novato e cheio de problemas no aquario!!!


rodolfo25

Recommended Posts

boas a todos!

à uns anitos tive um aquário de 30cm e nunca me deu problemas.. passado uns bons anos a febre voltou. Neste momento

tenho um aquario de água quente à cerca de 4 meses (é um hexagonal da aquarel com 60cm de altura e com 23cm de comprimento por cada lado, leva aproximadamente 60L).. coloquei areão alguns objectos decorativos e plantas artificiais, tive o aquário ligado durante uma semana após pôr 2 tipos de produtos, para metais pesados e as famosas bacterias.. passado a primeira semana pus peixes.. de inicio sem problemas, um mês depois eles começam a morrer.. primeiro nitratos.. dps a doença q afecta a boca e barbatanas( para a qual fiz o tratamento).. nunca mais tive descanso.. não á semana q não me morram mais de 3 peixes.. ando a ficar desmotivado com isto.. n sei se posso melhorar os filtros? já pensei em lavá-lo todo, mas isso implicaria provavelmente a morte dos restantes habitantes... normalmente o sintoma q os peixes apresentam é o encolher das barbatanas e um nadar serpentiado.. tenho um teste q mede ao mesmo tempo ph nitratos e essas coisas todas..está tudo normal!! outra questão qual a comida q me aconselham? agradecia ajudas.. 1abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colega, primeiro de tudo é não desanimar e tocar o barco(aqua) para a frt!!! Quais os habitantes que tens no aqua, onde apanhaste o areão, qual o substrato que colocaste? Quais os motivos decoradores tens(raizes, troncos...)?

Mesmo sem saber nenhum destes pormenores, aconselho-te a fazer o seguinte: 1º Fazer mudanças parciais de agua +-20%semanal

se não resolver tira tudo do aqua põe os peixes num balde com o filtro e o termostato ligado, e trato de ferver várias vezes o areão e a decoração

 

Espero ter ajudado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado pela ajuda! o areão foi comprado na loja de animais juntamente com a decoração, que são plantas artificiais, uma torre e alguns troncos mas de plastico! o substrato foi zero! não tenho qualquer planta natural no aquário.. não sei se será um aspecto importante ou não para a sobrevivência dos habitantes?! quanto ás mudanças de água já me apercebi que é um aspecto importante a rever, uma vez que só as fazia em casos extremos, como doenças e picos de nitratos.. será o caso de voltar a colocar o liquido com as bacterias?

1abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não referes o tipo de filtro que tens. Interno ou externo?

Quantos peixes e de que tipo tens no aquário?

 

Normalmente as doenças aparecem quando a qualidade da água não é das melhores. Os peixes stressam e ficam com as defesas naturais diminuidas e as doenças atacam.

 

Enquanto não resolveres possiveis problemas com a qualidade da água vais ter doenças a chatear... as TPA's são um meio de ajudar a melhorar a qualidade mas não são o unico. Filtros limpos regularmente e cuidado nas alimentações (não dar demasiada comida) são outro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

não percebo muito de aquarios mas a minha experiência diz-me que trocas de água semanais e colocar pouca comida (a necessária) aos peixes pode prevenir muitos problemas. Nos meus inicios alimentava os peixes com comida a mais o que levava a que a água se degradasse e com que existissem várias mortes quer por nitritos quer por doença.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

o meu filtro é interno, e cada vez mais duvido da sua eficácia. já vinha junto com o aquário, apenas tem uma esponja e peças de cerâmica (não sei a litragem por hora). ultimamente tenho realizado as tpa´s semanalmente de 20% da água e tenho limpo o filtro, mas mesmo assim continuo com bastantes mortes no aquario, nomeadamente por bactérias.. já pensei em comprar um filtro externo ou um interno melhor, o que me dizem? o aqua leva aproximadamente 60L. neste momento os peixes q tenho são 2moly balão, uma moly, 10 neons, 2 limpa vidros, 3corys albinas, 2 danio zebra, um rasbora sobrevivente e uma guppi doente neste momento.. faço sempre sera backtopur mas não vale de nada... penso mesmo que o problema seja do filtro..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

o meu filtro é interno, e cada vez mais duvido da sua eficácia. já vinha junto com o aquário, apenas tem uma esponja e peças de cerâmica (não sei a litragem por hora). ultimamente tenho realizado as tpa´s semanalmente de 20% da água e tenho limpo o filtro, mas mesmo assim continuo com bastantes mortes no aquario, nomeadamente por bactérias.. já pensei em comprar um filtro externo ou um interno melhor, o que me dizem? o aqua leva aproximadamente 60L. neste momento os peixes que (palavra corrigida) tenho são 2moly balão, uma moly, 10 neons, 2 limpa vidros, 3corys albinas, 2 danio zebra, um rasbora sobrevivente e uma guppi doente neste momento.. faço sempre sera backtopur mas não vale de nada... penso mesmo que o problema seja do filtro..

Cumps

 

Boas Rodolfo,

1º penso que o teu aqua tá superpovoado, logo mais propicio a ocorrerem surtos de doenças;2º Limpares o filtro do teu aqua estás a matar as bactérias que ajudam a manter o aqua em equilibrio.

Sugiro que: (minha humlide opinião) Reduzas a população do aqua; Aumentes 2º graus a temperatura; e colocques duas colheres de sal de cozinha, e continues a fazer as tpas 2x por semana até a situação melhorar.

Espero ter ajudado e boa sorte

 

Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

Em relação á limpeza do filtro, deves fazê-la na altura das tpa´s, com a água que retiras do aqua, para manteres as bactérias que são essenciais no filtro.

Outra situação é em relação ao sal, não sei se todas as espécies que tens não são afectadas negativamente pelo sal, pelo que já comentaram aqui no fórum, as corys não se dão bem com isso, mas como ainda sou novato tenta saber isso antes de efectuares esse tratamento.

 

Abraços e boa sorte!!

Luis Filipe Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

1 – Tens excesso de população

2 – O filtro é para se limpar sempre que fazes TPA’s ( desmonta-o e limpa-o na água que fazes a TPA), voltas a colocar o filtro lavado e pronto. As bactérias não estão só no filtro. Se o aqua estiver equilibrado não é por lavares o filtro que te irão morrer os peixes.

3 – Arranja um aqua pequeno para fazer de Hospital. Isola os animais doentes pois não te ficará nenhum vivo se não tomares as devidas precauções.

4 – Não coloques sal num aqua com corydoras

5 – Um filtro de esponja é bom desde que se tenha os devidos cuidados de manutenção

6 – As TPA’s devem de ser feitas. Os aquas não servem apenas para se colocar agua quando a mesma evapora.

7 – Não alimente muito os peixes. Um peixe saudável é um peixe com fome.

8 – Tem atenção que existem peixes que apenas revelam as suas caracteristicas quando estão em cardume

9 – Atenção à loja onde compras os peixes

10 – Aproveitas o aqua hospital e por uns dias transforma-o em aqua quarentena, antes de meteres peixes novos no aqua principal

11 – Não desistas mas avança com certezas

Boa sorte e vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas pessoal!

as coisas agora já correm melhor, não sabia que se devia lavar o filtro com a água das TPA´s.

mais uma dica! o aqua tem 60L, tenho 10 neons, 2 corys(uma morreu) e 2 limpa vidros (que não são plecos) e queria adquirir guppis, quantos acham q posso comprar para não ficar em excesso de população? neste momento ainda tenho molys e um rasbora que quando morrerem seram substituidas pelos tais guppis. pretendo ter no aqua apenas neons, guppis, corys e os limpa-vidros.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neons -> peixes de águas ácidas e moles

Guppies -> peixes de águas alcalinas e mais duras.

 

De todo, não têm nada em comum. Eu diria que ou escolhes um ou o outro, os dois não me parece uma boa ideia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá (texto longo desculpem-me)

Deves de, tal como já te foi dito em cima, escolher uma das espécies que queres: ou guppies ou neons.

São espécies com necessidades diferentes, mas existem pessoas que os mantêm juntos, não sei qual é a sua taxa de sucesso.

 

Repara que as corydoras são peixes de cardume, por isso um espécime é insuficiente para que possas verificar o seu comportamento natural, concerteza que não queres ter um peixe que está constantemente a esconder-se e em stress.

 

Permite-me uma opinião pessoal: espera que o teu aqua restabeleça-se das mortes e então compra o que quiseres, no entanto se não esperas uns tempos estás a gastar dinheiro e a matar peixes, pois só estás a meter “carne para canhão” no aqua e estás a ficar desmotivado.

 

Faz as TPA’s regularmente substituindo a água do aqua, aproveita para lavares o filtro na água do aqua. Não sei se sabes existe à venda sistemas de limpeza de fundo que se utilizam para limpar, tal como o nome refere, o fundo o aqua (que é onde a matéria orgânica está depositada) e assim além de se mudar a água, está-se também a LIMPAR o aqua.

Tem atenção a isto: o aqua não fica limpo apenas com a muda de água, pois é necessário nos primeiros meses de iniciação desta hobbie a limpeza do fundo do aqua, pois é a altura em que se fazem mais erros de principiante (a alimentação excessiva dos peixes é um exemplo).

Não acredito é que existam peixes “limpadores” de porcaria, apesar de já ter ouvido em lojas que “leve este peixe que lhe limpa a porcaria do aqua”. Tal não é correcto, pois esses peixes de “fundo” têm uma alimentação distinta e não substituem o dono humano.

 

Porém conheço pessoas que nunca limparam o fundo dos aquas com esse equipamento e nunca tiveram problemas. O meu cunhado, nunca limpou e o seu aquario (até eu o ter convencido a limpar o fundo) estava feio junto ao areão. Fizemos à um ano uma mudança no seu aqua e foi o cabo dos trabalhos para limpar o aqua todo.

 

Eu pessoalmente “aspiro” o fundo ao mesmo tempo que mudo a água e por fim lavo o filtro que tenho (de esponja) e “tá feito”. Simples. Muito simples mesmo. Penso que no início não devemos complicar nem querer dar um paço maior que as pernas. É como tudo na vida: tem que se ir com calma, se não gastamos dinheiro e mais dinheiro e mais dinheiro e ainda mais dinheiro e desmotivamo-nos cada vez mais e quem sofre: os peixes que são animais de estimação como um cão, gato, lagarto ou pássaro, etc.

 

Agora é necessário em aquas pequenos uma manutenção mais regular do que nos grandes. Porquê? Está claro: num sistema mais pequeno as condições “pioram” mais rapidamente.

 

Desculpa o texto longo mas acho que ajudei mais um pouco. Vai com calma e não estejas já à espera que te morram uns peixes para comprar outros. Tenta salvar os que estão contigo, penso que será a atitude certa.

 

Desculpa a opinião pessoal mas apenas quero ajudar-te.

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela opinião!

desde que faço as TPA´S já aspiro sempre o areão, pois comprei um aspirador para as realizar. quanto à compra de peixes apenas me referi que esperava que estes morressem para comprar novos, uma vez que tenho tido imensas mortes. mas a taxa de mortalidade tem diminuido bastante desde que faço as tpa´s e a limpeza de filtro.. espero finalmente conseguir equilibrar a água do meu aqua.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.