Dúvida ramirezi...


jmvr

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Adquiri recentemente 4 Ramirezi (Microgeophagus ramirezi) juvenis (têm cerca de 3,5-4 cm) para o meu aqua de 112 litros, na tentativa de se formar um casal, e depois "reencaminhar" os outros.

Estão muito activos, já com belas cores, perfeitamente adaptados ao aqua, mas estou com um pequeno problema... sexagem :wink: !

Todos têm a região do abdómen com uma cor rosada, e ainda não se nota nada disto:

O macho apresenta a terceira e a quarta membrana dorsal mais desenvolvida, sendo tambem a parte anterior da barbatana dorsal mais alongada

Há disputas territoriais, com dois dominantes, mas isso também pode acontecer se forem 4 fêmeas, não é?

Dúvidas principais:

- Os machos juvenis também têm o abdómen rosado enquanto jovens?

- Com este tamanho já se deveria distinguir diferenças na barbatana dorsal?

- Devo esperar mais algum tempo, ou trocar já algum?

 

Espero e agradeço as vossas opiniões :lol: .

 

Obrigado.

 

P.S. - eu sei que com fotos era muito mais fácil opinar, mas as que tirei ontem á noite não ficaram nada boas :lol: ... tenho que tentar com mais "força". :cry:

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

eu secalhar não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, mas conto-te a minha experiencia.

 

Pelo que sei os machos não teeem a barriga rosada, mesmo quando juvenis. Eu tenho um e ele não tem a a barriga rosada, mesmo quando o adquiri em juvenil.

 

 

Espero ter ajudado,

cumps,

BM

"A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro" -Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas:) vistes bem os bichos? lol é que pelo que sei e por o que cunheço deles não existem machos de barrigas rosadas nem em juvenis.

quanto a tal distinção que se faz entre femea e macho, por causa da barbatana dorsal ser mais longa acho que é pouco exacta(para não dizer nada), pois eu ja tive femeas com a barbatana dorsal maior. para mim o metodo mais eficaz e que não se erra é a cor da barriga se for cor de rosa é femea se não é macho:P

mas tambem acho muito estranho teres logo 4 femeas(é complicado de se arranjar) mas posta ai fotos para o pessoal puder opinar. abraço

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.

 

Realmente, também eu, mesmo com a minha pouca experiência, quanto mais as observo, mais me parecem 4 fêmeas...é "galo" :P !

Duas são claramente dominantes, mas se estivessem noutro aquário, e me pedissem opinião, diria que eram fêmeas, também. Amanhã tenho a tarde livre, vou tentar "acertar" com as fotos, para o pessoal analisar com dados mais concretos.

 

Obrigado pelas ideias :wink: .

 

Fiquem bem.

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos Ciclideos qualquer peixe, macho ou fêmea, pode ser dominante, depende do cardume!

 

Agora, uma coisa é certa, os macho nunca têm a barriga rosa :) ! Em todas as características esta é mais real "Se tem a barriga rosa, é fêmea!".

 

Mas faz assim, pegas nas 2 territoriais e vais trocar por 2 machos adultos.

 

Se quiseres ficar com as 2 territoriais, podes eventualmente, ter problemas com a adaptação dos novos machos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Novamente obrigado a todos pela vossa ajuda :P . É muito importante para quem anda a tentar aprender um pouco mais.

 

Umas fotos tiradas (mal e "porcamente" :) ) ontem à tarde. Desculpem a má qualidade das fotos.

 

Uma das dominantes, com dominada do lado direito:

 

Imagem062.jpg

 

Dominante:

Imagem083.jpg

 

Dominada:

Imagem100.jpg

 

Outra...

Imagem085.jpg

 

Para terminar:

Imagem087.jpg

 

Fico esperando a vossa opinião :P .

 

Um abraço.

 

P.S. - De certeza que ninguém vai notar as algas no vidro :P :D ... regressei ontem de férias, e ainda não as "comprei" com o cartão de crédito :D .

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então, pessoal, as fotos estão assim tão más :D .

Pela ausência de mais respostas, assumi que são 4 fêmeas, e "fiz-me à estrada" para arranjar "garanhão" 8) ...

 

Luis Rodrigues  

 

Boas  

 

tambem acho que tens quatro lindas femeas....  

 

tenta comprar so um macho, espera ate fazerem casal e dispacha as outras.  

 

abraço  

 

Aqui está :? :

 

Imagem129.jpg

 

Imagem118.jpg

 

Será que é desta que tenho um macho :?:!::?

 

Digam de vossa justiça, SFF :? .

 

Abraço.

 

P.S. - Os bichos são provenientes da Alemanha, mas não sei a casa...

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente uma fêmea!

 

Estás a ver o ponto negro? O macho tem o mesmo ponto mas todo sarapintado de manchinhas metalizadas azuis ou verdes que faz com que quase não se perceba que a mancha existe.

 

A fêmea, por seu turno, tem sempre a mancha bem negra orlada das tais pintas metalizadas. Além de que está com a barriga rosa!!!

 

É claramente uma fêmea!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, parece-me que compraste um macho, mas ainda é novo e ainda não está ambientado!

 

Trocaste o macho ou simplesmente o colocaste com as 4 fêmeas?

 

É que, se não tiraste as dominantes, com esse macho introvertido ainda, vais ter problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo.

 

Pois, realmente tive que colocá-lo com as 4 fêmeas, porque naquela loja já não havia ramis, tive que ir a outra, não pude fazer troca.

A foto do macho foi tirada assim que ele chegou ao aqua, portanto não estava mínimamente ambientado.

Ele é ligeiramente maior que as fêmeas, portanto penso que assim que se ambiente, possa dominar "as gajas" :twisted: !

De qualquer das formas vou estar atento, se notar perseguições constantes ao macho, devolvo as dominantes à loja, até já combinei com o empregado.

 

Obrigado pela ajuda :wink: .

 

Fiquem bem.

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Claramente uma fêmea!

 

Estás a ver o ponto negro? O macho tem o mesmo ponto mas todo sarapintado de manchinhas metalizadas azuis ou verdes que faz com que quase não se perceba que a mancha existe.

 

A fêmea, por seu turno, tem sempre a mancha bem negra orlada das tais pintas metalizadas. Além de que está com a barriga rosa!!!

 

É claramente uma fêmea!

 

mas a pinta grande é essa que estas a falar?ou a mais pequena atras?

 

ja agora podem ver se o que tenho e macho ou femea?

img0797xz3.jpg

img0805ld5.jpg

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais