Similis [URGENTE]


Gonçalo

Recommended Posts

boas!!

 

passa-se qualquer coisa com os meus similis! :?

 

nos ultimos dias a temperetura do meu aqua tem andado muito elevada. . . ja nao tenho la termostato mas mesmo assim continua a 30º.

 

acontece que ha coisa de dois dias morreu-me um similis. ele começou a ficar com a barriga inchada e as escamas a sair ligeiramente para fora, ate que acabou por morrer.

 

agora estou a ver um outro similis tambem a ficar com a barriga inchada, o mais privavel e morrer tambem.

 

e estranho porque o resto da colonia nao apresenta qualquer sintoma e anda, aparentemente, bem.

 

o que poderá ser isto? tem alguma coisa a ver com o calor?

 

gostaria de receber ajuda, pois nao queria mesmo nada ficar sem peixes!!

 

cumpts!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho o aqua ha algum tempo!

 

Isto nunca tinha acontecido. Tive a faser os testes e esta tudo dentro dos niveis normais!

 

quanto a comida doulhes duas, as veses tres, veses por dia e vario entre sera granugreen e flocos da sera flora. dou comida em quantidades nao muito excecivas!

 

nesse aqua tambem tenho cyps e esse estao lindamente, inclusive ate tenho uma criadeira com cerca de 20 alevins de cyps e estao lindamente!

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sera granu green é das piores comidas que anda no mercado!

 

Tenta darlhes um granulado mais fino e com mais proteinas. Tantos os similis como os cypris vão agradecer.

 

Tens excelentes comidas no mercado. Podes dar também de vez em quando artémia congelada ou outras.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu dou-lhes cyclops congelado de ves em quando.

 

So nao consigo perceber e porque e que depois de mais de 7 meses de dar daquela comida aos peixes so agora se comece a manifestar! :roll:

 

cumpts e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez porque só agora os peixes estão submetidos a um stress superior devido às temperaturas mais elevadas.

 

Maior temperatura= menos oxigéneo dissolvido = mais dificuldades.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... ele começou a ficar com a barriga inchada e as escamas a sair ligeiramente para fora, ate que acabou por morrer.

 

agora estou a ver um outro similis tambem a ficar com a barriga inchada, o mais privavel e morrer tambem...

 

Não será hidropsia? eu apontava para aí.

Que achas João?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...tudo indica que seja hidropsia! O problema da hidropsia é que quando se manifesta já não há grande coisa a fazer. Por isso eu insisto em se saber a causa! Podem ser inumeras causas, uma das quias poderá ser, como o Nuno diz, uma alimentação fraca aliada ao stress pelas alterações da água?

 

Nos meus peixes, principalmente nos mais jovens, acontecem por vezes casos de hidropsia pontuais ou outras doenças, mas é como tudo: nem todos podem ser saudáveis! No meio de 100 se morrerem uns 5 ou 6 acho que são casos pontuais e normais.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hidropsia costuma ser fatal na grande maioria das vezes e dependendo da espécie pode ser contagiosa, mas não penso que os cys e os similis tenham problemas.

Podes tentar o tratamento com flagyl ou com sera bactopur direct (os comprimidos) mas os resultados desses tratamentos não costumam ter uma eficácia por aí além infelizmente.

 

Mas mais que tratar a doença é descobrir a causa.

A hidropsia resulta normalmente do descontrolo das bactérias presentes no intestino do peixe que provocam a acomulação de liquidos e o aspecto inchado e de escamas levantadas.

 

Costuma normalmente parecer em situações de stress mais elevado para os peixes. As causas do stress podem ser várias, desde a má alimentação, à má qualidade da água, a agressões por parte de outros peixes.

 

Diria que no teu caso é um pouco o que o João te disse... má alimentação (fraca qualidade) aliada ao facto da temperatura estar mais elevada.

Talvez aumentando a agitação superficial da água possa resolver de forma parcial o problema das temperaturas. Já a alimentação é uma questão de mudares de marca.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais