Decoração


Czar

Recommended Posts

Boas,

 

tenho aqui umas dúvidas na decoração do meu aqua:

 

- Posso apanhar areia branca da praia e colocar no meu aqua? Basta só lavar e aquecer, é isso?

 

- Posso por qualquer tipo de pedra que apanhe no exterior no aqua sem alterar o pH? Se não, como vejo se é o tipo de pedra indicado?

 

- Qual é o peso médio de um aqua com 120x50x50?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

1º que tudo tens de saber quais as espécies de peixes que vais por para saber as exigencias de ph etc, só depois podes por a decoração dependendo das espécies diz ai ao pessoal o que estas a pensar por.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda estou a decidir, não estou completamente esclarecido ainda, sobre as espécies ainda vou ler umas coisas.

 

Estou a pensar mandar fazer o aqua em setembro e também preciso de um móvel, não sei que peso faz este tipo de aqua, será mais ou menos que 80Kg?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Czar, eu acho que nao deves começar a casa pelo telhado, ou seja deves primeiro projectar o tipo de aquario ( biotopo ) que pretendes, dentro deste que tipo de peixes colocar , e ai sim projectares a decoraçao de acordo ( o maximo possivel ) com o biotopo que estar a fazer.

 

Da uma olhada pelo forum, ve ai fotos de biotopos para tirares umas ideias.

 

Quanto ao peso, embora nao seja muito de levar a letra ( pois ha varias variaveis que o podem alterar, podes usar uns software de calculo para aquarios, pois assim ficas com uma ideia melhor ( parece-me que nunca usas-te pois caso contrario nao terias falado em 80 kg ), e como diz o sea_man ( que esta a ser forreta na areia e pedra ) o peso poderá ir para perto dos 450 kg.

 

Bom projecto nesse novo biotopo.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bolas, não tinha mesmo ideia, estava a apontar para 80-100 Kgs :D

 

Eu de momento tenho um 60l e a ajuda relativamente à decoração também era para este, assim, neste mais pequeno tenho:

 

- 2 platys

- 5 neons (vou comprar + 5)

- 1 limpa-vidros

- 1 caracol dourado

- 1 Tricogaster Dourado

 

Como decoração apenas tenho 3 pedras que já vinham no kit e 3 plantas artificiais. Neste não quero plantado, pelo menos por enquanto e o areão tem cerca de 5-6mm de diâmetro (a areia branca é para o grande) e queria adicionar umas pedras para compor mais o aqua.

 

Assim perante estes peixinhos, que tipo de pedra posso colocar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Czar, em relaçao as pedras, tens de verificar a composiçao das mesmas, pois estas conteem minerais que se podem dissolver na agua e alterar-te os parametros ( ex: rocha calcaria boa para ciclideos faz aumentar o PH ).

 

Penso que para o teu aqua podes colocar uns xistos ( fazem umas boas tocas ),podes colocar pedra redonda do rio etc....

 

Lava e esfrega bem as pedras ( se conseguires dar uma fervura nelas melhor ).

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em Lisboa qual é o sitio mais indicado para encontrar esse tipo de pedras? Há alguma praia que tenha?

 

E já agora como identifico se posso ou não colocar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Antes de mais. Areia da praia por norma traz conchas partidas no meio, isto quer dizer que aos poucos o Ph vai subir... A meu ver o melhor é usar areia e pedras neutras. Assim há sempre a certeza que esses items não irão influenciar quer a dureza quer o Ph da água.

 

O jcampos referiu que a rocha calcária é boa para ciclideos. Faltou referir que é boa para ciclideos Africanos. Por exemplo: os discos tambem sao ciclideos e nem por isso gostam de águas duras e de ph alto :D :P

 

Encontrar pedras é complicado. Eu por exemplo recorro ao "Max Mat" secção de construção, eles tem xisto, rocha vulcanica, basaltos, etc etc a preços muito inferiores comparando com as lojas de aquariofilia.

 

Já agora a forma mais rápida de se verificar se a rocha é alcalina ou não é simples: derram-se umas gotas de ácido muriático em cima da rocha. Se fervilhar quer dizer que é alcalina. Se não ferver é neutra. Atenção o ácido muriático liberta vapores tóxicos e é corrosivo, logo ao ser manipulado há que proceder com segurança.

 

 

Espero ter ajudado, abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora a forma mais rápida de se verificar se a rocha é alcalina ou não é simples: derram-se umas gotas de ácido muriático em cima da rocha. Se fervilhar quer dizer que é alcalina. Se não ferver é neutra. Atenção o ácido muriático liberta vapores tóxicos e é corrosivo, logo ao ser manipulado há que proceder com segurança.

Tal como não usar luvas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelas dicas, de facto tenho alguma noções de trabalho laboratorial que penso me permitirem manejar com segurança o àcido muriático :)

 

Quanto às rochas, o que tenho encontrado situa-se em casas de animais, situa-se na ronda dos 50€! É impensável dar 50€ por um "calhau" essas do Max-Mat costumam estar por quanto?

 

Já agora a areia que vem dessas superficies é mais recomendável que a que vem da praia por exemplo (após lavagem, filtragem de conchas e fervuras)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.