Acidente com termómetro!!


paulo pereira

Recommended Posts

Olá pessoal!

Hoje aconteceu-me uma que nunca em tantos anos de aquarios me aconteceu. Estava a podar algumas plantas quando a tampa do aquario escorregou e caiu dentro do aquario, o problema é que a tampa partiu o termómetro que estava dentro do aquario, libertando o mercúrio( pequenas esferas prateadas) para o areão. Tentei de imediato retirar do fundo do areão com a ajuda de uma chávena o dito mercúrio, mas como podem imaginar é impossível retirar a 100%. A minha duvida é se os resíduos que ficaram dentro do aquario serão nocivos para plantas e peixes. Neste momento encontra-se a fazer ciclagem ainda não tem peixes.

Dêem-me alguma dica URGENTE!!!

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mercurio é altamente toxico.. não só para os peixes como para as pessoas...aspira o fundo do areao de modo a que tente remover tudo o que for mercurio...

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso quase de certeza absoluta não é Hg, mas Pb!! devem ser as tais esferas de chumbo. acho que já há bastante tempo que a venda de termometros de mercurio é proibida.

Simples de verificar se era de Hg ou não: o liquido lá dentro era Prateado, ou tinha uma coloração, avermelhada, azulada ou qqr cor assim?! Muito provavelmente seria um destes casos, e assim sendo o perigo é bastante menor, pois devia ser etanol com um corante para poder ser visto facilemente pois ele é incolor. se fosse metanol é capaz de ser um pouco mais grave pois é mais tóxico, mas com esse volume de agua é capaz de nem fazer grande diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boa Noite

 

As bolinhas cinzentas e brilhantes são do chumbo utilizado na construção do termómetro para controlar a sua imersão na água. No entanto poderás confirmar facilmente se se trata de mercúrio verificando se elas se deformam e se se fragmentam livremente em bolinhas mais pequenas, o que não acontece com o chumbo.

 

Quanto à integridade do aquário penso que, uma vez que ainda não tens habitantes no mesmo, que devias fazer uma substituição completa da água pelo menos para que mais tarde, face a um problema qualquer, não venhas indevidamente a relacioná-lo com o acidente com o termómetro, despistando a verdadeira causa.

um abraço

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Certíssimo o que o bintoito e o José Manuel Martins Sousa dizem...

E já agora, não é esse o caso, pois termometros de aquariofilia não têm mercúrio... os peixes toleram muito, mas muito melhor o Mercúrio do que os humanos. Desde que não comam os peixes, não há problema :P Sem contar, que a forma de proteger o ar de resíduos de mercúrio (voltametrias por exemplo) é colocar água por cima :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal como sempre voçês foram fantásticos na ajuda que prestaram! As bolinhas que pensava ser mercúrio devem mesmo ser chumbo pois quando tentei remover o areão onde os restos do termómetro caiu as ditas bolas não se deformavam. Do que me lembro mercúrio são umas bolas prateadas e brilhantes e estas eram um pouco escuras e não se deformavam ao toque. A minha dúvida continua a ser, será que o termómetro em questão tinha mercúrio na sua constituição e se tem será nocivo para os futuros habitantes. O dito termómetro tinha no fundo uma substancia vermelha que ´não chegou a cair no areão, apenas o que caiu foram as ditas bolas escuras. Também como foi dito por alguns colegas que responderam ao meu apelo, sei que felizmente para os peixes toleram bem melhor o mercúrio do que nós!

De qualquer das formas estou mais descansado mas se quiserem colocar mais alguma observação estejam á vontade. Já agora estou a falar de um aquario de 90l.

Abraços

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... não tem mercúrio...

 

És capaz de introduzir tu inadvertivamente coisas piores na água do aquário, do que o pobre do termómetro :P

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís pelo descanso que me deste. Já agora respondeste a um anuncio que fiz para comprar plantas na zona do Porto, e referiste que tenho de completar o meu perfil, o quê? e como?

Abraço Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondido por MP.

 

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.