filtro de plantas por cima do aquario


Recommended Posts

sim mr.p vai ser um amazónico de aguas negras. um filtro de plantas nunca dá muito jeito de usar por baixo do aquario porque o que conta é mais a área do filtro e (não o seu volume) e dessa maneira dificilmente o consegues "encaixar" no movel do aquario. podes ter uma sump com muito mais volume que este filtro mas que na realidade dá para levar menos plantas flutuantes....

como podem reparar este filtro é quase exclusivamente baseado nas plantas, com muito pouca ou nenhuma filtragem biologica por parte de bacterias. a ideia é mesmo essa para permitir às plantas a absorção directa da amónia e deste modo fazer um "bypass" no ciclo do azoto (não chego a ter nitritos nem nitratos) além da absorção de fosfatos blábláblá.....esta ideia surgiu-me após a leitura de diversos artigos sobre a utilização da amónia por parte das plantas, nos quais se chegava à conclusao que as plantas têm muito maior facilidade em retirar amónia do que nitratos da água. ora como vai ser um aquario de discos quero o melhor para os meus meninos :D além disso o gosto pelas plantas tá sempre presente e já que o aquario não vai ter nenhumas ao menos tenho o filtro para me entreter 8)

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um filtro de plantas nunca dá muito jeito de usar por baixo do aquario porque o que conta é mais a área do filtro e (não o seu volume) e dessa maneira dificilmente o consegues "encaixar" no movel do aquario. podes ter uma sump com muito mais volume que este filtro mas que na realidade dá para levar menos plantas flutuantes....

 

Se fizeres a sump menos comprida e mais larga, poderás ter a mesma área ou mais ainda. Em vez de 120x20 cm, podes fazer 80x40 cm, ficando com uma área maior.

 

Uma vantagem da sump por baixo do aquário é permitir retirar a película de gordura e pó que se forma na superfície dos aquários. Outra vantagem é não teres o mamarracho à vista.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas!

 

O meu projecto ainda anda muito em estudo, muito devido à falta de informação com que me tenho deparado sobre as "àguas negras" (já agora quem me quiser dar umas dicas agradeço imenso!).

 

Agora outra questão, normalmente a grande movimentação numa sump (estou a falar de mais de 5x o volume do aquário) não irá de algum modo reduzir ou pelo menos condicionar a acção deste filtro?! Quantas vezes preves que a àgua do aquário precorra este teu filtro, e de que modo pode isso ser pertinente?

 

Desculpa todas as questões :lol:

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um filtro de plantas nunca dá muito jeito de usar por baixo do aquario porque o que conta é mais a área do filtro e (não o seu volume) e dessa maneira dificilmente o consegues "encaixar" no movel do aquario. podes ter uma sump com muito mais volume que este filtro mas que na realidade dá para levar menos plantas flutuantes....

 

Se fizeres a sump menos comprida e mais larga, poderás ter a mesma área ou mais ainda. Em vez de 120x20 cm, podes fazer 80x40 cm, ficando com uma área maior.

 

Uma vantagem da sump por baixo do aquário é permitir retirar a película de gordura e pó que se forma na superfície dos aquários. Outra vantagem é não teres o mamarracho à vista.

 

com 80x40 dificilmente arranjas uma iluminaçao potente e barata. além disso com este tipo de filtro não tens que furar o aquario e sinceramente a película de gordura à superficie não é uma coisa que me preocupe :)

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais