musgo no vidro do aquario


npg

Recommended Posts

Os teus peixes têm-se aguentado, e acho que é graças às algas... cheers

 

É que tua rotina, com tanta alimentação, TPAs tão pequenas, e sobre-população, parece-me insuficiente para retirares os nitratos... Não é por acaso que as algas se estão a dar tão bem.

 

O facto de a água estar cristalina não é indicador de nada em particular, para além do facto de não teres partículas em suspensão.

 

 

 

Limpares o filtro duas vezes por semana também é preocupante: imagino que tenhas muitos detritos, o que quer dizer que o filtro é insuficiente, ou que há demasiados restos de comida ou "restos" 8) dos peixes, o que vai dar ao mesmo.

 

De qualquer das formas não é boa notícia, porque sempre que o fazes dás uma valente "machadada" às bactérias nitrificantes. Sempre que lavares o filtro, lava-o com água do aquário, e não com água da torneira. Se a limpeza do filtro não coincidir com uma TPA, melhor.

 

Por tudo isso recomendo-te o teste de nitratos, pois podes acabar por ter um crash do pH e perder tudo em dois dias, e a única forma de saber se está tudo bem é testando. :)

 

Claro que se o teste disser que não tens nitratos (ou tens mas residuais), podes continuar com a rotina, porque está tudo bem!

 

Ah: e espero que uses um condicionador antes de colocares a água da torneira no aquário. :) Também não vale a pena medir o pH da água da torneira logo depois de sair da rede, pois tem muitos gases dissolvidos que influenciam a leitura... Deixa-a em repouso um dia antes de fazeres o teste, de preferência com agitação. De qualquer das formas, no teu caso, o pH não é assim tão importante.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus peixes têm-se aguentado, e acho que é graças às algas... cheers

 

É que tua rotina, com tanta alimentação, TPAs tão pequenas, e sobre-populaçao, parece-me insuficiente para retirares os nitratos... Não é por acaso que as algas se estão a dar tão bem.

 

O facto de a água estar cristalina não é indicador de nada em particular, para além do facto de não teres partículas em suspensão.

 

 

 

Limpares o filtro duas vezes por semana também é preocupante: imagino que tenhas muitos detritos, o que quer dizer que o filtro é insuficiente, ou que há demasiados restos de comida ou "restos"  8) dos peixes, o que vai dar ao mesmo.

 

De qualquer das formas não é boa notícia, porque sempre que o fazes dás uma valente "machadada" às bactérias nitrificantes. Sempre que lavares o filtro, lava-o com água do aquário, e não com água da torneira. Se a limpeza do filtro não coincidir com uma TPA, melhor.

 

Por tudo isso recomendo-te o teste de nitratos, pois podes acabar por ter um crash do pH e perder tudo em dois dias, e a única forma de saber se está tudo bem é testando. :)

 

Claro que se o teste disser que não tens nitratos (ou tens mas residuais), podes continuar com a rotina, porque está tudo bem!

 

Ah: e espero que uses um condicionador antes de colocares a água da torneira no aquário. :) Também não vale a pena medir o pH da água da torneira logo depois de sair da rede, pois tem muitos gases dissolvidos que influenciam a leitura... Deixa-a em repouso um dia antes de fazeres o teste, de preferência com agitação. De qualquer das formas, no teu caso, o pH não é assim tão importante.

 

ola

 

pelo q vejo nao faço na correto nao percebo entao como eles se aguentam...

 

o meu filtro e pequeno quando o limpo nao tem mt sujidade mas gosto de o fazer 2 vezes semana pq acho q nao tem mal nenhum manter o filtro sempre limpo (acho eu).

 

eles estao bem os testes tao bons

 

entao qt vezes devo trocar a agua e em q quantidades

e a limpeza da areia esta correta uma vez semana?

 

começo a pensar q isto e tudo uma questao de sorte nos peixes q se compra pq nao me morrem peixes e se faço quaze tudo errado ja deveriam ter morrido alguns nao.... ja la vai 2 meses q eles la estao, eu ao velos a crescer a cor esta mais intença e mt mais brilhantes os neons ja dao uma cor mais bonita e eu noto qd eles estao agitados pq a cor fica diferente, por ex o neon negro mal se ve o risco preto qd esta agitado so se ve um pouco de preto as viuvas ficam mais palidas a cor nao e tao bonita o tetra mal se nota o reflexo azul q tem pois eu no inicio olhava pra ele e nao via cor ate me perguntava pq o tinha comprado pq nao tinha mt piada o peixe era normal sem cor... voces tb notam essas diferenças na cor dos fossos peixes?

 

os neons ja nao tem reflexo azul esverdiado, agora estao com uma cor linda parece mais roxo q azul.

 

o que me esta a apoixonar pela aquariofilia e isto

e ver as diferenças nos peixes, e ver q nao me morrem peixes.

 

eu tenho um irmao q tem aquario gigante lol e tb diz pra eu fazer diferente as coisas mas o q vejo e q os meus nao morrem e ele de vez enquando la lhe morre um peixinho.... por isso e q digo q nao percebo como estou a errar tanto se eles nao morrem...

 

ja agora mais uma pergunta

a luz do aquario e para manter sempre ligada ou devo apagar

eu deixo sempre ligada pq se apago eles ficam agitados e tenho q acender logo senao eles esbarram se contra os vidros coitados 8)

 

isto de ser novato e chato

mas devemos pedir ajuda a quem sabe

 

obrigado

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma cheers não estás a fazer tudo mal...

Primeiro temos de fazer o teste dos nitratos e ver se está tudo bem: se não estiver, emenda-se. ;) A aquariofilia é sempre um jogo de tentativas e erro. :) A grande vantagem é que não precisamos de estar sempre a repetir os mesmos erros, podendo aprender uns com os outros.

 

Aqui no fórum há vários textos que um iniciante deve ler, e que encontrarás facilmente, quer no índice do fórum, quer através da função "pesquisar".

Para além desses, há esta espécie de bíblia que, não tendo tudo, tem quase:http://faq.thekrib.com/pt/

 

Essa tens de ler mesmo. :) Tenho a certeza de que vais tirar muitas dúvidas e aprender muita coisa aí.

 

 

 

No entanto há sempre coisas que fazemos mal: os peixes precisam de dormir, e precisam de um ciclo de luz que reproduza o da natureza: exactamente como nós, não reagem bem a dias de 24 horas.

 

É natural que se assustem um pouco quando a luz desliga: afinal na natureza a coisa é mais progressiva, mas é importante que tenham algumas horas de escuridão por dia: pelo menos 8, senão mais. O resultado é stress e morte em algumas semanas (ou meses). Lembro-te que um neon saudável pode atingir os 11 anos.

 

A luz sempre ligada também ajuda a explicar porque tens tantas algas.

 

 

 

A outra coisa que estás a fazer mal é com a limpeza do filtro 8) não te preocupes, não é o fim do mundo, mas eu explico. Concerteza já ouviste falar do ciclo nitrificante, ou ciclo do azoto:

 

Os peixes libertam para a água amónia, sobretudo através dos seus dejectos, que lhes é imensamente tóxica. Com o tempo, aparecem bactérias que transformam essa amónia em nitritos, que também são tóxicos, e depois outras que transformam os nitritos em nitratos, que também são tóxicos, embora menos. O tamanho destas colónias é ajsutado à quantidade de "alimento" que têm disponível, logo, grosso modo, à quantidade de peixes no aquário.

 

Elas estão por todo o lado, mas sobretudo na esponja do filtro, porque lá há muitos detritos, e porque nos meadros da esponja há uma enorme superfície (resultado daquelas concavidades todas) onde se podem instalar...

 

Se as limpares (sobretudo com água da torneira, que as mata imediatamente), as que restam podem não dar conta da amónia de tantos peixes... por isso é que disse para fazer a limpeza do filtro alternada com as TPAs, só com água do aquário, e menos vezes. 8)

 

 

 

São coisas relativamente simples, mas ninguém nasce ensinado! :D Lê aquele link mais acima e depois diz qualquer coisa: nós estamos aqui para ajudar! :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São coisas relativamente simples, mas ninguém nasce ensinado! :roll: Lê aquele link mais acima e depois diz qualquer coisa: nós estamos aqui para ajudar! :roll:

 

ola

 

obrigado pelo link ja tive a dar uma vista de olhos

tenho muito que ler :evil: heeheheheh...

 

vou tentar entao apagar a luz de forma a q eles nao se esbarrem contra o vidro...

 

tenho uma duvida com o meu tubarao de cauda vermelha

 

ele esta a ficar mt grande noto uma diferença grande nele

a duvida e se ele cresce muito?

ele sem duvida q ta lindo mas preocupa me mais tarde o tamanho dele

pq como ja me disseste tenho o aquario superlotado lol.

 

pra semana vou comprar as plantas

 

se poderes dizer os nomes das que se enquadram ao meu aquario

so nao gosto das q ficam na tona da agua

e como ja reparaste gosto de algas.

