paulo pereira Publicado Setembro 14, 2006 Publicado Setembro 14, 2006 Olá pessoal! Hoje aconteceu-me uma que nunca em tantos anos de aquarios me aconteceu. Estava a podar algumas plantas quando a tampa do aquario escorregou e caiu dentro do aquario, o problema é que a tampa partiu o termómetro que estava dentro do aquario, libertando o mercúrio( pequenas esferas prateadas) para o areão. Tentei de imediato retirar do fundo do areão com a ajuda de uma chávena o dito mercúrio, mas como podem imaginar é impossível retirar a 100%. A minha duvida é se os resíduos que ficaram dentro do aquario serão nocivos para plantas e peixes. Neste momento encontra-se a fazer ciclagem ainda não tem peixes. Dêem-me alguma dica URGENTE!!! Paulo Citar
Nassis Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 O mercurio é altamente toxico.. não só para os peixes como para as pessoas...aspira o fundo do areao de modo a que tente remover tudo o que for mercurio... Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Antonio Leite Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Essas bolinhas são de mercurio ou são de chumbo que é o lastro do termometro? È que o mercurio num termometro de aquario é uma quantidade minima. Citar
bintoito Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Isso quase de certeza absoluta não é Hg, mas Pb!! devem ser as tais esferas de chumbo. acho que já há bastante tempo que a venda de termometros de mercurio é proibida. Simples de verificar se era de Hg ou não: o liquido lá dentro era Prateado, ou tinha uma coloração, avermelhada, azulada ou qqr cor assim?! Muito provavelmente seria um destes casos, e assim sendo o perigo é bastante menor, pois devia ser etanol com um corante para poder ser visto facilemente pois ele é incolor. se fosse metanol é capaz de ser um pouco mais grave pois é mais tóxico, mas com esse volume de agua é capaz de nem fazer grande diferença. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Olá Boa Noite As bolinhas cinzentas e brilhantes são do chumbo utilizado na construção do termómetro para controlar a sua imersão na água. No entanto poderás confirmar facilmente se se trata de mercúrio verificando se elas se deformam e se se fragmentam livremente em bolinhas mais pequenas, o que não acontece com o chumbo. Quanto à integridade do aquário penso que, uma vez que ainda não tens habitantes no mesmo, que devias fazer uma substituição completa da água pelo menos para que mais tarde, face a um problema qualquer, não venhas indevidamente a relacioná-lo com o acidente com o termómetro, despistando a verdadeira causa. um abraço Martins de Sousa Citar
Luís Fortunato Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Olá. Certíssimo o que o bintoito e o José Manuel Martins Sousa dizem... E já agora, não é esse o caso, pois termometros de aquariofilia não têm mercúrio... os peixes toleram muito, mas muito melhor o Mercúrio do que os humanos. Desde que não comam os peixes, não há problema Sem contar, que a forma de proteger o ar de resíduos de mercúrio (voltametrias por exemplo) é colocar água por cima Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
bintoito Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 exacto, tanto que o mercurio em si não é toxico, mesmo se ingerido em pequenas quantidades, agora os vapores dele é que já são outra história.. Citar
paulo pereira Publicado: Setembro 14, 2006 Autor Publicado: Setembro 14, 2006 Bem pessoal como sempre voçês foram fantásticos na ajuda que prestaram! As bolinhas que pensava ser mercúrio devem mesmo ser chumbo pois quando tentei remover o areão onde os restos do termómetro caiu as ditas bolas não se deformavam. Do que me lembro mercúrio são umas bolas prateadas e brilhantes e estas eram um pouco escuras e não se deformavam ao toque. A minha dúvida continua a ser, será que o termómetro em questão tinha mercúrio na sua constituição e se tem será nocivo para os futuros habitantes. O dito termómetro tinha no fundo uma substancia vermelha que ´não chegou a cair no areão, apenas o que caiu foram as ditas bolas escuras. Também como foi dito por alguns colegas que responderam ao meu apelo, sei que felizmente para os peixes toleram bem melhor o mercúrio do que nós! De qualquer das formas estou mais descansado mas se quiserem colocar mais alguma observação estejam á vontade. Já agora estou a falar de um aquario de 90l. Abraços Paulo Citar
Luís Fortunato Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Não... não tem mercúrio... És capaz de introduzir tu inadvertivamente coisas piores na água do aquário, do que o pobre do termómetro Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo pereira Publicado: Setembro 14, 2006 Autor Publicado: Setembro 14, 2006 Obrigado Luís pelo descanso que me deste. Já agora respondeste a um anuncio que fiz para comprar plantas na zona do Porto, e referiste que tenho de completar o meu perfil, o quê? e como? Abraço Paulo Pereira Citar
Luís Fortunato Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Respondido por MP. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts