CO2 Nutrafin - não reage


Recommended Posts

Boas,

 

Eu sei que este tópico poderá parecer repetitivo, mas não é.

Decidi fazer injecção de CO2 para ajudar ao crescimento das plantas. O aqua tem 60L e como tal, também porque queria as coisas um pouco mais bonitas, comprei o kit CO2 da Nutrafin, com o objectivo de, depois de acabarem as recargas, fazer a mistela caseira.

 

O que aconteceu é que fiz a mistela como explicava lá (açucar até ao primeiro nível, juntar os dois pacotes da recarga e depois encher com água até ao segundo nível. Apertei bem para que não houvesse fugas e coloquei no aqua. Pelo que li aqui no forum deveria ter bolhas ao fim de uma ou duas horas. Passou a noite inteira e não há reacção!!!

 

O que é que poderá estar errado?

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro,

O CO2 "caseiro", dependendo da mistura, pode ter reacção ao fim de duas horas...

Esse demora entre 2 a 3 dias. Mas depois também dura mais de um mês... Portanto, não te aflijas... :?

 

Já agora, usaste àgua da torneira, fria? Ou usaste àgua do aquário ou destilada?

 

Fica bem.

Sérgio

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... já estou mais tranquilo....

 

Usei água da torneira. Nas instruções dizia que não se devia usar água do aqua. Estive para usar água engarrafada por ser mineralizada e não conter cloro ou quaisquer outro químicos, mas não tinha na altura.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei CO2 caseiro com essas botijas durante muito tempo e demorava apenas umas horas a começarem a sair bolhas.

 

Convém dissolver primeiro o açucar em água (a engarrafada é melhor) e só depois acrescentar o fermento (fermipan) e o bicarbonato de sódio. Espera meia hora e depois fecha a botija e liga-a ao difusor

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... já estou mais tranquilo....

 

Usei água da torneira. Nas instruções dizia que não se devia usar água do aqua. Estive para usar água engarrafada por ser mineralizada e não conter cloro ou quaisquer outro químicos, mas não tinha na altura.

 

a agua da torneira serve perfeitamente. desaconselham usar agua do aquario pois contem uma diversidade de bacterias que facilmente se iam aproveitar do açucar e competir com as leveduras que queres cultivar. por isso convem usar agua relativamente esterilizada, como o caso da agua da torneira.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso um kit desses, e no meu caso passado duas horas já tenho bolhinhas até demais... (embora eles digam que pode demorar 10 horas)

 

No entanto cada caso é um caso.... puseste água fria? (não é aconselhável)

 

Entretanto uma dúvida, num aquário de 60 litros tenho o co2 a lançar um bolha de 5 em 5 segundos, acho que é demais até porque os peixes têm boqueado á superficie mais do que costume... se fôr demais, como posso diminuir o número de co2?

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem quando cheguei a casa la estava o CO2 a lançar uma bolha a cada 3 segundos. Esta é a reacção normal / esperada? ou vai aumentar o fluxo de libertação de CO2? É que eu nunca assisti ao processo em outros aquas...

 

Outra coisa... eu acho o difusor do kit da nutrafin assim o bocado a dar para o horroroso. É muito grande e pouco estético. Existem outras alternativas que possa colocar?

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... se fôr demais, como posso diminuir o número de co2?

 

Fácil.

Não podes ter controlo sobre a produção de CO2, mas tens controlo sobre a sua injecção no aqua. Menos CO2 = colocas a ponteira do tubo num nível mais elevado do difusor, logo as bolhas terão um contacto mais curto com a àgua :P

 

Ontem quando cheguei a casa la estava o CO2 a lançar uma bolha a cada 3 segundos. Esta é a reacção normal / esperada? ou vai aumentar o fluxo de libertação de CO2? É que eu nunca assisti ao processo em outros aquas...

 

Julgo ser normal que nas primeiras horas a reacção seja mais violenta e/ou instável. Tem tendência a estabilizar o fluxo à medida que a mistura perde a potência inicial.

 

Fiquem bem.

Sérgio

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se adicionares mais fermento, a reacção é mais rápida e as bolhas saem com menor tempo de intervalo.

Se adicionares menos fermento, a reacção demora mais tempo a iniciar-se e as bolhas saem mais compassadas, além de que dura para mais tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz uma mistura caseira e nao deu nada, ao fim de um dia fiz outra igual so que misturei os pos todos bem depois a agua e tornei a agitar tudo muito bem, passado pouco tempo ja tava a bombar a força toda

obrigada e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.