Ciclídeos podem saltar o aquário?


Recommended Posts

Acho esteticamente muito apelativo ver um aquário sem tampa, com a iluminação suspença. será seguro usar este tipo com ciclídeos africanos malawi? poderão eles saltar para fora do aqua? Mais algum inconveniente em prescindir da tampa para além da natural maior evaporação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os peixes podem saltar do aquário! Uns têm tendência a assustar-se mais e como tal com maior probabilidade de saltar do aquário.

 

Uma calha eu "L" em toda a volta do aquário resolve 90% dos problemas.

 

Os meus aquários são todos sem tampa e não vejo inconveniente nenhum. A evaporação da água não a vejo como inconveniente!

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A evaporação da água não a vejo como inconveniente!

 

Depende de onde tiveres os aquários, eu tenho os meus no escritório e se os tiveres destapados, é problemático, para os livros, computador, monitores e para as impressoras, etc...

 

Se os tiveres numa sala só para o hobbie bem ventilada até poderá ser uma bos opção, haverá mais trocas gasosas com ar renovado e a qualidade da água melhorará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Tive o meu aqua 120x60x50 destapado durante uns meses valentes...

A experiência teve de bom e de mau:

 

Pontos Positivos:

-Com a evaporação tens que constantemente adicionar água ao aquário repondo assim minerais

-Maiores trocas gasosas melhoram a qualidade da água

-Não há atenuação da luz pela tampa de vidro, o aqua fica com a água muito mais brilhante e os caros wattzitos de iluminação são todos aproveitados

 

Pontos Negativos:

-A evaporação rondava os 2-3 litros por dia, só de imaginar essa água toda a ser absorvida pelas paredes do escritório, livros, móveis.... até fico doente

-A casa começou a cheirar a mofo quando entrava, de tanta humidade no ar

-Utilizo sump e uma vez que 3 litros se iam todos os dias, ao fim de 4 dias o alveolo de recolha (com o motor) já estava quase em seco, parando a filtragem e podendo queimar a bomba... (nem podia ir de férias por mais de 4 dias)

 

Notas adicionais: quanto a poeiras e pequenos lixos que possam cair no aquário, não são problema... tudo vai parar ao filtro sem sequer te aperceberes, aconselho alguma (pequena) ondulação na superficie da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais