LionHead Branco


Recommended Posts

Olá todos.

 

Meu nome é Jorge Pena e tenho 43 anos.

Desde criança que não criava peixes.

Ofereceram-me um aqua Marine de 8 litros com 2 spot's de iluminação a led's , um verde e outro azul ,novo tipo de iluminação, um filtro dos mais pequenos com injecção de oxigénio e tenho 2 pequenas plantas artificiais e 4 cm de cascalho miudo , e para compor o ramalhete um Lionhead completamente branco.

Plo que tenho lido aqui e noutros sites não me parece uma boa escolha ...mas " a cavalo dado não se olha o dente" e agora tenho entre mãos aquilo que me parece um problema.

Percebi aqui que a maioria de vocês tem experiência destes peixes.

Acham que tenho hipóteses de fazer viver o peixe com alguma qualidade de vida nestas condições?

Tenho a minha água em pleno verão a 29º , dou 2 vezes de comer ao dito Lion por dia.Mantenho a iluminação ligada 12 horas .

Tenho feito testes diáriamente e tirando o facto de nitritos e nitratos estarem ainda altos , estabilizei o pH em 7 e a dureza Gh nos 5º , o Kh em 5º.

Já usei um programa de cálculo e plas contas ainda podia ter mais 1 ou 2 Lion's. Será verdade?

Uso um condicionador para retirar o cloro e a cloramina.

O que acham disto .? Gostava de ouvir as vossas opiniões.

 

Obrigado desde já .

 

Abraços molhados

 

Jorge Pena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Se percebi bem o aqua tem 8 litros, isso é mesmo muito pouco pra um Cabeça de Leão (Carassius auratus) bem como para qualquer outra variedade dessa espécie, isso é pouco espaço para um quanto mais para 3... vais ter vários problemas se mantiveres o animal nesse aqua, o primeiro, e isto acontece com qualquer aqua pequeno, é que vais ter mais problemas em mantê-lo estável, um aqua pequeno está mais sujeito a variações bruscas nos parâmetros da água do que um grande. E os Carassius auratus são peixes que crescem muito e quanto mais crescem mais sujam, ou seja, provavelmente, e partindo do princípio que estabilizaste minimamente o aqua e o animal começa a crescer, a carga biológica vai aumentar cada vez mais e precisas de fazer cada vez mais mudanças de água, mas isso por sua vez como envolve uma percentagem grande da água do aqua torna-o mais instável. E por fim, o animal num aqua desse tamanho tem o crescimento possível muito limitado e vai atrofiar e ver a sua esperança de vida reduzida...

 

O que posso aconselhar, caso queiras manter o peixe, é arranjares um aqua maior, no mínimo para esse peixe uns 60 litros (e já é a fazer a coisa por baixo e partindo do principio que a filtragem é excelente e as tpa's regulares) e se for caso de lhe arranjar companhia seria melhor aumentar a litragem... um aqua de 100 litros já não é nada mau pra 2/3 Carassius auratus.

 

Há outras questões, 29º é muito para esse peixe, mas compreendo que no nosso país durante certos meses torna-se complicado manter as temperaturas mais baixas, o que convém fazeres é garantir a oxigenação da água (a água quente retém menos oxigenio que a fria) através de alguma agitação da mesma. A iluminação também aquece a água, e já que não tens plantas naturais, eu reduziria nos dias de calor as horas de iluminação a um mínimo. Além disso a água quente acelera-lhes o metabolismo e ficam mais activos, logo necessitam de mais energia, logo de mais comida e isso equivale a uma carga biológica maior no aqua, mas pronto isto é em termos de longo prazo não por alguns dias em que a temperatura sobe. O ideal para esse peixe é 20-24º. :wink:

 

Quanto ao aqua de 8 litros caso o queiras aproveitar, pode sempre vir a servir de residência a um Betta :D, com aquecimento claro.

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao aqua de 8 litros caso o queiras aproveitar, pode sempre vir a servir de residência a um Betta :lol:, com aquecimento claro.
Parabéns pela excelende explanação sobre a criação, manutenção e preservação que fizeste sobre o kinguios, mas...

não acharia prudente indicar a criação de um Betta nas mesmas condições que ele iria criar o Kinguios. Tirando o problema dos escremento a mais, os demais itens são muito próximo entre as duas espécies, não?

Ps.: Não estou lhe contestando, alerto somente para o fato de que "normalmente" se indicam criar os Bettas nessas tais de "beteiras" (aqui no Brasil também) que a meu ver são pequenos presídios/cadeias/etc. de confinamento e não de criação dígna da espécie. :lol:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens razão, a maior parte das vezes os Bettas são mantidos em condições muito más nas tais "beteiras", em muitas lojas estão em copos de plástico... um aquário de 8 litros é realmente pequeno... mas comparado com o que tantas vezes vejo não me pareceu nada mau, 8 litros com uma boa filtragem e aquecimento penso que já pode proporcionar umas condições de vida decentes para um Betta (sem estar sequer a pensar em reproduzi-lo), mas corrijam-me se estiver errado, pois a minha experiência com Bettas é algo limitada. :)

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais