equilibrar entrada/saída de um sump


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um pequeno problema que necessito da vossa ajuda. Fiz um sump a partir de um aquario + velho c/ cerca de 40 L e está ligado a um novo aquario de 120 l que pretendo povoar c/ Cíclideos. instalei uma tubagem 15mm fiz um copo de recolha de agua a partir de uma embalagem de comida e funciona como sifão, tenho um bomba (que já possuia) de 800lh que eleva a água de novo para o aquario. o meu problema está em sincronizar o escoamento de agua por depressão com a capacidade de débito da bomba.

Já tentei controlar o débito com colocação de uma torneira e controlar a queda de água.

Não é fácil

Existe alguma solução ideia,

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os escoamentos nos aquários que trabalham com sump, devem funcionar na onda do: o que entra é exactamente o que sai...

 

Há imensas técnicas, tanto com o aquário furado, como o contrário.

 

Pesquisa aqui no Fórum, e na net igualmente, por overflow.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo a tua questão, dezrc.

O aquário está furado?

Regra geral, o tubo de escoamento deve ter uma capacidade superior ao da bomba de retorno para o aquário não transbordar.

Explica melhor o sistema que usas

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não percebo a tua questão, dezrc.

O aquário está furado?

Regra geral, o tubo de escoamento deve ter uma capacidade superior ao da bomba de retorno para o aquário não transbordar.

Explica melhor o sistema que usas

Pelo que percebi, a água sai do aquário para a sump através de um sifão,( parece-me que usas-te um copo para que se a bomba deixar de funcionar a água que vai saír do aquário é só a que está dentro do copo)

1º - um sistema assim é muito difícil de acertar.

2º - o que mais tarde ou mais cedo te vai acontecer é o seguinte:

Se faltar a electricidade a bomba pára, logo o sifão vai esgotar toda a água disponível e desferrar. A electricidade volta, a bomba começa a trabalhar e transfere toda a água da sump para o aquário; ou este suporta os 40 litros da sump ou vasa (inundação) se suportar não há inundação mas vai haver uma bomba queimada por estar a trabalhar em seco.

O melhor que tens a fazer é furar o aquário, penso eu !!!!

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Agradeço a respostas e cá vai mais dados. O sistema é efectivamente a descrição do miguel angelo 2. se faltar luz vai queimar a bomba porque a sump está compartimentada e ultima camera terá á volta de 3 a 5 litros, e desta forma não haverá inundações, mas seca depressa. Já efectuei o teste da falta de luz (desliguei a bomba e esperei) está a funcionar. Há parte de o sifão desferrar problema que resolverei com o overflow. Em príncipio ligo a bomba a uma UPS do sistema informático. A questão do equilibrio é o que mais me preocupa neste momento. tenho o sistema funcionar á cerca de 18horas consegui um equilibrio perto do ideal através de uma torneira da fluval. A minha questão é saber se não existe um possibilidade com mais rigor. uma vez que o desiquilibio de entrada/saída vai provocar diferenças por mais pequenas que sejam.

 

Obrigado a todos

 

Pedro Portugal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O principio é mesmo aquele que o Luis referiu. A água que sai do aquario retorna a este através da bomba. Eu tenho uma sump, aquario furado e coluna seca. Quando há falta de luz, a água que entrou a mais no aquário sai pela coluna seca e retorna á sump. Quando a luz retorna, o sistema recomeça normalmente a funcionar sem problemas. O volume de água hora é controlado por uma válvula a seguir á bomba de retorno. No entanto eu tenho uma válvula também na coluna seca para evitar o barulho de sorver que faz se deixar a coluna seca sem água.

 

Espero ter ajudado. Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O volume de água hora é controlado por uma válvula a seguir á bomba de retorno.

 

Pelo que tenho ouvido dizer, o estrangulamento da bomba de retorno diminui bastante o seu tempo de vida. Para controlar o caudal do retorno, muita gente coloca um T, em que uma das saídas devolve água novamente à sump.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pois Paulo Duarte por isso é que a minha newjet 1200 tem o estrangulamento antes da bomba! O que sei é que a minha bomba de retorno faz 3000 litros hora maximo e neste instante esta a fazer metade e não se queixa vai para mais de 8 meses. Se um dia queimar compro outra... se ainda cá andar...

 

Quem está á espera que o material dure forever??

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.