bramirez Publicado Outubro 9, 2006 Publicado Outubro 9, 2006 Tenho o filtro exterior e estou agora a montar o meu aquário de água doce. Quando referi qual devia ser o tipo de material que deveria colocar no filtro toda a gente me deu opiniões variadas sobre a quantidade, qualidade e marca do que deveria usar. No outro dia falei com uma pessoa que me disse que se fosse a mim que colocaria apenas aquelas fibras verdes como pré filtro e depois esponja azul no resto. O meu aquário vai ser bastante plantado, mas fiquei um pouco confuso. Claro que as esponjas funcionam, mas e a cerâmica? Qual a opinião de quem entende? Citar Sempre disponível para aprender. MSN:bramirezportugal@hotmail.com O meu aquário "Amadorário" aquascapingportugal.blogspot.com
Bruno Nogueira Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Claro que as esponjas funcionam, mas e a cerâmica? Presumindo que a pergunta tem como contexto o alojamento de bactérias nitrificantes, que à partida será para isso que as cerâminas servirão, julgo que as bactérias se alojarão tanto em cerâmica porosa como em esponja. É esta a minha humilde opinião e tenho a noção que não é concensual. Baseio-a no facto de num montagem anterior, que mantive durante cerca de um ano com ciclideos africanos (bastante porcalhões), ter usado apenas 2 filtros externos únicamente com esponjas e não ter tido qualquer problema de nitritos ou nitratos. Lógicamente que fazia TPAs frequente e regulares mas isso é sempre algo essencial em qualquer aquário que se pretenda saudável e é independente das matérias filtrantes. Fica bem. Citar Bruno Nogueira
Recommended Posts