Inicio de aquariofilia complicado


IsabelF

Recommended Posts

Boa tarde,

Vou tentar expor o nosso problema..

 

Decidimos ter um aquário, mas começamos por um pequeno de 9 lt, água fria.

Compramos areão, planta artificial e um filtro mecânico com capacidade de 220l/hora (normalmente está pela metade, 110). Líquido para controlo do cloro e acho que é tudo.

 

O primeiro peixe foi um telescópio preto, mas passado uma semana apareceu com pintas brancas, vimos que era icitio, não fomos a tempo do tratamento, morreu.

 

Mudamos tudo e compramos dois Kinguio.

Parecia tudo bem, mas ao fim de +/- uma semana um deles ficou subitamente muito parado e morreu nesse dia. Dava a sensação que tinha dificuldade em respirar. O segunda parcecia bem, mas ao fim de uns dias ficou exectamente igual e morreu..

 

Estamos um pouco desiludidos, porque de certeza que estamos a fazer algo errado..

 

Ah, temos um termómetro, mas não houve mudanças de temperatura..26º, 27º

 

Agradeço ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para começar comprar um aquário maior, 9 lts para dois peixes é muito pouco... ;)

 

Pense num de 60 litros, já dava para ter mais peixes, com melhores condições e aquários com essa capacidade são baratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-Aquarios grandes são mais faceis de estabilizar

2-foi so um erro...com os erros aprende-se

3-boa sorte para o teu futuro maior aquario ( espero eu)

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de 9L não é um aquário! É um penico e dos fracos :wink::wink:

 

Nun aquário desse tamanho é impossível, ou quase impossível conseguir ter a água estabilizada e com o ciclo de azoto a funcionar.

 

Queres iniciar-te no hoby da melhor forma? Compra ou manda fazer um aquário de 60L, e o melhor será um de 200L. :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá isabelf

 

a ideia de começar por um aquário de peixes de água fria não é fundamental para o sucesso. eu iniciei-me em água quente, DEPOIS de 1 ano de muita leitura (não foi 1 ano inteiramente dedicado à leitura obviamente AAHAHAHAH mas só para dar uma ideia de que quanto mais lia mais receios tinha e menos parecia que percebia, até que as peças do puzzle se começaram a encaixar...), de qualquer maneira, tem vindo a ser um sucesso.

 

já tens outro aquário? 9litros não é um bom começo. sou da mesma opinião dos 60 litros para cima.

 

EDIT - com a pressa esqueci-me do fundamental:

parece-me (corrige-me se eu estiver errado) que o que fizeram de mal foi preocuparem-se com o aquário, areão, planta artificial, e prontamente com o aquário montado colocar lá o peixito... se foi isso, então é o ciclo do azoto que não estava estabelecido, mas lê os link´s aqui já referidos, e vais perceber isso, se não perceberes (é normal ser tudo uma confusão ao início) vem aqui que a gente vai-te orientando.

 

outra coisa: plantas verdadeiras não é nenhum bicho de 7 cabeças SE se souber minimamente que são seres vivos e que precisam de condições para viver e crescer. só digo isto porque o aquário e a sua estabilização, e a vida dos peixes, só têm a ganhar com as plantas vivas. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Isabel.

 

Em primeiro fazes bem em vir aqui colocar as tuas questões, ( pois dentro de varias linhas de texto, ainda se vai aprendendo e ensinando algo sobre a aquariofilia ).

 

A aquariofilia tem varias ramos, como por exemplo agua fria, agua quente ( tropicais ), salgada, lagos, etc... Mas o importante depois de se escolher qual o tipo que queremos, e conseguir ter a água estabilizada e com o ciclo de azoto a funcionar, ora aqui nestes dois paremetros, sendo os mais importantes mas que estao directamente ligados a varias variaveis:

 

Tamanho do aquario.

Tipo de Biotopo a ter.

Tipo de peixes.

Filtragem.

Manutemçao.

Etc.

 

O que se passou com com o teu aqua 9L, só tenho uma coisa a dizer...era previsivel. :P

 

E depois de dares uma vista de olhos por aqui pelo forum, vais chegar a conclusao que realmente 9L dao bem é para colocar flores ( e eu pessoalmente gosto mais de as ver nos jardins :P:lol::lol:

 

Mas se gostas, acho que sim, que deves continuar, nao te esqueças que muitos dos users deste forum tb já mataram :shock: muitos peixes.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.