Kh não aumenta


Recommended Posts

Montei um aquário de 135 litros desde dia 2 de Agosto e o pH sempre foi baixo... Coloquei subtrato ADA e injecção de CO2 caseira e as plantas têm-se desenvolvido muito bem mas o pH não passa dos 6.4 (mal acabo de fazer uma TPA, sendo que a água da torneira é de pH 7.4) e nesse mesmo dia ainda baixa para os 6.2/5 e tal (visto que o teste de pH que tenho só mede até 6.2).

Comprei um teste de kH e deu kH=2 pelo que coloquei um produto de aumento de kH. Já coloquei hoje 2 vezes (o que equivalia a aumentar 2 unidades) e o pH continua baixo, bem como o kH.

De que será o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não posso confirmar a 100%, mas quase que aposto que é devido ao substracto da ADA. Geralmente, esses substractos são ácidos, e em águas por si só moles, o efeito ainda se nota mais. Entenda-se, o pH ainda baixa mais.

 

Colocares um produto que te aumente o KH, na minha opinião, é má política. Se formos a ver, deve ser basicamente uma solução de Bicarbonato de Sódio :D

Digo-te que é má política, não que faça mal, desde que utilizado convenientemente, mas que não vale a pena tentares modificar o pH num aquário com substractos ácidos e com adição de CO2.

 

As plantas por si só preferem ambientes ácidos (a maior parte).

Creio que não é motivo de alarme.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que na loja de aquariofilia onde fui me aconselharam a fazer... Será que colocar uma pedra calcaria resolve o meu problema?

O problema da água assim ácida é que é demasiado ácida para os peixes que quero por, como os rams, corys, alguns tetras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se conseguires estabilizar o pH em valores entre os 6 e os 6.5, não estou a ver como isso possa afectar os peixes que queres introduzir...a maior parte das corydoras e dos tetras são de águas entre esses valores, os ramirezi de certeza que não se chateiam em pH 6...agora se poseres uma pedra calcaria, eles não vão gostar nada mesmo...

Beijos e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o problema é que a água não está nos 6 mas sim nos 5 e tal (não te sei dizer precisamente quanto porque como disse a escala do pH que tenho só vai até aos 6.2, mas no 6.2 a cor é verde claro e a água tem amarelo carregado). Porque é que não gostariam de uma pedra calcária ou uma concha?Por aumentar a dureza? Se a dureza não aumentar consideravelmente, mas sim ficar nos 4 por ex. em vez do 1 ou 2 que tem secalhar não se importavam muito, ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque em regra geral os tetras não gostam de aguas calcarias e penso que os ramirezis tambem não apreciam muito o calcario...

Faz mais TPA's ou usa o Proper da Rena...para o valor que pretendes...não é muito aconselhavel de usar quando se tem plantas delicadas, mas se não for o teu caso, vai resolver esse teu problema(temporariamente)

Beijos

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não faria nada... :)

Tal como já disse, é normalíssimo os areões próprios para plantados serem ácidos.

Tudo bem que não é exclusivo para aquários, mas a Akadama, por exemplo, nos primeiros tempos mantém o pH do aquário a níveis muito baixos, acabando por estabilizar em valores perto do neutro.

 

Mesmo que o areão não acabe por "ficar neutro", tentares alterar o pH do aquário, na minha opinião não faz muito sentido. Basta pensar um pouco, se o areão está a acidificar a água, terias de utilizar muito buffer para mexeres no pH...

 

De resto é como o Aquaben diz... os peixes não se queixam muito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.