Cyrtocara Moorri (Blue Dolffin). Ajuda!!!


Fernando J. de Sá

Recommended Posts

Galera é o seguinte:

Os blue dolffins são os peixes que mais gosto e queria muito ter um casal em meu aquário. Mas esbarrando em dois problemas (demora muito para poder distinquir o sexo e é quase impossível compra-los adultos), resolvi colocar três de uma vez.

Passado-se uns 8 meses um morreu (eram 2 maiores e 1 menorzinho). Morreu um dos grandes. Observação: O maior tem uns 2 meses e meio a mais que o menor no aquário.

Estou com medo que apesar de um ter uns 8cm e outro uns 5cm não serem um casal. Pois o maior passa o dia correndo atrás do menor.

A grande dúvida é : O que posso fazer para garantir um casal no futuro ? Pensei em adiquirir mais 3 ou 4 e esperar. Mas será que o aquário não ficaria super lotado por um tempo? Set-up abaixo.

Dimesões: 145cm, 45cm e 55cm. C, L e A.

Litragem: Efetivos uns 320l.

Fauna: 1 Hap. Compressiceps 3cm, 1 Elestric Blue Ice berg 5cm, 3 Labidochromes Yellow 5cm cada, 1 Synodontis Eupteros 15cm e 1 aulonocara super red (adulta macho). Além dos Cyrtocaras Moorii supracitados.

 

Quem puder ajudar ou simplesmente tenha um palpite, por favor, sou todo ouvidos !!!

Grande abraço e obrigado desde já ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois não é fácil distinguir o sexo dos Cyrtocara Moorri enquanto eles não atingirem os 10-12cm, mas Em pequenos, normalmente as fêmeas são os que têm mais manchas pretas, é claro que não é um método seguro, mas tens mais hipóteses se fizeres a escolha por esse critério, normalmente os macho não perseguem as fêmeas com agressividade, mas podes ter 2 fêmeas, pois elas também têm a sua hierarquia e definem-na pela força…

Quanto à super lotação…não vão ser mais 3 ou 4 Cyrtocara Moorri pequenos que vão super lotar o teu aqua, mas quando crescerem escolhes um casal e despachar os outros…quanto aos restantes peixes que já tens, tirando o “Haplo.” Compressiceps, não vai haver problema, inclusive podias arranjar umas fêmeas para os outros. Agora quanto ao compressiceps esse peixe vai ficar muito grande para esse aqua, quanto ao Synodontis…eu gosto demasiado de ciclideos para conseguir falar sobre um género de peixes que vivem à conta dos ciclideos…para mim são como os parasitas…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu pelas dicas...

Na verdade ele não persegue o menor com agressividade... O maior não tem manchas escuras e o menor tem bastante. Me deram uma dica com relação às nadadeiras anais. O maior tem elas bem pontudas e o menor bem arredondadas. Será que tenho um casal? Ou pra garantir é

melhor colocar outros?

Na verdade o compressiceps tá mais como experiência... É que gosto muito do seu formato, mas se ele der problema retiro...

Obrigado e forte um abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais