co2 caseiro


pdrgrr

Recommended Posts

boas,

 

há alguns dias coloquei uma serie de duvidas que prontamente vi esclarecidas, o meu obrigado.

 

neste momento tenho o meu aqua "estavel", ou seja um dos meus problemas era o ph muito alto (8.5/9) :D , agora (há já 2 semanas), está 6.5/7.

 

para já resta apenas 1 dúvida (para já!!!) :twisted:

 

fiz 1 solução caseira de co2

Receita: 4 colheres sopa açucar; 1 colher de cafe fermipan; 1 colher de cha de bicarbonato de sodio. p 500ml agua

NOTA: tripliquei a receita pois fiz a solução com 1.5l água.

o problema é que esta solução só dura 4/5 dias, será que é normal durar assim tão pouco???

 

a saber que o deposito de está sempre a debitar CO2, durante 10 horas para dentro do aqua e as restantes para fora (para evitar retirar a pedra difusora de dentro do aqua, visto que esta está enterrada no areão, coloque 1 tê na mangueira com 2 torneiras, 1 para cortar a injecção para dentro do aqua, e a outra para fora do aqua para abrir quando fecho a injecção do aqua.

bons mergulhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz 1 solução caseira  de co2

Receita: 4 colheres sopa açucar; 1 colher de cafe fermipan; 1 colher de cha de bicarbonato de sodio. p 500ml agua

NOTA: tripliquei a receita pois fiz a solução com 1.5l água.

o problema é que esta solução só dura 4/5 dias, será que é normal durar assim tão pouco???

 

Esta receita é para 1 lt de água e devia ser uma caneca de chá de açucar. Como fizeste, as bactérias são muitas, o açucar (é o alimento delas) dura pouco e elas apenas "trabalham" durante 4 dias, depois morrem...a solução devia durar umas 2 ou 3 semanas. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É normalíssimo acontecer como descreves... :twisted:

 

Primeiro, tens pouca água para tanto fermento, açúcar e água...

Ou seja, a açúcar vai ser consumido ao mesmo ritmo que numa garrafa de 1.5 litros, mas a água vai ficar saturada de álcool mais rapidamente, levando à morte dos fungos/leveduras prematuramente.

 

Segundo, tu dizes que durante o período diurno injectas no aquário. No período nocturno liberta-lo para outro lado... pergunto eu, que outro lado?

Para o ar? É que como a pressão atmosférica é muito menor que a do aquário, a velocidade de escape é muito maior, perdendo tu muito CO2 durante a noite :D

Diz-me uma coisa, não notas uma dificuldade no arranque quando se ligam as luzes, e consequentemente, abres o CO2 para o teu aquário? Tipo, teres de esperar alguns minutos até que comeces a ver borbulhar CO2 na água...?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso já foi debatido inúmeras vezes aqui no Fórum...

 

Mas aqui vai de novo:

 

Para uma garrafa de 1,5 litros:

 

1,25 litros de água sem cloro (o suficiente paraa mistura ficar a 6-7 cms do topo).

1 chávena de chá de açúcar

1 colher de café de fermipan

1,5 colheres de café de bicarbonato de sódio

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta foi:

 

[a quantidade " ideal / aproximada ", em gramas p/ litro de agua.]

 

isto, para ter uma noção mais precisa da quantidade dos elementos.

Colheres e chávenas há muitas, mal cheias, bem cheias, grossas, finas..... :oops:

 

Abraço

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta foi:  

 

[a quantidade " ideal / aproximada ", em gramas p/ litro de agua.]

 

isto, para ter uma noção mais precisa da quantidade dos elementos.

Colheres e chávenas  há muitas, mal cheias, bem cheias, grossas, finas..... :oops:  

 

Abraço

Carlos Leitão

 

:oops: :D Colheres de café e chavenas de chá, têm todas as mesmas medidas. Medidas rasas, enches até às bordas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Colheres de café e chavenas de chá, têm todas as mesmas medidas. Medidas rasas, enches até às bordas.

Nem mais... :oops:

 

Já agora Carlos, a menos que tenhas uma balança que meça gramas (nem vou entrar nas décimas de grama), de que te vale a pena pedir o peso destes produtos? Do açúcar ainda vá que não vá, que com um copo de medida pode-se estimar minimamente bem, pois é uma grande quantidade. Agora com 1, 2 gramas? :oops: Não me parece.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Há mais factores em jogo que massas dos produtos. Salinidade da água, pH inicial, temperatura, etc... Tudo isto condiciona a fermentação das leveduras.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cada vez fico mais entusiasmado com este forum, todos voces demonstrão um enorme conhecimento e para mim que gosto de levar as coisa a serio, isso é optimo.

 

não notas uma dificuldade no arranque quando se ligam as luzes, e consequentemente, abres o CO2 para o teu aquário? Tipo, teres de esperar alguns minutos até que comeces a ver borbulhar CO2 na água...?

 

é mesmo isso que acontece.