 

mais uma vez obrigado

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que te vais dedicar a essa leitura. :roll:

 

Sublinhando o que disse acima da relação algas/plantas :roll: posso sugerir-te plantas resistentes e fáceis, que toleram níveis de iluminação mais baixos, como as que o Nuno disse: Vesicularia Dubyana (Musgo-de-Java) e Ceratophyllum demersum, ou Egeria Densa (Elódea), Microsorium pteropus (Feto-de-Java), Vallisneria, Abubias.

 

O Musgo, o Feto e as Anubias amarram-se a pedras ou trocos com a ajuda de uma linha: em pouco tempo acabam por se fixar naturalmente. No caso do Feto e das Anubias, podem ser colocado no substracto desde que se garanta que o rizoma (o "caule" de onde partem as raízes) não é enterrado, pois se for apodrece). Tanto no caso do Feto como das Anubias, deves podar as folhas velhas ou mais atacadas pelas algas.

 

No caso das plantas de caule, como a Ceratophyllum e a Elódea, quando estão muito grandes podes cortar e replantar as pontas. Estas duas são as que considero mais adequadas para um aquário com algas.

 

O musgo também deve ser podado, para evitar que, com o crescimento, a zona que o fixa à pedra ou tronco não morra.

 

Tens aqui uma boa referência acerca de como manter plantas de forma sustentada:

http://www.takashiamano.kit.net/principles...principios.html.

 

O teu tubarão pode chegar aos 12 cm:

http://www.dfmnet.com/wiki/index.php/Epalz...hynchos_bicolor.

 

Vai mantendo-nos a par. :evil:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo sendo ainda inexperiente, eis os meus conselhos e comentários:

 

1. o aquário está sobrelotado. eu tenho um de 90 litros e não tenho tantos peixes, para além de que peixes como o tubarão de cauda vermelha são demasiado grandes para esse aquário pois crescem bastante

 

2. por teres tantos peixes recomendo a fazer SEM FALTA uma troca parcial de água (TPA) semanalmente, em que deves retirar 1/3 da água

 

3. não colocar água no aquário sem tratar o calcário (isto já deves saber)

 

4. as decorações em plástico só servem para... decorar... como não tens plantas o teu aquário não produz oxigénio, e com tantos peixes a fazer o "chichi" e "cócó" no aquário, a água vai ficar tóxica se não fizeres a tal TPA

 

5. recomendo a colocação de 2 ou 3 plantas no aquário para "ajudar" um pouco esse ecossistema tão desiquilibrado

 

6. acho que devias tentar vender alguns dos peixes... a sério, são MUITÍSSIMOS!

 

7. não deves fazer limpezas de filtro 2x por semana pois matas a comunidade de bactérias que este tem, e que são necessárias para o teu aquário. limpa quinzenalmente (ou semanalmente caso detectes que tem muito lixo), e nunca te esqueças que deves lavá-lo sempre em água do aquário que deves retirar e se possível, filtrar e voltar a colocar no aquário

 

8. não limpes o filtro ao mesmo tempo que fazes uma TPA...

 

Espero ter ajudado nalguns princípios básicos... Eu também sou maçarico e em 2 meses morreram-me 2 peixes, e olha que estou a fazer as coisas "by the book"... Boa sorte :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo sendo ainda inexperiente, eis os meus conselhos e comentários:

 

1. o aquário está sobrelotado. eu tenho um de 90 litros e não tenho tantos peixes, para além de que peixes como o tubarão de cauda vermelha são demasiado grandes para esse aquário pois crescem bastante

 

2. por teres tantos peixes recomendo a fazer SEM FALTA uma troca parcial de água (TPA) semanalmente, em que deves retirar 1/3 da água

 

3. não colocar água no aquário sem tratar o calcário (isto já deves saber)

 

4. as decorações em plástico só servem para... decorar... como não tens plantas o teu aquário não produz oxigénio, e com tantos peixes a fazer o "chichi" e "cócó" no aquário, a água vai ficar tóxica se não fizeres a tal TPA

 

5. recomendo a colocação de 2 ou 3 plantas no aquário para "ajudar" um pouco esse ecossistema tão desiquilibrado

 

6. acho que devias tentar vender alguns dos peixes... a sério, são MUITÍSSIMOS!

 

7. não deves fazer limpezas de filtro 2x por semana pois matas a comunidade de bactérias que este tem, e que são necessárias para o teu aquário. limpa quinzenalmente (ou semanalmente caso detectes que tem muito lixo), e nunca te esqueças que deves lavá-lo sempre em água do aquário que deves retirar e se possível, filtrar e voltar a colocar no aquário

 

8. não limpes o filtro ao mesmo tempo que fazes uma TPA...

 

Espero ter ajudado nalguns princípios básicos... Eu também sou maçarico e em 2 meses morreram-me 2 peixes, e olha que estou a fazer as coisas "by the book"... Boa sorte :shock:

 

 

Boas :shock:

 

A minha humilde sugestão ( presta atençao as palavras do tiago, ele esta a ser amgo... :lol: )

 

1. O aquario realmente esta sobrelotado, mas a esta conclusão ja tu chegaste, e que tal começares a retirares alguns peixes? Quais? Ja te deram algumas pistas :shock:

 

2. TPA`s semanais de 1/3, talves não precises de ser tao radical, experimenta 20% e vê como reage o ecossistema.

 

3. Trata a agua da torneira com anti-cloro ( não uses Calgon que é um anti calcario :shock: kidding), ou melhor com um condicionador mais completo ( o da tetra que encontras nas grandes superficies é muito bom).

 

4. A agua não produz oxigenio, as plantas libertam-no atraves do processo de fotossintese quando a iluminaçao esta on, ou então com a movimetaçao da agua à superficie ( de uma forma simplista dir-se-ia que a movimentaçao favorece a troca/dissoluçao do CO2 que esta na agua pelo O2 no ar)

 

5. A introduçao de plantas de crecimento rápido, nomeadamente a Elodea ( Egerea Densa-- uma infestante em portugal), a Ceratophyllum e tambem lemna-minor ( outra infestante) são excelentes escolhas, pois vão absorver grande partes dos excessos que tens na coluna de agua.

 

6. Em relação à limpeza do filtro, deves de facto limpar com a agua que retiraste da TPA, mas esta não deve ser aproveitada, deve ir pelo cano para a Etar.

 

7. Apesar de ja saberes volto a colocar o link :shock:

http://faq.thekrib.com/pt/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que te vais dedicar a essa leitura. :lol:

 

Sublinhando o que disse acima da relação algas/plantas :lol: posso sugerir-te plantas resistentes e fáceis, que toleram níveis de iluminação mais baixos, como as que o Nuno disse: Vesicularia Dubyana (Musgo-de-Java) e Ceratophyllum demersum, ou Egeria Densa (Elódea), Microsorium pteropus (Feto-de-Java), Vallisneria, Abubias.

 

O Musgo, o Feto e as Anubias amarram-se a pedras ou trocos com a ajuda de uma linha: em pouco tempo acabam por se fixar naturalmente. No caso do Feto e das Anubias, podem ser colocado no substracto desde que se garanta que o rizoma (o "caule" de onde partem as raízes) não é enterrado, pois se for apodrece). Tanto no caso do Feto como das Anubias, deves podar as folhas velhas ou mais atacadas pelas algas.

 

No caso das plantas de caule, como a Ceratophyllum e a Elódea, quando estão muito grandes podes cortar e replantar as pontas. Estas duas são as que considero mais adequadas para um aquário com algas.

 

O musgo também deve ser podado, para evitar que, com o crescimento, a zona que o fixa à pedra ou tronco não morra.

 

Tens aqui uma boa referência acerca de como manter plantas de forma sustentada:

http://www.takashiamano.kit.net/principles...principios.html.

 

O teu tubarão pode chegar aos 12 cm:

http://www.dfmnet.com/wiki/index.php/Epalz...hynchos_bicolor.

 

Vai mantendo-nos a par. :lol:

 

ola

 

obrigado pelas dicas

 

terça feira vou comprar as plantas

 

assim q as tiver logo direi como me correu

 

pelas opinioes dos outros membros deveria livrar me de alguns peixes mas nao consigo gosto deles todos

ja sei q tou a ser egoista mas nao consigo desfazer me deles depois te tanto tempo e a velos crescer e ver como se comportam e ver as diferenças de humor q acho mt intereçante

 

pois ja sei q se nao der comida 3 vezes dia as minhas piranhas ( viuvinhas coloridas) ficam agitadas

e a forma q tenho de controla las e dar lhes comer ( claro q moderadamente) para elas nao andarem atraz dos outros

 

aproveito pra dizer q apaguei a luz do aquario e correu tudo bem

ficarm um pouco agitados mas como deixei a luz de casa ligada ainda 10 minutos eles foram se abituando e correu bem ( etapa superada heheeheh)

 

obrigada a todos e bom saber q temos ainda pessoas q ajudam quem nao sabe

daqui a uns meses estou eu a dar dicas tb heheheehehehe

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6. Em relação à limpeza do filtro, deves de facto limpar com a agua que retiraste da TPA, mas esta não deve ser aproveitada, deve ir pelo cano para a Etar.

 

hehehehe Eu uso para regar as plantas. :D E elas adoram!!! Nunca viram água tão rica! :wink:

 

npg:

Tenho a certeza de que daqui a nada estás a dar dicas: começamos todos da mesma maneira! ;)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais