Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho um aqua de 37,5l cheio de bébés de Fundulopanchax gardneri, que foi montado há coisa de 3 semanas e a água começou a ficar verde ao fim de 1 semana e meia de funcionamento. Tenho um daqueles minifiltros de esponja da Elite e musgo de java como "decoração". Gostava de saber o porquê da água me estar a ficar com esta microalga e qual a solução mais eficaz para combater esta praga (além do filtro UV que no meu caso é um pouco impraticável utilizá-lo).

Cumprimentos

Publicado:
Ola

este topico, mais concretamente a mensagem do Andre onde mostra as fotos do aquario com agua verde

O André vai conseguir controlar aqui com fertilização e TPA's porque tem plantas para ajudar. As plantas vão roubar nutrientes às algas e estes acabam por morrer.

Quem tem o aquário com poucas plantas - ou nenhumas - o problema é diferente. Se mudares a água atenuas o problema. Muitas vezes as trocas de água não bastam.

Ou recorres aos UV's ou então aplicas no filtro lã de vidro em muita quantidade para tentar "agarrar" a maior parte das algas.

O filtro tem de ser limpo com regularidade, substituindo a lã.

Existem outras opções mas ficam descartadas porque tens um aquário pequeno. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Tens toda a razão.

Indiquei este tópico porque explica a causa e uma das várias soluções. A causa, excesso de nitratos. A solução passa por tpa frequentes, caso seja plantado fertilização correcta, ou então com quimicos que se vendem nas lojas de aquariofilia para remover nitratos.

Publicado:

Deixo como dica o Nitrivec da Sera ..é muito bom a aliminar nitritos..

Um abraço

Saber aprender é aprender a saber.