Algas. Ponto crítico.


Dunkleosteus

Recommended Posts

Olá! Venho pedir ajuda para um problema que tenho no aquário de 20 litros. Fui de férias durante 21 dias e, para não ter problemas com as algas que me estragavam o aquário já há algum tempo reduzi o CO2, não pus fertilizante e reduzi o horário de luz. Os resultados foram desastrosos. Eu sei que é muito mau deixar o aquário durante 3 semanas sem TPA's más em termos de algas não estava À espera disto. Não foram só as elodias, como o musgo de java, os fetos de java, as rotalas sp. green, e até as Pogostemon helferi. A única coisa que fiz no aquário foi por alguma água visto que o nivel baixou devido À evaporação. Se me pudessem ajudar ficari muito grato.

 

Saudações

 

PS: Mais tarde, se possivel ainda hoje, tentarei postar uma foto.

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se queres eliminar as algas, tens de dar vantagem para as plantas superiores! Assim aumenta o CO2.

Deves também iniciar um ciclo de TPA's eu apontaria para 5 litros diários.

Como o aquário é pequeno suponho que não tenhas muita fauna nele...Mas podes investir nuns camarões para fazer o ataque às algas!

 

Boa sorte,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, seguirei os teus conselhos. No entanto não sei se serão os sufecientes visto o estado do aquário. Não sei se me espliquei bem mas existe um enorme amontoado de algas a meio de aquário. Devo arrancar ou cortar as algas que conseguir para minimizar os danos?

 

Saudações

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranca à mão ou com uma pinça, todas as algas que conseguires. Mudas de água com fartura, os 5lt era óptimo. Põe umas plantas de crescimento rápido tipo Limophila sessiflora para consumirem os nutrientes a mais. Depois podes retirá-la. Ou mantê-la, se gostares do efeito de arbusto que ela faz.

Atira uns camarões (Red cherry, Red crystal) ou caracóis lá para dentro. Se os caracóis mais tarde virarem praga, melhor, limpam mais depressa. Depois mais tarde retiras os tipinhos colocando uma folha de alface à noite. De manhã eles estão lá agarrados e é só tirar a folha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui de férias durante 21 dias e, para não ter problemas com as algas que me estragavam o aquário já há algum tempo reduzi o CO2, não pus fertilizante e reduzi o horário de luz

 

havia poucas coisas mais que podias ter feito para piorar ainda mais as coisas... fizeste basicamente tudo ao contrario...

 

Aumenta o CO2, aumenta a luz e identifica qual o nutriente/s em excesso que te motivaram as algas...

 

Retirar manualmente as algas é sempre uma boa ajuda... quanto menos forem, menos se podem reproduzir, ja que a multiplicação celular possivel, é sempre uma função do número de cálulas existentes anteriormente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais