Troncos com viscosidade branca/transparente! É normal?


duarte36

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Adquiri numa loja 2 troncos, laveios com água quente e depois puz num aquário de 270l que ainda está a ciclar. Qual é o meu espanto os troncos ganharam uma viscosidade branca/transparente. É normal? Já limpei e a água ficou toda suja e depois voltou a ganhar!

Era para colocar lá os discus mas tenho medo fará mal aos novos pequenotes? E o filtro é prejudicado?

 

Quem me ajuda? Não sei que fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavar os troncos com água quente não resolve,tens que ferver durante bastante tempo bem temperados com sal,o aconselhavel em seguida seria colocar mais alguns dias em água e sal de molho para a madeira perder +algumas propriedades,mas caso tenhas urgencia algumas pomaceas podem ajudar a remover essa pelicula,embora fosse +aconselhavel o procedimento anterior.

já tive uma situação identica com um tronco de videira e os gupis não se ressentiram,mas com discos se calhar não convem arriscar talvez seja melhor aguardares alguns dias antes de os colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já passei pelo mesmo problema e apesar dos caracóis parecerem gostar daquilo resolvi tirar o tronco do aqua e láva-lo melhor.

O meu problema (num tronco de videira) é que ainda tinha alguma casca agarrada; tirei tudo (e deu uma trabalheira) voltei a lavar e passou 3 dias num balde em água com azul de metileno. Já lá vão cerca de 8meses para mais e não voltou a haver problemas...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o tronco já foi fervido basta pores numa solução com azul de metileno; se não foi... É pá não garanto... Agora água salgada com azul de metileno? Para quê? O azul de metileno trata da saúde de quaisquer fungos que "andem" pelo tronco, para que queres pôr sal? È que a madeira vai absorver algum do dal e depois libertá-lo para o aqua, e sei que há peixes sensíveis ao sal...

No entanto espera que alguém mais experiente e/ou conhecedor te responda.

 

Quaisquer das maneiras tenta ver se o tronco não tem alguma película qualquer de casca onde a tal viscosidade branca possa crescer... No meu, era esse o problema principal, o azul de metileno foi só para prevenir + algum ataque de fungos.

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais