pH desce muito rapidamente


patricia duarte

Recommended Posts

Regal, o aqua está montado e a funcionar desde o inicio deste ano, lá dentro tenho várias anúbias em mopani e fetos de java em videiras, sempre tive todo os parametros em ordem, nitritos, nitratos,amónia, ferro, pH, etc. tudo em ordem. Agora de há quase três semanas para cá é que o pH desparou. Não sei se tem a ver com isso ou não mas o descontrolo no pH foi coincidente com o aumento das temperaturas. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Os parametros actuais do aqua são os seguintes:

pH- 6

nitritos- 0,1

amonia- 0

gh- ~40 mg/l

kh- ~10 mg/l

Já agora como é que posso fazer para manter a temperatura da água constante, é que estou quase a ir de férias e com as temperaturas que se fazem sentir a temperatura da água despara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kh- ~10 mg/l.

Voilá. Só tens que fazer subir esse kH para 30 ou 40mg.

De preferencia sem subir o pH... o que acho muito complicado.

 

Resumindo, a tua agua quase não tem poder tampão nenhum... dai acontecer essa quebra meio subita de pH.

 

Uma das soluções é fazer TPA's com mais frequencia.

 

Já agora como é que posso fazer para manter a temperatura da água constante, é que estou quase a ir de férias e com as temperaturas que se fazem sentir a temperatura da água despara.

Podes por uma ventoinha direccionada para o topo do aqua, ligada a um temporizador.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos de videira também ajudam. Coloca uma colher de sal para cada 50 litros para elevar o KH e depois faz TPAs com mais frequência com água de PH mais elevado. Durante 3 semanas adiciona 1 colher de sopa de sal grosso para cada 50 litros de água. 1 vez por semana com TPAs mais próximas, tipo de 3 em 3 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Patrícia

Tu fizeste esta mesma pergunta num tópico meu e deite algumas sugestões, lá…algumas um pouco diferentes…mas acho que vai dar no mesmo…agora acho pôr uma colher de sopa de sal por 50lt de agua…não vai dar certo…isso são discus não são ciclideos dos lagos…

Quanto ao problema da temperatura, resolve-se pondo o termóstato a 25-26ºC e diminui o período de iluminação para 6horas e reduz para metade da intensidade se possível, (isto se as plantas que tiveres forem só as que mencionaste acima…)

Beijos, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Aqua,

 

Relembro-te que também só tenho Discus :twisted:

 

Para subir o Kh eu uso sal e dá um certo resultado, além de que não dispara o PH!

 

É uma questão de experimentar, mal não vai fazer, de certeza! :twisted: Estamos a falar de uma vez por semana durante 3 semanas, ou seja, 3 vezes espaçado de uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tambem meto sal, mas é uma colher de chá por 100lt, mas só fasso isso uma vez por mês e porque só uso agua de osmose...

O que eu acho é que uma colher de sopa por 50lt é muito...

E também acho que o que disseste, de ela passar a fazer TPA's de 3 em 3 dias deve ser suficiente para resolver esse "problema", se formos considerar um problema os discus estarem a pH 5...mas como ela disse que isso começou com o calor...deve ser por causa de excesso de materia organica que está a provocar isso (aumento da decomposição feita pelas bactérias logo deminuição do pH).

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tambem meto sal, mas é uma colher de chá por 100lt, mas só fasso isso uma vez por mês e porque só uso agua de osmose...

 

Pois, eu não uso osmose. É claro que com Osmose não se pode usar qualquer produto em excesso, pois a variação é imensa, penso que não seja o caso da Patricia.

 

O que eu acho é que uma colher de sopa por 50lt é muito...
No meu caso, não acho... no teu, sim!

 

E também acho que o que disseste, de ela passar a fazer TPA's de 3 em 3 dias deve ser suficiente para resolver esse "problema"

 

É óbvio que isto devia ser o normal e não só em caso de descontrolo!

 

, se formos considerar um problema os discus estarem a pH 5...mas como ela disse que isso começou com o calor...deve ser por causa de excesso de materia organica que está a provocar isso (aumento da decomposição feita pelas bactérias logo deminuição do pH).

 

Pois, os Discus estarem em Ph 5 não é nada de outro mundo, o problema são as variações que ele pode ter com um Kh baixo. Os meus Discus já estiveram a 5 e, se calhar, até mais baixo e a única diferença é que punham que nem galinhas :shock:

 

Realmente é capaz de haver aí um descontrolo de acumulação de matéria orgânica, para os Discus não é mau desde que a amónia e NO2 estejam controlados, bem como haver detritivaros em excesso, do tipo Melanoides Tuberculata. Os Discus gostam de águas maduras e moles, mas sem elementos tóxicos.

 

A Patricia é que tem de fazer uma avaliação ao seu sistema de filtragem e ver se é suficiente para a água e peixes que tem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais