Flash Publicado Fevereiro 17, 2004 Publicado Fevereiro 17, 2004 Boas O prob é o seguinte... desde a montagem do meu aqua surgiram varios problemas como algas castanhas , verdes , luz... etc... mas tudo superado até agora.... O que me CHATEIA REALMENTE é que a água do aqua está turva !! Meio esbranquiçada , turva, nevoeiro ... sei lá ... chamem o que quizerem.... Fiz uma troca parcial de 50% da agua á dois dias.... no dia da troca melhorou mas depois voltou á carga ! Os meus peixes estão de optima saude !! Comem muito bem... Tirei metade dos peixes e mudei para outro... Neste aqua estão os 6 escalares, e 10 neos, 2 limpa fundos , 2 limpa vidros .... O áqua é de 500L ( que é obvio que a agua não está assim por superpopulação ) Reduzi o numero de horas a luz !! de 14 para 8 horas !! Tenho 2 filtros externos... com Ceramica e carvão activado e o "algodão " .... Estou a pensar por num deles só ceramica e no outro só o "algodão" Que acham ? Será que a ciclagem não está formada ? Verdade seja dita... só esteve em vazio o aqua uma semana.. mas tratei de por o Sera Nutrivec !! Ontem á noite meti Sera Morena.... porque ando a pensar por discos e como já tenho escalares.... Alguma ideia ? Pessoal perito na área !! Agradesso imenso a ajuda ... Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Visitante Publicado: Fevereiro 17, 2004 Publicado: Fevereiro 17, 2004 viva, Deverá ser morte de bactérias devido a teres posto o Nutrivec (não conheço mas suponho que seja para acelerar a ciclagem?) . Não te preocupes que isso passa. Realmente 14 horas de iluminação é de mais. No máximo 12 horas. Citar
Valter Silva Publicado: Fevereiro 18, 2004 Publicado: Fevereiro 18, 2004 Viva, Nao sera' do areao?? E' uma hipotese! Quanto a usares esses quimicos, e' pa', nao uses E' mais barato e os resultados sao melhores O unico quimico que aconselho e' o H2O Abraco Valter Citar Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
paulo duarte Publicado: Fevereiro 18, 2004 Publicado: Fevereiro 18, 2004 O carvão activado não estará já saturado? Se assim for, vai devolver tudo o que reteve novamente para o aqua. É uma hipotse... Quanto aos filtros, sugiro que ambos façam filtragem mecânica e biológica para que que um deles não venha a entupir. NO teu lugar colocá-los-ia em extremos opostos do aquário e em cada um poria o seguinte, desde a entrada de água para a saída: cerâmica inerte (filtragem mecânica)»» lã de vidro (filtragem mecânica)»» cerâmica porosa (filtragem biológica)»»» lã de vidro (filtragem mecânica). Espero ter ajudado, Um abraço Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Flash Publicado: Fevereiro 18, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2004 Quanto aos filtros, sugiro que ambos façam filtragem mecânica e biológica para que que um deles não venha a entupir. NO teu lugar colocá-los-ia em extremos opostos do aquário e em cada um poria o seguinte, desde a entrada de água para a saída: cerâmica inerte (filtragem mecânica)»» lã de vidro (filtragem mecânica)»» cerâmica porosa (filtragem biológica)»»» lã de vidro (filtragem mecânica).Obrigado ! É assim que tenho de momento !! cerâmica inerte Que ceramica é esta ? Eu tenho daquela ceramica tipo tubos brancos ( Ceramico ) Outra exp que fiz foi que eu ponho a lã de vidro de "leve" , hoje carreguei mais um pouco daquilo até ficar mais apertado !! A agua a sair do filtro continua igual... logo não está em esforço ! Tou a pensar em comprar um filtro UV !! Dizem que é remedio santo !! Nao sera' do areao?? Boa ainda não tinha pensado nisso !! Será possivel ? Arrrgggg.... não me vão dizer que o melhor era tirar o areão... Realmente ele é novo.... compreio para por neste aqua !! Ajudas são bem vindas..... obrigado Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Mocho Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Água turva? Pode ser tanta coisa... A mim, a causa foi mesmo do areão. Lavei-o bem lavado, enchi o aqua e passadas 24h: leite!!! Esvaziei, limpei, fervi tudo (incluindo o areão), e zás! Mais 24h e não se via 1 cm lá pa dentro... Foi então que comecei à procura da origem do problema. Pelo meio, lembrei-me de tirar uma amostra do areão, lavá-lo e colocá-lo num recipiente de vidro, com água limpa. A água tava ok, até ter dado 3 ou 4 voltas com a "sopa". E, eureka, o areão tava a libertar (julgo que) argila ou algo do género... É só uma ideia! Citar http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
Mocho Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Em relação ás cerâmicas, existem dois tipos para duas filtragens bem diferentes: bio e mecânica. São imensamente parecidas (tubos brancos) com a excepção que a biológica é porosa. A cerâmica inerte, que dá uma filtragem mecânica, retém o lixo de maiores dimensões (folhas, granulados, etc..) A cerâmica porosa, filtragem biológica, permitem o crescimento de bactérias (dentro dos poros). Citar http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
Flash Publicado: Fevereiro 19, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2004 Ok se até ao fim de semana não melhorar ... vou bazar aquilo tudo !! E lavar o areao mais uma vez !! Mandei vir o UV filter... gostava de exp melhor... Ainda ontem mudei +/-20% agua mais uma vez... e hoje de manha estava igual ou pior.... Mais ideias ó malta da área ?? Obrigado Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Visitante Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Depois não te esqueças de contar com foi, Flash. Há 5 dias montei um aquário novo ( o meu primeiro), Substracto da JBL, por cima areão que é um tipo pedrinhas de granito (será), este último bem lavado, e de resto mais nada. Desde logo, apareceu a tal névoa esbranquiçada que teima em desaparecer. Apenas tenho deixado o filtro, termostato e iluminação a funcionar. Queria plantar, mas enquanto não desaparecer o "nevoeiro", não o quero fazer. Se descobrires a solução, diz qualquer coisa. JPalmeira Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Caro amigo Flash... puseste algum substrato ou utilizaste algum tipo de adubo em pó? o areão foi bem lavado?até deixar de ter particulas em suspenção? são apenas algumas das hipóteses... Citar
PedroM Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Saudações.... Bem.... quando eu montei o meu 120x40x60 à um tempo atrás também tive o mesmo problema.... e demorou vários dias a passar.... a razão? em principio 2: - tinha um adubo para as plantas que se põe entre o areão... - tinha troncos e tenho quase a certeza que o problema vem dos troncos.... eles demoram algum tempo ate que a água fique realmente limpa. Citar _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
Flash Publicado: Fevereiro 19, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2004 Caro amigo Flash... puseste algum substrato ou utilizaste algum tipo de adubo em pó? o areão foi bem lavado?até deixar de ter particulas em suspenção? Ok... Ainda não tenho plantas lá nem troncos !! Sobre o areão.... cof cof.... acho que o lavei bem !! O que é que é lavar bem o areão.... :D Cheguei a por numa panela e bota a ferber.... será o ideal ? Devia passar montes de vezes por água ? No dia em que o meti a agua ficou turva mas abrandou.... desde desse momento nunca consegui por a água cristalina.... será que ele depois de estar sempre na água ainda largou muito lixo ?? acho que só me resta tirar então e lavar muuuiiiitttoooo bem por água ! E ver o que dá !! Tive um ataque de algas morron ( acho que é assim que se diz ) MAs descobri que era por motivos da luz.... Isso já era !! Será bacterias em suspensão ?? O Filtro UV deve resolver isso... mas não tou para esperar por ele.. Acho que vou tirar o areão !! Mais ideias ?? Onde estão os prós ? Um abraço..... Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Mocho Publicado: Fevereiro 19, 2004 Publicado: Fevereiro 19, 2004 Epá, calma! Cuidado com a origem da água turva! É que, se comigo, o areão foi a causa, a verdade é que depois de substituído (o outro, nem fervendo durante horas), a água voltou a ficar turva. Menos, é certo, mas turva. Agora, a origem foi outra e é perfeitamente normal num aquário novo. Aliás é conhecido como "síndroma de novo aquário". Trata-se do desenvolvimento e da morte excessiva de uma colónia de bactérias. Estas nada têm a ver com as chamadas bactérias "amigáveis" que surgem durante o ciclo, mas são perfeitamente inofensivas. Solução: duas hipóteses: esperar que desapareçam (sim desaparecem mesmo) e fazer umas quantas trocas de água; a 2ª é usar um químico que elimine o problema. um exemplo é o BClear (B de Biological) da Nutrafin. Não entendo muito do assunto, mas acho que aquilo que faz é concentrar as bactérias em molhos que depois são filtrados ou dissolvem-se, algo do género.. Eu usei e ao fim de 24h a água estava bem melhor, ao fim de 48h, super-cristalina! Agora, isto é completamente diferente da história do areão. Façam um teste com uma amostra de areão em água. Dêem umas mexidelas e vejam o q acontece ao fim de uns minutos. Se fica turva, é a origem. Citar http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
Flash Publicado: Fevereiro 21, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2004 Boas Malta !! Ok... agora vim para "atrufiar" isto mais um pouco... Nada melhor que umas fotos para animar a malta !! Cá vai : CASO NÃO TENHAM REPARADO ESTÁ UM AQUARIO LÁ ATRAS !! QUE É O QUE VEM NAS FOTOS Á FRENTE .... BRRUUTTAALLLLLL .... Agora está a ficar para verde mas á dias atras estava esbranquiçada !! Deve-se por ter posto Sera Bactopur .... a 2 dias atrás.... já nem sei bem para que !! Mais TPA faço.... mais piora !! Se mexer no areão ( aspirar ) no dia a seguir está ainda pior !! Ás vezes dá vontade de :D E agora umas fotos do meu aquario de 1M onde está bem populado , montado á pressa... tem 25dias a ´´agua.... Filtro externo ( mesma marca do grande ) Plantas Artificiais Decorações E SEM AREÃO !! Porque se trata um aquario para criações !! ( que de momento só tens peixes grandes e nada de pequenotes ) Dou comida 3 vezes ao dia em peq quantidades ! Olhem a água !! Vista de um lado a outro ! ! outro a lado um de Vista Iap..... incrivel isto..... Bem... depois disto fiz um teste "atómico" a uma peq quantidade de areão !! Mal o tirei pus no "tacho" a agua ficou logo turva..... Mandei fora... e mete mais água...... TURVA ...... fora... mete ...... e toca a FERBER durante 30M !! Agua turva,... mas cinzenta ao mesmo tempo .... fora ... mete ..... turva muito pouca..... fora.... mete ...... cansado ....... lá parece estar melhor.... !! Bem... isto para fazer em 50Kg de areão !!! Xauzinho .. 2 teste : Peguei numa parte de areão e meti no aqua pequeno ( 40L ) Agua turva... tou para ver amanha !!! Acho que é tudo... sei lá .... Já agora... o areão é da Aquapor e outro da Avipar !! Um abraço !! Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Visitante Publicado: Fevereiro 22, 2004 Publicado: Fevereiro 22, 2004 oi flash a minha agua desde alturas do natal nc teve boa... areao tronco luz sei la tantas desculpas k ja nem si o k dizer pergunto: cmo estao os valores d nitritos e nitratos é a minha nova desculpa: tenho nitratos pa dar e vender... xauz Citar
Flash Publicado: Fevereiro 24, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2004 Bem !! Problema resolvido !!! E melhor ainda ... descobri o que era !! Era MESMO O AREÃO !! Tirei tudo e lavei o areão ( lavei mesmo ) Levou uma esfrega !! Resultado... as fotos foram tiradas 10 minutos depois de ter posto o areão !! Reparem bem..... Já agora, NEM NO PRIMEIRO DIA QUE METI A AGUA FICOU ASSIM NEM POR LÁ PERTO !! JÁ TINHA AREÃO .... ERA OBVIO .... FOTO TIRADA ATRAVES DO AQUA PRINCIPAL... EXEC..... SIM.. JÁ SE VE ... AGORA JÁ PARECE ALGUMA COISA BEM... SÓ DIGO UMA COISA .... LAVEM BEM O AREÃO .. O AQUA LA ATRAS DE 100L ESTÁ CARREGADO de peixes e leva comida 2 a 3 vezes ao dia tem o mesmo tempo que o da frente e TPA de 20% + ou - de 15 em 15 dias... a água está cristalina..... !! Cumprimentos a todos Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Recommended Posts