Morte progressiva


Recommended Posts

olá...

Pela primeira vez, depois de já há cerca de 2 meses andar a ler aqui no fórum (altura em que montei o meu aquário), decidi expor o meu problema: tenho um áqua de 200l, plantado. tudo ok no início, pois esperei cerca de 1 mês até por os primeiros peixes..., para fazer o ciclo do azoto. Até aqui tudo bem.

O filtro é externo Fluval 205. termostato e 2 lâmpadas de 30w.

faço TPA todas as semanas de 10%, com Aquasana. a água não é directa da torneira... deixo ficar uns dias e depois é q uso. o pessoal da loja tem feito análises à água e até ver, tudo ok.

tenho cardinais (14), 4 otocinclus, 2 coridoras albinas, 1 coridora (n sei nome), 3 colisas macho (1 azul, 1 neon e 1 lalia) e duas fêmeas (lalia e azul), 4 ramirezi, 1 botia, 1 camarão.

Mas, tenho assistido à morte dos 2 ramirezi laranja, em que primeiro ficaram completamente descorados e, no dia a seguir, morreram.

As colisas macho, que até já estavm a fazer o ninho de bolhas, tb morreram uma a uma, com problemas na boca (fica esbranquiçada e quase que desfeita).

as fêmeas estão ok.

aconselharam, na loja, a fazer tratamento com Protozin (sei q é forte p o bótia), mas o q é certo é que este tá ok mas as coridoras já morreram e o último macho colisa tb.

hoje deparei com 2 cardinais mortos... :):) ...

não sei o que fazer... faço TPA em mais quantidade??

será que tinha excesso de plantas??

agradeço ajuda, pos estou nisto há muiot pouco tempo!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, está aí um problema estranho, mas plantas a mais não são de certeza, isso cheira-me a fungos, mas não tenho a certeza, tem que se tratar com um anti fungico, os da tetra não me têm deixado ficar mal. O aumento da temperatura 2ºC também pode ajudar. Boa sorte.

Espero ter ajudado,

Cumps

FisH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!! Obrigada pelos conselhos :) .

Infelizmente, todos os dias perco um peixinho :arrow: . mas verifico que os cardinais, otocinclus e coridoras são os mais resistentes. Ah, e o camarão também!

Actualmente tenho o áqua nos 28ºC.

 

Talvez seja ignorância minha, mas nunca associei qualquer problema ao CO2. Entretanto já reduzi o tempo de funcionamento e tenho a bomba de oxigénio ligada dia e noite.

 

ccdsantos, podes dar-me mais informações sobre esse produto? Qual o princípio de funcionamento? :)

 

E a oscilação de Ph provoca mortes imediatas ou provoca os problemas na boca dos peixes que referi??

 

É que continuo com esse problema. Hoje deparei com um escalar (que comprei no Sábado passado) nesse estado!

 

Desculpem a minha insistência.

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a oscilação de Ph provoca mortes imediatas ou provoca os problemas na boca dos peixes que referi??

Boas

 

Oscilações de ph podem provocar morte imediata se forem muito violentas ou podem simplesmente enfraquecer o peixe ao ponto dele ficar mais sensivel a doenças.

Basta recordar que uma oscilação de 1 grau de ph significa uma escala de 10x.

Assim um grau a menos é na realidade um ambiente 10x mais ácido e um grau a mais é um ambiente 10x mais alcalino.

 

Se o ph medisse temperatura e estivesses num padrão de 30º, um grau a mais passarias para 300º! E um grau a menos irias para 3º! Como verificas são oscilações violentas.

 

Em relação ao teu aquário eu faria o seguinte:

-TPA de 50%.

-Medicação contra fungos de acordo com o prescrito (tempo e quantidades diárias).

-TPA de 50%

E de futuro passar as tpa's para no minimo 20%, idealmente 25%.

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

Antes de mais obrigada pelo esclarecimento!

 

Vou ter mais atenção às eventuais oscilações de Ph.

 

Hoje mesmo quero começar esse tratamento. Já agora, há alguma marca específica que deva usar ou o Sera Costopur é já um anti-fúngico?

 

Até logo. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb sou um novato nisto mas vou ganhando alguma experiencia com o tempo

À 7 anos tb tive um problema +- igual e que me fez desanimar e desisti, mas .....voltei com força

De certeza que além de plantas não tens um troncozito sem o tratamento adequado? ou uma rocha ou concha que achaste muito engraçado e pimba, lá para dentro, ou utilizar aerosois (moscas e melgas ou simplesmente de cheiro), comida a + ????

Como ves pode ser muita coisa como pode ser um pormenor (quase) insegnificante mas o suficiente para limpar o aquario.

Na minha opinião deverias além de verificar o que referi o KH

Sem um KH correcto e estabilizado não consegues ter um bom PH

(era o meu problema na altura, fartava-me de por produtos na água para o PH até estabilizar, mas passado 24h estava tudo na mesma)

Além do mais devias ser tu a verificar na hora e não levar para outros o fazer.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Jorge S!

 

Realmente dou-te razão... talvez esteja a confiar demais nos outros para verificar os parâmetros :( ... deveria ser eu a fazê-lo!! Mas estamos sempre a aprender...

E também já estou numa fase de desanimar :lol: ... é que todos os dias lá se vai mais um peixe! e sempre com problemas na boca, que fica branca e quase desfeita. Isto no espaço de menos de 24 horas. :D

 

Em relação a outros objectos como conchas e afins, não coloquei nada disso! Só tenho um tronco pequeno que trouxe da loja, que fervi, fervi e fervi :roll: .

Mas a verdade é que, já que falaste nisso, associo agora que foi depois de ter colocado o tronco é que comecei a ter estes problemas com os peixes!!! Já lá vai um mês...

também não tenho ambientadores eléctricos... só velas de cheiro... será disso também?

 

Tenho também rocha vulcânica...também da loja.

 

Se calhar opto por tirar o tronco e fazer o que o Nuno Antunes me sugeriu.

Agradeço mais uma vez a todos!! É que dediquei-me tanto ao reinício desta actividade (já o tinha feito há cerca de 12 anos), que me custa pensar que não dou conta do recado!!

 

Mais uma vez, obrigada pelas dicas e conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos... pois é, mesmo com um tratamento com eSHa 2000, a mortes continuam :P ...

 

Tomei uma decisão, não sei se a mais certa, mas vou arriscar: vou mudar os poucos peixes que restam com água nova, para um outro áqua que tenho de 30l, e vou mudar quase a totalidade da água do de 200l.

Estou mesmo com azar, porque comprei o kit de testes e o único que consegui fazer foi o do pH, que me deu 6.8.

 

Kh e NO3 não consegui obter qualquer uma das cores da escala!

Devem estar estragados, não?

 

O que acham desta hipótese?

 

Agradeço nova orientação!! Estou mesmo a desanimar!

:cry:

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom é uma opção drástica mas por vezes são opções que têm de se tomar.

 

Importante agora é evitar ao máximo stressar ainda mais os peixes.

 

Retira os peixes para o aquário de 30L. Não coloques areão, nem plantas nem nada, apenas uma bomba de ar ou um filtro interno.

Deixa o aquário numa zona calminha e deixa-o às escuras. Vai lá só dar de comer uma vez ao dia e ver o tratamento, faz tpa's diárias ou dia sim, dia não de pequena dimensão.

 

Quanto ao aquário grande... duas hipoteses, um bocadito radicais.

 

opção 1- Esvazia o aquário, ferve o areão uns bons 30 minutos. Podes desinfectar o aquário com lexivia, mas tens de o lavar muito bem depois até já não ter cheiro nenhum a cloro. Toma atenção que a desinfecção com lexivia é muito violenta, só se faz em ultimo caso, e se fica mal lavado arriscas a matar os peixes todos assim que os meteres.

 

opção 2-Aumenta a temperatura para 30º, adicional sal ao aquário. As bactérias e fungos de água doce não gostam muito de água salobra,nem de temperaturas elevadas, costuma ser um bom método de medicar. O problema é que algumas plantas também não gostam de sal e alguns peixes também não. Depois terás de esvaziar e encher com água limpa e ainda deves ter de fazer algumas tpa's antes de poderes meter os peixes, para limpar o sal todo.

 

Depois de limpares e desinfectares o aquário é altura de devolver os peixes, lentamente, começando pelos que estiverem em melhores condições e vigiando com atenção o ciclo (amónia, nitratos) porque após qualquer um dos métodos que te dei tudo vai funcionar como se estivesses a começar do 0.

 

Desinfectar um aquário é sempre um passo de ultimo recurso mas por vezes é a melhor coisa a fazer.

 

Boa sorte com a tarefa que tens pela frente. Antes de decidires fazer o que te proponho espera por outras opiniões... nestas coisas é sempre bom "ouvir" o máximo de pessoal possivel.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno Antunes!

 

Obrigada pelo conselho :lol:

 

Estava um pouco desorientada sobre como haveria de fazer todo esse processo...

 

De qualquer modo, vou então ver se alguém diz mais alguma coisa... mas certamente é o que vou fazer: começar tudo do zero.

 

Mais uma vez, Obrigada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.