No3 em excesso (ajuda)


Gago

Recommended Posts

tenho o meu aquario a funcionar hà 3 semans ao fim de 15 dias comprei uma corydora e um limpa vidros. aparentemente tudo bem. ao fim 4 dias arrisquei e comprei 2 platys femeas e dois tetra prata. Até aqui tudo vivinhos e contentes,ontem a minha mulher comprou 2 platys machos e resolvemos que pelo menos até ao final do mês.

Hoje foi comprar o texte de No3 e fiz o texte deu 50 ml. quando pelo o que leio nunca deve exceder 10 ml.

 

Perguntas:

- Será que estou a meter peixes demasiado depressa?

-Será que a turfa que tenho no filtro ou os dois troncos aumentam o NO3?

-Já não vejo o limpa vidros Há uma semana será que o gajo morreu e esta a decompor-se debaixo do areão?

- Sabendo que a agua da companhia não tem No3 (eu textei) e eu tenho capacidade de fazer TPAs de 20 litros (para uma aquario que tem entre 190 a 200 litros reais) qual a frequancia de TPAs que devo fazer?

- Por ultimo a agua dos TPAs é guardada em jerrys destapados devo mesmo assim por anti-cloro?

 

PS. Em relação aos Peixes estão contentes da vida e a comer como alarves como se não fosse nada com eles.

 

Agradeço os vosso comentarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Hoje foi comprar o texte de No3 e fiz o texte deu 50 ml. quando pelo o que leio nunca deve exceder 10 ml.

Uma nota de atenção... é mg/L ou ppm (Miligramas por Litro, ou Partes Por Milhão), e não ml (mililitros).

 

Será que estou a meter peixes demasiado depressa?

Com essa litragem, e apenas com esses peixes, creio que não.

Esse ritmo é bom...

 

-Será que a turfa que tenho no filtro ou os dois troncos aumentam o NO3?

Não... a não ser que a turfa e/ou os troncos não tenham sido tratados. Por exemplo, que tenhas usados turfa de agricultura (traz fertilizantes).

 

-Já não vejo o limpa vidros Há uma semana será que o gajo morreu e esta a decompor-se debaixo do areão?

Nunca se sabe... mas desses peixes todos, normalmente, o "limpa-vidros" (não lhes chames isso) é o mais resistente.

 

- Sabendo que a agua da companhia não tem No3 (eu textei) e eu tenho capacidade de fazer TPAs de 20 litros (para uma aquario que tem entre 190 a 200 litros reais) qual a frequancia de TPAs que devo fazer?

Isso, meu caro, depende da carga biológica vs. crescimento de plantas que tenhas no teu aquário. Ou seja, se tiveres poucas plantas, e peixes muito porcalhões, é conveniente que faças trocas de água frequentes, e de grande percentagem. Se tens pouco "lixo" a ser produzido pelos peixes, acho que uma TPA entre 20-25% semanal (40-50 litros) é o suficiente para esses peixes.

 

- Por ultimo a agua dos TPAs é guardada em jerrys destapados devo mesmo assim por anti-cloro?

Depende... a água é agitada, por exemplo com uma bomba de ar?

Isso há-de ser sempre uma grande "luta" entre as várias opiniões.

Há quem deite a água directamente para o aquário; quem a guarde como tu, quem lhe adicione anti-cloro, etc...

 

Não estou a dizer que é dispensável, mas se te sentes mais seguro, podes sempre adicionar o anti-cloro.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou farto de fazer TPA´s e não á meio de baixar a quantidade de NO3. A unica coisa que está a acontecer é o aumento de PH (devido ao PH da agua da companhia que é de banana rock. devo partir para outro tipo de solução??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O no3 não baixa com tpa's?

 

Isso é estranho. Ou o teste está estragado, ou os vidros do teste não foram bem lavados ou então tens alguma coisa no aquário a produzir NO3 com fartura.

Não estás a usar fertilizantes nem nada disso?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O no3 não baixa com tpa's?  

 

Isso é estranho. Ou o teste está estragado, ou os vidros do teste não foram bem lavados ou então tens alguma coisa no aquário a produzir NO3 com fartura.  

Não estás a usar fertilizantes nem nada disso?

 

Eu não acho estranho. :shock:

Como é o meu caso, ele pode ter 40mg/l a sair da torneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o teste á agua da torneira e não tem No3.

 

Em relação ao fertilizante uso bolas (uma por planta, em alguns casos 2 por planta) para ajudar a fixação e crescimento inicial, deito ainda 10ml de jbl biotopol por semana (ferro).

Continuo se achar o Otocinclus affinis que despareceu, cada vez mais suspeito que ele morreu enterrado no areão e esta a decompor-se algures

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Contrariamente ao que o Nuno Antunes escreveu, os Nitratos baixam com as TPA's. Afinal de contas os nitratos são iões disolvidos na água e um dos elementos da reacção Amonia ->Nitrito -> Nitrato, como tal se os retiras da água e adicionas água sem nitratos a sua concentração devia baixar, pois fazes uma diluição.

 

Como o Fabio Gomes disse muito bem, podes ter nitratos na água da torneira, o que infelizmente é muito comum hoje em dia, especialmente em zonas onde exista agricultura intensiva (que utiliza adubos azotados) próxima das captações. Falo com base na minha experiência profissional. Portanto será boa ideia fazeres um teste à agua da torneira.

 

As outras possibilidades são o excesso de população de peixes, o que não é o caso (8 peixes em 200 litros), excesso de alimentação.

 

Relativamente à introdução rápida não te preocupes pois ao existir nitratos claramente as bactérias do ciclo azotado estão a funcionar.

 

Como último recurso, apenas como correcção e não prevenção, podes comprar resinas de troca iónica que são específicas para absorção de nitratos em excesso.

 

 

Vai dando notícias para melhor esclarecimento do problema.

 

Cumprimentos,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Contrariamente ao que o Nuno Antunes escreveu, os Nitratos baixam com as TPA's.

O Nuno também não disse isso...

 

O no3 não baixa com tpa's?

Ele questionou, se as TPA's não estavam a conseguir baixar os nitratos... não a afirmar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Luís!

 

Desculpa Nuno, respondi sem ler em condições! :oops:

 

É o que dá responder ao forum numa escapadinha do trabalho. Lei-o tudo mal :? .

 

Nem imaginam a minha falta de tempo para participar neste forum, e o quanto gostava de participar mais.

 

Abraços,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudanças per. da água (até1/3) e TOXIVEC da sera :oops:

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que ao todo devo ter 4 bolas para 7 plantas estão enterradas no areão uns 3 ou 4 cm

 

Pois... vou transcrever para aqui o que te disse no outro tópico e vais ver o problema de dispersar info pelos tópicos:

 

Finalmente... estive a ler o teu outro tópico.

Dizes:  

penso que ao todo devo ter 4 bolas para 7 plantas estão enterradas no areão uns 3 ou 4 cm

e aqui neste tópico dizes:

O areão tem sido sifonado a cada TPA que faço(3).

Junta a estes 2 factores uma ou mais corydoras que adoram fuçar o areão e o que tens?

 

as bolas de adubo a adubar a água em vez de adubarem a planta.

 

Experimenta parar por completo com a fertilização por uns tempos. Não deves ter o aquário assim tão plantado que necessites de tanto adubo e as plantas não se devem ressentir.

Se vires que ficam amareladas dá-lhes adubo liquido e não em bola.

Vai verificando se com isso o nivel de nitratos não começa a baixar.

 

Posso até estar enganado mas penso que o adubo com o sifonar do areão e com a corydora está a ser libertado para a coluna de água em vez de para a planta. Por acaso acompanhei os teus dois tópicos e deu para fazer essa ligação, mas noutras circunstancias seria dificil.

Fica a mini lição :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Nuno, respondi sem ler em condições! :oops:  

 

É o que dá responder ao forum numa escapadinha do trabalho. Lei-o tudo mal :? .

 

Já te ia dar nas orelhas! Mas estás desculpado :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.