Aquario Montado, Peixes MORRERAM ao fim de 2 dias. AJUDA!!!


Tiaago

Recommended Posts

Opas pessoal!

 

Na 2ª Feira estive a limpar o aquario que tenho lá em casa que já esteve montado em tempos, mas que estava parado desde há uns tempos... limpei os vidros, lavei a areia... não a fervi porque era muita quantidade e porque a areia ja lá estava, lavei o filtro e voltei a encher de agua...

 

Já tenho o filtro a trabalhar desde que enchi o aquario (48h) .. não sei se deve estar a funcionar antes de ter peixes?!... e ja pus também o aquecimento para a agua...

 

Faltam agora os peixes e as plantas...

 

Como sou novo nisto, não sei muito bem como fazer o ciclo, ms estava com ideias de o fazer com peixes baratos, como os NEONS...

 

A minha questão é... para um aquario de 200 e qq coisa litros, quantos Neons devo colocar no minimo/maximo?? queria também desde o inicio colocar um limpa vidros, não sei se é possivel? e plantas? há alguma que devo colocar desde o inicio ou devo aguardar que se faça o ciclo?? se houver alguma planta que deva colocar agora no inicio digam-me qual sff.

 

Não quero, de inicio gastar muito dinheiro, por isso é que a minha escolha esta a recair pelos Neons... é que como é o meu primeiro aquario, se cometer erros(e vou cometer com certexa), pelo menos não me fica tão dispendioso...

 

 

:oops: Outra coisa que não tem nada a ver, mas tenho visto por ai pessoal que "oferece" plantas que não quer. Se alguem da zona de Lisboa (Benfica/Parque das Nações) tiver para deitar fora ou algo do genero, eu aceito de bom grado! :wink:

 

Obrigado desde já por terem lido e pela eventual ajuda!

 

:oops: Cumps

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Neons são capazes de ser pouco resistentes para te fazerem o ciclo, mas também em 200L não é muito fácil.

 

Já pensaste no tipo de peixes que lá vais colocar? Se sim, eu diria que podes iniciar o ciclo com esse tipo de peixes, apenas 1 exemplar para iniciar.

Em 200L o pico de amónia quase que nem existe porque tens um volume de água considerável, portanto será seguro usar um peixe "definitivo".

 

A ideia neste tipo de ciclo seria:

-durante 2 semanas apenas um peixe.

-Na 3ª semana mais um peixe.

-Na 4ª semana mais outro.

Depois deste 1 mês já deves ter o aquário suficientemente estável para poderes começar a acrescentar peixes numa base mais regular (2 em 2 ou 3 em 3 dias) até ao limite do aquário.

Deves sempre verificar os niveis de amónia durante este tempo e a qualquer sinal de "sobrecarga" fazer uma TPA de 20% e suspender a entrada de peixes novos.

 

Atenção! Isto é válido no teu aquário porque tem 200+ L! Num aquário de 60 ou 100L não aconselho este procedimento.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Desde já obrigado pela ajuda e rapidez! :wink:

 

As especies que estou a pensar colocar são:

 

Limpa vidros (octocinclus affinis);

Tetra Neon (Paracheirodon innesi);

Tetra Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)

Tetra Limão ;

Gourami Anão;

Coridora de Pintas Pretas ...

 

Queria colocar varias especies, todas elas pequenas... Pq quero vários cardumes...

 

Como o Tetra Neon é definitivo no aquario, dai a minha intenção de iniciar com o tetra neon, por ser dos mais baratos e dos que mais gosto.

 

Mas se não é muito resistente posso colocar outro que me aconselhem e que se de bem com estas especies que eu mencionei.

 

Mas, partindo do principio que inicio o ciclo com Neon, para esta quantidade de agua coloco apenas 1? Estes não morrem se nao andarem em cardumes??

 

Como vejo a quantidade de amonia no aquario? tenho que comprar algum teste?

