KH e GH vs PH - Baixar?


Recommended Posts

Tenho problemas de KH/PH!

 

Montei o aquário à duas semanas, a água da torneira tem uma dureza de 15dKHº e um Ph de 7.5!

No entanto, quando entra para o aquário dispara para os 20dKHº/8.0Ph!

Tentei reduzi-lo com um produto que o baixa-se! A dureza desceu pra 12 com 100Ml do produto, o PH manteve-se...

 

Não sou a favor da filtração com Turfa, pois odeio a coloração que deixa na água... os troncos igualmente deixam a coloração na água, mas mesmo assim coloquei um muito bem fervido com sal, tudo se manteve...

 

Ha mais alguma maneira de reduzir estes dois valores??

 

Obrigado

 

 

 

Beijos

:wink:

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionar ácido...

 

Mas pelos vistos, deves ter algo calcário no aquário para o pH e KH aumentarem... ou então é a água que por si só já é calcária, e traz algum CO2 dissolvido.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei o aquário à duas semanas, a água da torneira tem uma dureza de 15dKHº e um Ph de 7.5!

 

Luis, olha para os valores da água da torneira dela, não estão assim tão altos... :oops:

Ana, aposto que tens decoração calcária (rochas, conchas) ou é do areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ana,

 

Provavelmente estás a promover uma boa oxigenação do aqua, o que faz com que o CO2 se liberte. É esse fenomeno que está a fazer com que o pH da tua agua suba.

A mim acontece-me o mesmo. Resolvo o problema adicionando acidos 'fortes'... e deixando a agua estagiar por 48h antes das mudas, para estabilizar valores.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho uma boa oxigenação!

Até coloquei uma cabeça motorizada a movimentar a água da superficie... para que a pelicula gurdorosa se dissipasse!

Não ha nada calcário no aquário, aliás, não ha mesmo "nada" no aquário! Apenas areão biológico e o tronco! Estou à espera de Plantas para poder povoar melhor o aquário!

 

Beijinhos

:oops:

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionar ácido...

 

Quando Adiciono Sera Ph Minus o ph desce na altura, mas logo volta a subir!

Acho que ainda não é por aí.... :lol:

 

 

 

Beijinho

:D

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quando Adiciono Sera Ph Minus o ph desce na altura, mas logo volta a subir!

Acho que ainda não é por aí....

É por aí é... tens de "desfazer" a capacidade tampão da água primeiro...

 

Se dizes que não tens nada calcário no aquário, é o que eu já disse... a tua água já é calcária, traz é CO2 dissolvido.

Pega num litro dessa água, coloca uma pedra difusora a arejar e passado um dia volta a medir o pH... se for superior ao inicial, é porque tens CO2 dissolvido na água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A ideia do Jorge Serrenho, em termos de ter certezas é a melhor. Tem é o inconveniente de ser mais caro...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pega num litro dessa água, coloca uma pedra difusora a arejar e passado um dia volta a medir o pH... se for superior ao inicial, é porque tens CO2 dissolvido na água.

 

Exactamente!

 

 

 

Beijos ;)

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ph não baixa...

Kh 5ºdKh

Ph 8

:(

Oi,

 

Mas queres baixar para quanto? se for até aos 7.5, com esse kH acho que consegues com turfa. (se bem que a longo prazo vai sair caro). se queres baixar para 7 ou 6.8, terás que pensar em algo mais drastico... acidos.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suja? dá uma cor amarelada é verdade, mas não suja. o Excesso de alimentação é que suja a água...

 

Mas eu não gosto... olhem tenho o GH muito alto... hoje fiz todos os testes que tenho:

 

NH4/NH3 -> 0.0Mg/l

NO2 -> 0,1Mg/l

NO4 -> 5Mg/l

GH -> 10ºdKH

KH -> 4ºdKh

PH -> 7,5

 

 

E agora??? como se baixa o GH???

 

 

Beijos :D

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E agora??? como se baixa o GH???

Fazendo trocas de água, com uma água com o GH mais baixo... osmose por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GH          -> 10ºdKH

 

E agora??? como se baixa o GH???

Oi Ana,

 

Para escalares e gouramis esse gH está muito bom. Não te esqueças é de fazer as TPA's, de preferencia com agua de iguais parametros.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E agora??? como se baixa o GH???

 

Há séculos escrevi o seguinte no tópico:

 

Experimente meter água destilada ou de osmose misturada com a água da torneira... Faz pequenos milagres...

 

Será que a tinta deste post não é visivel sob certos àngulos? Parece-me que não... :oops:

 

Entretanto se pretende uma abordagem mais radical leia esta página. Tem de ler especialmente o ultimo parágrafo que é onde esta a solução para o seu problema.

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há séculos escrevi o seguinte no tópico:

 

Experimente meter água destilada ou de osmose misturada com a água da torneira... Faz pequenos milagres...

 

Será que a tinta deste post não é visivel sob certos àngulos? Parece-me que não... :(

Calma Jorge.... agua destilada não é solução a medio/longo prazo e a osmose não está ace$$ivel a toda a gente.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

agua destilada não é solução a medio/longo prazo e a osmose não está ace$$ivel a toda a gente.

 

Essa não entendi. água destilada misturada com água da torneira vai diluir os sais que se encontram na segunda e originará uma descida da dureza da mesma. Eu uso há algum tempo e até agora dou-me bem com o procedimento. o meu gHº está a 3.36 enquanto que a água que sai da torneira está a 5.6...

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.