NANO REEF 54L ajuda na sua montagem


Dreamer

Recommended Posts

Caros colegas apesar de ter alguma experiencia em aquarios de agua doce pretendia reactivar um aquario pequeno de 54L (60*30*30) para um salgado so com alguns camaroes e 2 palhacos, mas nao faco ideia do material necessario e por quanto ficaria uma coisinha destas.

A iluminaria do aquario esta na tampa (é um JUWEL 60).

Agradeço desde ja a ajuda que puderem disponibilizar.

Renato Almeida

-------------------

APC #141

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia renato...para iniciares nos salgados, 1º tens que estudar muito bem no que te vais meter, depois deves ter o material necessario, se possivel do melhor que puderes....um bom skimme, duas bombas para circural a agua uma de 1000L/h e uma de 600L/h, acho que dá :?:

tens que ter a iluminaçao correcta umas T5, mas sobre isso nao te posso ajudar, ainda nao percebo muito bem....

tens k colocar serca de 20kg de rocha viva e halimeda, ai por volta dos 20Kg de modo a que fique de uma altura de 12cm....usar kakl para os corais...nao uzes nada de filtros...para filtrar basta apenas a RV=rocha viva e um bom skimmer...tens que repor todos os dias a agua evaporada, pois o sal nao evapora, assim adicionas agua doce, para compensar a evaporaçao,

 

epa acho que para comesares a ter uma ideia ta bom...sobre o preço varia muito, se comprares material em segunda mao, sai mais barato o que por vezes e sempre bom ter material novo :D

 

a agua, apanhas no cabo raso que e muito boa

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom

 

vamos por partes

 

do que tens, aproveita-se o aquario :D

 

precisas de:

 

substrato:

areia coralina ou aragonite, 1 saco deve chegar

 

iluminação:

retiras a tampa do aquario e metes uma iluminação com PC´s tipo da Lifetech. Chega para o que tu queres

 

Bombas de circulação

2 bombas com potencia suficiente para fazer em conjunto mais de 20x o volume do aquario em circulação de agua. Aponta para 30x.

 

Escumador

podes ou não por. È sempre melhor por, ajuda nos erros que a gente comete, mas é possivel aguentar um sistema desse tamanho so com mudas de agua. Um airlift 60 ou um minifloter, escumadores á base de bomba de ar e pedra difusora são ideiais para o tamanho do teu aqua.

 

Rocha

Normalmente aconselha-se 20% do volume em rocha. No teu caso são +-10kg. Podes por toda viva ou misturar viva com morta. O investimento é menor, o tempo de maturação do aquario é que é maior..

 

Agua

pode ir apanhar ao mar, penso que ai no porto o pessoal vai as praias de espinho(informa-te) ou podes comprar sal em qualquer loja de aquariofilia.

 

reposição de agua

 

deve ser feita a reposição de agua doce que evapora do aquario, misturada com kalk.

 

Mudas de agua

 

deve ser feita uma muda de agua de pelo menos 10% todas as semanas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E qual seria a casa dos palhaços? Algas ou corais moles (não sei se é assim que se chamam, estava a falar das xenias (que mais uma vez não sei se é assim que se chamam)) :lol:

Já perceberam que sou um inculto nisto, mas fica a pergunta :lol:

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas dicas, sempre fico com uma idea melhor.

Estou a pensar em criar uma sump com 50*30*30 e assim libertar mais espaco no aqua e aumentar o volume, mas como este é um projecto para se ir fazendo vou com calma e como disse o colega Modding-iPod vou tentar arranjar material usado e com boa qualidade :lol:

Renato Almeida

-------------------

APC #141

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, no meu primeiro nano basicamente guiei-me pelo post "Nano-reef passo a passo", do Duarte Conceição, que te recomendo vivamente.

Consegui ter o sistema estável durante cerca de ano e meio, mas bastaram umas férias mais prolongadas este Verão, com outras pessoas a tratarem do aquário, para entrar tudo em colapso. É só para te avisar no que te estás a meter :? .

 

Enfim, em termos de equipamento, usei:

 

Aquário 52 litros (60x30x30); calha da Lifetech com 2 lâmpadas Jebo 36w/10000k; Termostato Fluval Tronic 50w; 2 Powerhead 301 da Aquaclear; Escumador Berlin Airlift 60, alimentado por uma bomba de ar Elite 800.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Renato,

Dá uma olhada aqui :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=51761

Com dois sistemas grandes, com algum material que tinha em casa e mais algum adquirido, vou montar este. Já dá para fazer umas coisitas giras como está demonstrado atrás.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.