 

 

Cumps

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os testes são fundamentais para quem está a realizar o ciclo ainda pra mais num aqua desse tamanho, tem atenção ao ciclo pois não queiras que os peixinhos que lá meteres morram todos..... para primeiro peixe orienta um LDA 25 Pitbull, ou então barbos tigres isto é se não queiseres colocar escalares ou guppies (peixes com barbatanas grandes) POIS os barbos tigres fazem nas desaparecer de um dia para o outro...... limpa vidros é uma boa opção mas tem atenção para não te intrujarem vê este link para veres comedores de algas

 

www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters

 

não tenhas pressa poisesta é o maior inimigo da perfeição, e dos peixes

vai com calma e faz como nuno antunes disse ...vai aos poucos

UM ABRaÇO

JOAO

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e esse PitBull não vai interferir com os meus futuros habitantes? eu não conheço o Pitbull, mas quero por peixes pequenos no aquario, sendo grande parte tetras... O pitbull não vai ser agressivo para eles?

 

Em relação aos limpa vidros, posso po-lo logo de inicio com o pitbull? ou não o devo fazer?

 

Depois de ver o Link que me envias-te, joão, axo ke me intrujam na mesma... :twisted: não é pelo link, mas sou eu mesmo que fikei a perceber o mesmo porque não percebo nada.

 

Estou com ideias de ir comprar a uma à aquaplante, estive lá uma vez a dar uma vista de olhos e foram simpacticos comigo e tem mta variedade. espero que não me intrujem! :twisted::shock::twisted:

Que acham da loja?

 

 

Cumps

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pitbul não irá interfrir nada com os outros habitantes, mesmo nada, não podes é colocá los com discus pois pode sugar lhes o muco (pode, não digo que o faça pois cada caso é um caso) , mas de resto para ele é como se os outros habitantes do aqua não existissem, por isso tás á vontade, em relação ao limpa vidros não te aconcelho até saberes realmente qual é o peixe verdadeiro pois como disse podem intrujar te............... e esse sim poderá ser territorial e interferir com outros peixinhos....... em relação á loja vai a naturline, www.naturline.pt, pois são impecáveis e explicam te tudo e não impingem uma pessoa, ainda á cerca de duas semanas tinha bastantes LDA 25 Pitbull para venda , muito lindos e saudáveis, por isso recomendo NATURLINE

 

João

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O site funciona sim!!! Tenta assim:http://www.naturline.pt/

 

Essa loja é patrocinadora do fórum, podes encontra-la no espaço logistas mais a baixo!! Já encomendei algumas plantas e equipamentos por net e foram espetaculares, muito atenciosos e conhecedores. Infelizmente essa loja fica perto de Lisboa e eu sou de Aveiro mas ando a planear uma visita :shock: Podes encontrar mais sobre a sua localização no sub-fórum deles mais a baixo.

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mas voltando ao topico inicial.. :roll: qual o tamanho que vai atingir no maximo o LDA 25 Pitbull??

 

O antigo dono do aquario anda a xatear-me para por ciclideos africanos (ele ajuda-me) e não ir para peixes como os Neons...

 

Estou um tanto indeciso.... que acham?

 

 

Num aquario como o meu (200L) quandos ciclideos africanos posso por? (+/-)

 

Outra coisa que estive a ver, é o "jacto" que o filtro manda... devo dirigi-lo para o meio do aquario ou como faço? e a entrada de ar? abro ao maximo ou coloco +/- a meio... eu pus de forma a espalhar o ar por todo o aquario, mas não sei se está bem...

 

Este "jacto" não afecta os peixes? eles não se importam?

