algas


carranca

Recommended Posts

oi pessoal. tenho aqua montado há já uns tempos e tenho tido dificulade em iluminá-lo.fora isso o aqu tá porreiro.há uns dias começaram me a crescer algas que se agarram ás plantas e não as deixam crescer

que produto recomendam?

karranka

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bemvindo.

 

Tenta especificar melhor o tipo de algas e mete o teu setup para que possamos compreender melhor o que se passa no teu aquário.

 

Como deves saber, existem diversos tipos de algas e diversos agentes que poderão estar em desiquilíbrio, o que faz com que elas proliferem.

 

Abraço. Se possível coloca uma foto.

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi. obrigado pela resposta.

esta é a foto do aqua e mais tarde ponho umas das algas em si.

o aqua tem 350 litros;um filtro exterior da azoo que faz 1200 litros hora e um filtro também exterior que é o fluval 203, ambos têm turfa(1 litro nos dois);está a 27 graus; a iluminação é pobre(por enquanto), são duas lâmpadas da azoo de 35 watts(super power light e coral blue).tenho tb duas botijas da nutrafin a despejar co2.

os habitantes são á volta de 30 cardinais, 6 ottocinclus, um golden nugget com 5 cm, um panaque com 10 cm, um camarão madeira, 5 camarão parecidos com, mais maiores que as caradinas japónicas, 2 peckoltias e um ancistrus.

dde plantas , tenhio á frente umas anubias, atrás sessifloras e egeras, essas alta que toca no tecto não sei o nome pois apanhei no rio na serra da lousã, do lado esquerdo valisnerias e as outras não consigo identificar.

*esta foto foi tirada com outra iluminação

espero que estas indicações ajudem :wink:

Pic_9709_2.jpg

karranka

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Belo aquário.

Pelo que me parece essas algas verdes, (corrige-me se estiver errado), estão presentes principalmente nas folhas das plantas mais perto da superfície.

 

Essas algas não são problemáticas e são derivadas ( na minha experiência própria ) a um período de luz muito extenso, ou seja, embora digas que a luz que tens é insuficiente, deves ter um período de iluminação demasiado prolongado.

 

Essas algas aparentam ser iguais às que aparecem no vidro, Geralmente nas zonas mais altas do aquário. São as chamadas (Green Spot).

 

Experimenta diminuir o período de iluminação até estabilizares o crescimento das algas.

 

Peço que os outros membros deste fórum se manifestem e me corrijam caso esteja errado.

 

Abraço e parabéns pelo teu aquário.

 

Abraço, Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Este tópico veio mesmo a calhar pois eu tenho um SÉRIO problema de algas :? . Eis a história :oops: :

 

Antes de ir para férias eu já andava a tirar as algas e a pôr produto para ver se elas começavam a desaparecer. Fui de férias, estive mais ou menos 1 mês fora de casa, quando regressei deparei-me com isto:

 

224765579.img.jpg

 

224765589.img.jpg

Não se ve mas as plantas da esquerda têm uns pêlos verdes também

 

224757722.img.jpg

Vê-se duas ou três cabombas a tentarem desenvolver e não o conseguem por causa das algas.

 

Já não sei o que fazer :) . Digam-me o que fazer porque eu quero voltar a germinar cabombas no meu aquário, as que tinha deitei-as fora porque estavam com tanta alga que já não era possível tratar delas e as algas entranham-se de tal forma no areão que tenho de deitar fora as algas e o areão também. Acho que isso é um valente desperdício de areia e não é nada barata :x .

 

Alguém me pode dar uma ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas giras.

Equipe de limpeza - caracóis, Red Cherry, Ottocinclus, pleco chinês (também conhecido como pleco borboleta), SAE, Molly negra, Kribensis.

 

a fazer:

- diminuir tempo de iluminação

- TPA,s, muitas

- retirar algedo à mão

- fazer testes de Nitratos e Fosfatos e fertilizar com os nutrientes em falta

- ter muita paciência

 

Soluções rápidas, tmbém conhecidas como "técnicas do preguiçoso":

- alguicidas

- carvão activado no filtro

- Filtro U.V.

 

Dependendo do áqua, da quantidade de algas, tempo e dinheiroo disponível, optar por algumas destas soluções ou por todas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... hoje e amanhã eu devo estar fora de casa... não deve haver problema se eu, até regressar, deixar as luzes desligadas... vou ver o que posso fazer. Entretanto gostava de saber duas informações: o que é um TPA e se as mollys de facto fazem um bom trabalho a limpar o aquário.

 

PS: eu quero evitar comprar octos, visto que eles, apesar de durarem mais de 2 semanas, acabam por morrer. Quero apanhar (e matar) algas, não octos :angel: .

 

PS2: Ouvi dizer que ter algas mortas no aquário é mau para os peixes. Porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebi essa questao dos octos, eles acabam sempre por morrer, mas o tempo de media de vida é tão curto?? caracois ai e caridina japonica tratam do asusnto os red cherry tambem sao boas escolhas, pena é que com esses discos são logo sugados! opta por uns comedores de algas chineses, também são muito eficientes!!!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... hoje e amanhã eu devo estar fora de casa... não deve haver problema se eu, até regressar, deixar as luzes desligadas... vou ver o que posso fazer. Entretanto gostava de saber duas informações: o que é um TPA e se as mollys de facto fazem um bom trabalho a limpar o aquário.

 

PS: eu quero evitar comprar octos, visto que eles, apesar de durarem mais de 2 semanas, acabam por morrer. Quero apanhar (e matar) algas, não octos :?: .

 

PS2: Ouvi dizer que ter algas mortas no aquário é mau para os peixes. Porquê?

 

TPA significa troca parcial de agua! :?: quanto as molly's não sei se são ou não boas para acabar com as algas , e por ultimo quem foi a alma que te disse que os octocinclus so duram 2 semanas?!?!?!?! :) tenho 13 ha meses e continuam bem vivos! alias desses 13 3 ja têm um ano.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comedores de algas chineses???????????' Para quê????????

 

 

Red Cherrys??????????? Não se alimentam de algas....

 

Discus sugados??????????????????????????????????????????????????????

 

 

Não me parece.

 

Opta pelos conselhos anteriores...

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comedores de algas chineses???????????' Para quê????????

 

 

Red Cherrys??????????? Não se alimentam de algas....

 

Discus sugados??????????????????????????????????????????????????????

 

 

Não me parece.

 

Opta pelos conselhos anteriores...

 

 

Boas

 

O que o user Pedro Almeida escreveu foi que os red cherry eram "sugados" pelos discus...E os red cherry não comem algas?Os meus comem....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comedores de algas chineses???????????' Para quê????????

 

 

Red Cherrys??????????? Não se alimentam de algas....

 

Discus sugados??????????????????????????????????????????????????????

 

 

Não me parece.

 

Opta pelos conselhos anteriores...

 

Então é só comigo, que os comedores chineses e os Red Cherry limpam o verdete todo...

E a Molly preta e os Kribensis, junto com o SAE, limparam algumas cabeludas que apareceram.

Ainda por cima, nasceram hoje cerca de 20 alevins de Kribensis e já estão no meio das plantas a pastar as algas. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo :D

 

Desde 6ª feira à noite que o meu aquário esteve com as luzes desligadas e fiz uma mudança da água hoje quase até meio do aquário, visto que à três semanas não tinha feito nenhuma :roll: .

 

As algas já não estavam com o verde tão intenso como de costume. Amanhã volto a ligar as luzes e depois lá para o meio, final desta semana voltarei a fazer o mesmo. Se me puderem aconselhar algum produto para algas e os procedimentos adequados para quando este estiver a fazer efeito estarei muito agradecido :D .

 

Mais uma coisa: eu cheguei a utilizar o produto algumin (passo a publicidade, mas foi o produto que usei), das garrafinhas pequenas, despejei o produto todo no aquário e as algas não se ressentiram. Pelo menos foi o que me pareceu... O que deveria acontecer (ou deveria fazer) realmente com esse tipo de tratamento help ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evita esse tipo de produtos!!! E se como dizes as algas não se ressentiram, em breve as plantas vão queixar-se!

 

 

Tal como já te aconselharam, tens diversos tipos de peixes que te poderão ajudar no combate a esse tipo de algas.

 

Mas não te esqueças que o principal factor para a sua presença é o excesso de luz.

 

POdes pesquisar que encontrarás muitos tópicos e com belas explicações.

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais