água. ;)

Para além das causas bacteriologicas que enumeraste e para além de uma água pobre em oxigénio (causada por temperatura, pouca agitação superficial, ou superfície completamente preenchida por plantas flutuantes), parasitas branquiais podem provocar sintomas semelhantes.

 

 

 

Acho que quando medires a Amónia e o NO2 vais descobrir o problema.

Os aquários pequenos têm menos capacidade biológica, logo o controlo tem que ser maior. Ao mínimo descuido, a Amónia e o NO2 disparam e os peixes é que sofrem.

 

Se realmente for Amónia ou/e NO2, experimenta colocar um pézinho de bambu dentro do aquário...  :wink:

 

Reforço o que o Regal tão bem aconselha!!!

 

Acrescento só que plantas de crescimento rápido, como elódeas e Ceratophillum, ou flutuantes como a lemna e a alface-aquática também são recomendadas para absorver grandes quantidades de amónia e nitratos.

 

Em relação ao bambu: raízes na água, mas folhas fora! :D

 

Não sei se não valerá a pena medir o NO3: podes ter perdido o ciclo por alguma razão.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que agora tudo está estável, coloquei o bambu e lá está, mas tambem me parece que já antes do bambu estava a recuperar.

Coincidência ou não está lá o bambu e tudo 5*

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que agora tudo está estável, coloquei o bambu e lá está, mas tambem me parece que já antes do bambu estava a recuperar.

Coincidência ou não está lá o bambu e tudo 5*

 

Coincidência :oops::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais