Peixeirada o que aconselham aqui ao JE!!


RicardoBC

Recommended Posts

Boas,

 

Ainda é muitooooo cedo para falar nisto, mas nao resisto a pelo menos ficar com algumas ideias do que posso ou nao fazer.

 

O meu aquario será 120x75x60 (CxLxA), relativamente a Tangs o que poderia colocar, devo dizer que gosto muito destes:

 

Acanthurus nigricans

Acanthurus achilles

Acanthurus lineatus

Ctenochaetus hawaiiensis

Ctenochaetus striatus

 

e claro,

 

Naso lituratus

 

Será que conseguiria ter pelo menos 2, ou mesmo 3? Contando já com os "clássicos" Hepatus e Yellow Tang.

 

Abraços,

 

Ricardo

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nunca é cedo para começarmos a pesquisar informações e pedir conselhos! Fazes bem em vires cá exclareceras tuas dúvidas e pedires conselhos!

 

O Acanthurus nigricans, Acanthurus achilles, Ctenochaetus hawaiiensis e Ctenochaetus striatus são excelentes peixes, são pacíficos e reefsafe, e como tens um aqua grande, não vejo problema.

Quanto ao hepatus e ao flavescens, também não há problemas, apesar de haver a possibilidade de se darem mal uns com os outros, eles não gostam de peixes do mesmo genero, mas acho que não deverá haver problemas.

Obviamente que não poderás ter uma de cada, dos peixes que mencionas, dentro do aqua. Eles crescem bastante e começavam a ficar sem espaço=guerra entre eles. Terías que selecionar uns 3 ou 4, mas acho deve haver pessoal mais entendido na matéria para te aconcelhar a respeito disto.

Quando aos níveis de cuidados de cada um... (de 1=fácil; a 5= difícil):

 

#coolAcanthurus nigricans: 2

:?Acanthurus achilles: 3

omgAcanthurus lineatus: 3

omgCtenochaetus hawaiiensis: 2

:lol:Ctenochaetus striatus: 2

:arrow:Naso lituratus: 2

:arrow:Paracanthurus hepatus: 2

:arrow:Zebrasoma flavescens: 2

 

Espero ter satisfeito as tuas dúvidas.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro , acho que és demasiado optimista.

 

O Acanthurus nigricans tem uma dificuldade de 4 . O Acanthurus japonicus é que é mais fácil. Não são fáceis de distinguir entre si , mas o japonicus é mais bonito ( na minha opinião ) e tem a face branca.

Os Acanthurus lineatus e achiles são também peixes dificeis que eu classificaria em 3,5 . Nesta escala o 5 significa impossivel de manter.

O C. strigosus ( olho amarelo )é mais bonito que o striatus e não cresce tanto.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro!

 

escolher 3 ou 4 :? Não pode ser 5, se assim fosse ja tava escolhido, segundo a tua ordem de dificuldade, então seria:

 

1 - Hepatus

1 - Yellow Tang

1 - Naso literatus

1 - Acanthurus Nigricans

1 - Ctenochaetus Hawaiiensis

 

#cool Mas parece-me complicado....

 

Algum pessoal que de mais uns conselhos, até podem meter outros peixes ao barulho, mesmo que nao tenha mencionado, posso não conhecer e até vir a gostar.

 

Abraços

 

Ricardo

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ora aqui está alguém que precebe disto, principalmente deste genero de peixes! Aí está a voz da experiência, vai por ele que ele é que sabe, eu apenas estou a traduzir umas coisas, vou buscar umas informações a livros e sites, mas o Rui...é diferente, ele tem uma larga "colecção" de peixes, que conto colocá-los on-line ainda hoje.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estive a ver no livro e lá a escala tem um 4 (o 5 é facil, no livro) Como eu tenho a escala ao contrário, dei um 2, mas não há ninguém melhor para dar concelhos que o Rui, disso tenho a certeza, ele tem bastantes peixes deste genero, e depois os livros são generalistas, muitas vezes dependem dos casos!

 

Abraços,

Pedro.

 

PS- Um à parte...Rui, a ver se consigo colocar as fotos hoje no forum! #cool:?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que consigo ?? Vejam só:

 

2 - Mandarim

2 - Amphirion Percula

2 - Premnas Biaculeatus

1 - Zebrassoma Flavescens

1 - Paracanthurus Hepatus

1 - Naso Literatus

1 - Acanthurus Nigricans / Leucosternon / Japonicus

 

 

Isto seria o ideal!!

 

Digam qq coisa...

 

Abraços

 

PS: foi Editado, tirei 1 Sohal e 1 Xanthurus

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Acanthurus Nigricans é na minha opinião o Cirurgião mais dificil de manter em cativeiro e com menor taxa de sucesso. Tens mais hipóteses com um Japonicus.

Se te decidires pelo Nigricans ( O meu Acanthurus Preferido) nunca o coloques no aquario antes deste fazer 1 ano, e comprando um exemplar pequeno.

 

Peixes que deves evitar de todo são os lineatus e os Sohal, que á medida que comecem a crescer acabarão por te matar os restantes cirurgioes, isto num aquario com a litragem do teu.Os Nasos crescem bastante.

 

Quanto á lista que colocaste e dado que tens um aquario pouco Comprido (1,20m) descartava logo á partida a colocação do Naso que fica monstruoso, e assim acho completamente desadequado ao teu aquário.

 

O Premnas pode-te vir a dar bastantes problemas, dai aconselhava-te a optar por outras espécies de palhaços (polymnus, peridarion, perculas, ocelaris, etc.) Ainda nos Palhaços evita os Palhaços Tomate e os clarki´s que tambem sao bastante agressivos.

 

O Mandarim será um dos ultimos peixes a entrar e apenas colocaria 1, bem como o Acanthurus. Já é complicado manter um, quanto mais 2. :)

Em ambos os casos, colocaria-os 1 ano depois do aquario montado. Irás multiplicar por muitas vezes as hipoteses de sucesso, que no caso destes peixes, nos primeiros 6 meses é muito complicado.

 

Offtopic: Pedro Conceição, se possivel muda o meu nome de utilizador para Gil Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil, quando dizes que o Naso fica monstruoso, estamos a falar num periodo de quando tempo? 1 ano, 2 anos? Bem sei que depende do tamanho que ele entra no aquário, mas por exemplo se entrar pequeno, será que se aguenta bem quanto tempo, é que se tudo isto que penso correr bem, daqui a 2 anos, estou a colocar um aquário maior, pois a nivel de equipamento está tudo a ser estudado para num futuro aqua maior já estar bem servido, talvez algo como 200x80x60.

 

O Nigricans e o Japonicus, são lindos, mas o que eu gosto mesmo é o Leucosternon e o Naso, fico um pouco tristinho :wink: ao ver que posso estar impossibilitado de ter estes meninos.

 

Quanto aos mandarim, fiquei surpreso ao ver que 2 era complicado de ter no meu áqua... será uma situação a estudar! :)

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ninguem opina?

 

Marco Madeira, Diogo Lopes, Carlos Mota, Paulo Bravo... vá lá, venham daí essas experiencias e dicas...

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais