Tronco para aquário


Glorioso_18

Recommended Posts

Boas

Arranjaram-me estes troncos para por no aquário, a minha dúvida é se posso meter esta madeira, visto que não sei qual e a madeira em questão e quem me a arranjou também não sabe...

A madeira já está seca à uns bons anos, e pelo que percebi apenas não se pode meter madeiras resinosas no aquário, sendo que esta não me parece resinosa.

Deixo aqui umas fotos para ver se alguém sabe se esta madeira pode mesmo ir para o aquário ou não (ainda tá com um bocadinho de pó :wink:).

Consigo arranjar mais fotos se alguém tiver na dúvida e achar que com mais umas fotos consegue identificar a madeira.

Obrigado

 

1yp3.th.jpg

2nk2.th.jpg

3dm8.th.jpg

4mg9.th.jpg

5fv5.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites. Não sendo de forma alguma especialista, acredito que seja resinosa pela presença de vasos. Ainda assim, e se dizes que está seca a muito tempo, lava-a muito bem lavada, se possivel ferve-a ou dá-lhe banho de agua a ferver, coloca-a em agua salgada com uma boa concentração de sal durante uma semana (ficas com a garantia que morre a bicharada toda que possa haver no tronco) e de seguida limpa-o em agua corrente e volta a coloca-lo agora em agua doce. Se passado uma semana a agua não se encontrar tingida, e baseando-me naquilo que lei-o pelo forum, encontra-se apto a entrar no aquario. Muito importante tambem é que absorve agua suficiente para afundar. Esse foi o meu 'modus operandi' e não tive qualquer problema. Ainda assim vigia a agua do aquário após a indução do tronco. Como se diz na giria, 'o seguro morreu de velho!'.

Um abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pela informação.

Isto já está seco há uns 30 anos pelo que me disseram, se não for mais...

Vou fazer isso então.

Só uma pergunta: disse que o tronco pode ir para o aquário se a agua onde o puser não tiver tingida, no entanto tenho lido aqui que por vezes, troncos de madeira que se pode por no aquário, tingem um pouco a água e no entanto estão "aptos" para estar no aquário (se estiver enganado corrijam-me). Ou esses troncos apenas tingem a água no principio?

É só para saber se o tronco tingir um pouco a água se não o posso por mesmo no aquário ou se há possibilidade de se por lá.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os troncos libertam taninos ao serem mergulhados na água. Podem eventualmente parar de tingir a água ao fim de pouco tempo, assim como podem não parar de tingir. Quanto á questão se pode ou não colocar no aquário a resposta é sim. O facto dos troncos libertarem taninos não quer dizer que os seus peixes não gostem ou que lhes faça mal, há é aquariofilistas que não gostam do aspecto. :twisted::oops: Aproveito ainda para referir que madeira resinosa é má aposta a curto/médio prazo e que antes de tudo deverá lavar, raspar e eliminar pequenos galhos e se possivel ferver o tronco para evitar possiveis problemas,

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

Isso já ia fazer, eliminar algumas fagulhas que tão no tronco e raspá-lo, e depois vou seguir as indicações do membro jmdcfigueiredo, penso que seja o suficiente. Mas já agora acha que o tronco se vai dar no aquário com este tratamento ou nem por isso?

Obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.