 

já agora o bicarbonato de sódio é mesmo indespensável, pois já li aqui no forum que este aumenta o ph, e este é 1 dos meus problemas. (ph muito alto)

bons mergulhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

já agora o bicarbonato de sódio é mesmo indespensável, pois já li aqui no forum que este aumenta o ph, e este é 1 dos meus problemas. (ph muito alto)

Calma... estás a fazer um pouco de confusão.

 

O Bicarbonato de Sódio não interfere com o pH da água do aquário.

O Bicarbonato de Sódio serve para quando as leveduras começarem a fermentar, a libertar CO2, e este se dissolva na água da mistura, baixando o pH, e minimizando a produção de CO2 por parte das leveduras.

 

Ou querias dizer: "A água da minha torneira já é alto demais, e isso não é já bom para as leveduras?"

Não... daí ter indicado para usares uma água sem cloro. Tipo água engarrafada. Pode parecer um pouco mesquinho, mas a água sem cloro maximiza uma fermentação. Coisa que com água da torneira, a menos que lhe retires o cloro ou cloramina, não acontece...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prontosss

 

Com a idade que tenho já me habituei a pensar um bocadinho.

Se perguntei o peso em gramas é porque tenho a possibilidade de fazer pesagens com precisão (0,1 g).

Já reparei que vocês teem que aturar muito "xarope", as minhas dúvidas, ( e são tantas) tem sido tiradas na boleia de outros tópicos.

Esta pergunta já estava engatada a algum tempo, por isso a minha insistência.

 

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então... podes pegar numa data de colheres de café, e fazer uma data de medições :oops: Depois arranjas uma folha de excel, fazes uma distribuição, minimizas os erros, etc... :oops:

 

Tal como disse no outro post, não faz grande sentido, pois os outros factores influenciam tanto ou mais que uma pequena variação de massa...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... daí ter indicado para usares uma água sem cloro. Tipo água engarrafada. Pode parecer um pouco mesquinho, mas a água sem cloro maximiza uma fermentação. Coisa que com água da torneira, a menos que lhe retires o cloro ou cloramina, não acontece...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Eu uso água tirada do aqua, durante uma TPA...queres coisa melhor? Ia para o lixo e não tem cloro nenhum... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prontosss

 

Com a idade que tenho já me habituei a pensar um bocadinho.

Se perguntei o peso em gramas é porque tenho a possibilidade de fazer pesagens com precisão (0,1 g).  

Já reparei que vocês teem que aturar muito "xarope", as minhas dúvidas, ( e são tantas) tem sido tiradas na boleia de outros tópicos.

Esta pergunta já estava engatada a algum tempo, por isso a minha insistência.

 

Carlos Leitão

 

Quando utilizava CO2 por fermentação, utilizava:

 

:oops: 1/2 Kg de açúcar

:arrow: 1 saqueta de fermipan ou 2 quadrados tipo caldos knorr de fermento de padeiro

:arrow: 20g de bicabornato

 

:arrow: Isto para 1,5L de água

 

Cmpts

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado, pela resposta, estava dificil de ter valores numéricos,(para referencia) das contidades. Na observação deste tópico já me apercebi que estava a colocar pouco açucar para o resto dos elementos.

 

Já agora, uso açucar amarelo, é mesmo resultado do branco?

 

Um abraço

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a mistura é que fica com uma cor mais "moderna"...para as bactérias, é comida. Seja açucar branco, amarelo, lilás, às bolinhas amarelas, marcha tudo!!!! :wink::twisted: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes a todos,

no meio de tanto conhecimento neste forum sinto-me mesmo um leigo na matéria e eu a pensar que ate ja percebia alguma coisa de aquários vejam bem.....

 

isto que voces falam é algo que me faz confusão, porque até hoje eu pensava que as unicas bolinhas que deviam circular num aquário eram as que a minha bomba de oxigenação deita através de uma pedra verde difusora, e as que os peixes largam de vez em quando lol

 

Agora expliquem-me como se eu fosse mesmo muito burro, como por esta historia do Co2 caseiro a funcionar. como adaptar a garrafa ao aquario e o que a faz funcionar?

 

eu tenho tudo o que voces dizem em casa, bicarbonato, fermento, coca-cola, acucar, garrafa, e imaginem até colheres lol. mas por favor expliquem-me. o meu aquario vai mesmo sofrer uma remodelação...

 

desde ja obrigado

cumprimentos e lárguras

 

João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Agora expliquem-me como se eu fosse mesmo muito burro, como por esta historia do Co2 caseiro a funcionar. como adaptar a garrafa ao aquario e o que a faz funcionar?  

 

Mesmo achando que é muito burro consegue perceber que no canto superior direito da página há este simbolo: icon_mini_search.gif e que clicando nele vai permitir-lhe fazer uma busca exaustiva do que quiser. Neste caso basta colocar "CO2" no campo a pesquisar e vai descobrir que há dezenas de tópicos relacionados com o assunto. Possivelmente encontrara alguns tópicos com duvidas iguais ás suas.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.