 

Cumps e obrigado pela ajuda.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ciclideos africanos são lindos , em relaçao a quantos por é simplesmente teres em atenção o seu tamanho em adulto, nao queiras sobrepovoar o aqua ........ em relaçao ao jacto pode ou não incomodar dependendo da corrente que crie pois no meu tive de optar por um bocal num do lados do aqua pois é muita corrente para eles eu tenho um filtro de 1200l/h para +-200 lt logo tive de arranjar maneira de cortar um pouco esse fluxo todo apontando o bocal para uma lateral do aqua..... LDA 25 cresce até 6 cm, o que é bom mas esse peixinho não é compativel com ciclideos africanos logo não podes misturá los ...... Mas eu fazia o que o teu amigo diz faz um biotopo do lago tanganika ou malawi são animais com cores brutais e de uma beleza fenomenal

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se eu optar pelos ciclideos africanos, com que peixe devo iniciar o ciclo?

Eu não faço ideia quanto custam os cilideos africanos, mas não queria iniciar o ciclo com um peixe caro, até porque percebo pouco disto e não quero andar a matar peixes à toa.

 

:roll:

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem .. tens de orientar um peixe que se de bem em águas de ph 8 ..... de ciclideos africanos não percebo népia , acho que devias por a questão no espaço de ciclideos africanos aqui no forum , aí dizem te qual o peixe a colocar, mas como sempre tem de ser resistente......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou comprar um PITBull para fazer o ciclo do Aqua.

 

Inicialmente vou começar por peixes simples sem necessidade de grandes preocupações, e daqui a uns tempos (que poderá ser já no fim do ciclo deste ;) ) passo o pitbul para um aqua mais pequeno que quero por no escritório e aventuro-me nos ciclideos africanos.

 

Acham boa ideia?? é que estou com medo de iniciar com peixes mais exigentes e acabar por fazer asneira...

 

O Pitbull queria ir comprar à aquaplante porque fica pertinho aqui de casa... e a Naturline fica um pouco longe... espero que não me enganem!! :wink::shock:

 

Cumps

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ia para comprar o Pitbull e náo havia... acabei por adiar a compra..

 

Ia escolher outro peixe quando me perguntar qual o PH que eu tenho no Aqua... algo que ainda não tinha visto..

 

Estive a ver e as escalas mostram entre 7 e 7,5... foi a noite e não deu para ver muito bem, mas estava a tender mais para 7 que para 7,5... o valor certo não consegui ver... tambem por inexperiencia, claro.

 

A agua é da torneira, ainda não levou nada. esta so a filtrar a alguns dias. alguem sabe, qual é +/- o PH da agua na zona de alfragide? sei que pode variar muito, mas era so para "confirmar" ....

 

A minha ideia de colocar os Tetra mantem-se, mas será que se vão dar bem com este PH? é que pelo que li eles "gostam" entre 6.5 e 7...

 

Eu não queria andar a adicionar produtos para baixar PH, mas será que é melhor ou os tetras nao se vão importar de ter o PH mais alto??

 

Na loja, disseram-me que podia fazer o ciclo até com Guppy (acho que e assim que se escreve).. eu fiquei um tanto à nora... disseram-me tambem que o pitbull não era grande ideia porque é peixe de fundo...

 

Afinal, as materias "nocivas" que existem durante o ciclo, sobem ou descem no aquario... a maior concentração é onde??

 

Desculpem lá ser tão chato, mas é muita informação que por vezes não bate certo e ficasse na duvida e eu não queria começar muito mal para n apanhar uma desilusao.

 

Obrigado a todos pela ajuda que tem dado...

 

:D só peço mais um pouquinho de paciencia comigo! :) :D

 

Cumps

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra cena que me "mete confusão" é que na loja, a senhora que lá estava, disse que não era necessário ciclo, que depois de alguns dias com o filtro a trabalhar que podia colocar peixes... :)

 

Porque é que não aconselham o ciclo?? para venderem mais peixes de uma so vez??

 

Não compreendo... =(

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha essa senhora não pesca nada disso...... O pitbul é o ideal...... e tem cuidado com o cloro tens de acondicionar a água................ tb podes fazer o ciclo com guppys, não faz mal , mas assim nunca mais te safas pois os guppys são pequenos e os seus dejecto pouco efeito fazem para o ciclo, mas dá........e não mexas no ph , tá bom assim, para esse peixinhos, agora para africanos a história é outra....

 

Boa sorte

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e se eu fizer com mais guppys? Tipo 3 ou 4 para ser mais rápido??

 

Não posso por um limpa fundos ou limpa vidros junto dos guppys logo de inicio?? Eu vi na loja um Limpa vidros, que se não me engano era "dourado" ou algo do genero, pelo menos era o que estava escrito.

 

Quando dizes para não mexer no PH já estas a contar com os Tetra, não é??

 

Os tetra dão-se bem com os Guppys??

 

Que queres dizer com acondicionar a agua e com o cloro??

 

Obrigado.

 

Cumps

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os guppys dão, e podes coloca los com limpa fundos..... esse limpa vidros que viste deve ser um comedor de algas chines albino não compres pois vais arrepender te.... o ph já estou a contar com os tetras, os tera e guppys dão se bem são pacifico entre eles sem problema algum eu tb os tenho juntos num aqua ... acondicionar a agua implica que quando a tiras da torneira ela contem cloro e pode conter metais pesados, por isso acondiciona se a agua com produtos que eleminem o cloro e aglutinem os metais pesados para não te envenenar os peixinhos que são sebnsiveis a esses produtos, por isso te aconcelho a usalos pois estaras a a judar os teus meninos a obter protecçao a certas doenças pois esses acondicionadores tb protegem a membrana mucosa dos peixes..... AQUASAFE da TETRA no jumbo ou continente, E Sera Aqutan em lojas que vendam produtos de Sera, ou então como é obvio podes comprar de outras marcas , presentes nas lojas, mas não te fies no que a senhora te disse , pois descansar a agua de um dia para o outro ajuda a retirar o cloro da agua mas pode nao ser o suficiente , pq assim os metais pesados continuam lá na sua forma activa.......

 

 

Vai a uma loja bacana para te explicarem tudo tim tim por tim tim

 

www.naturline.pt são sérios e dar te ão os concelhos mais acertados, escreve lhes, ou entao vai ao sitio deles aqui no forum no local das lojas...

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema e que a Naturline aind fica bastante longe de minha casa. =(

 

Eu tenho falado sempre na Aquaplante porque fica a 2 minutos do meu trabalho e pouco mais de casa. Por isso tenho estado a tentar recolher o maximo de informação aqui que é para não sair de lá "enganado".

Dá mais jeito ir aqui ao lado do que fazer N quilometros de cada vez que necessitar de comprar algo...

 

Peço desculpa estar a ser chato e a bater sempre na mesma tecla. Mas quantos Guppies aconselham meter para fazer o ciclo? Coloco-os sozinho(s) ou meto desde já um limpa fundos? estou a insistir no limpa fundos para evitar algas desde o inicio.

 

E quanto à alimentação para Guppies, Tetras e Limpa fundos. Serve a mesma para todos? Podem indicar-me que produtos /marcas de comida para estes??

 

so mais uma coisa.... posso juntar Escalares aos habitantes que tou pensar colocar??

 

Abraço e muito obrigado.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloca apenas o limpa fundos por enquanto........ estes alimentam se dos restos que sobrarem mas não seram o melhor para ele pois ele requer alimentos com matéria vegetal, spirulina, e outros, podes tb dar alface escaldada, devoram na ate os guppys gostam, podes encontrar alimentos proprios para os peixes de fundo em forma de pastilhas pois eles adoram, agarram se á pastilha e pronto é até desaparecer.....tem calma pois a pressa é inimiga da perfeição, tb podes colocar os guppys mas tem cuidado com os niveis de amonia , pois a bacterias que fazem transformaçao destes compostos nitrosos, ainda nao estam instaladas no filtro nem desenvolvidas para fazer essa transformaçao por isso tens de ir com calma e colocar apenas um peixito ou dois, pois os dejectos proprocionam a criação dessas bactérias, elas é que fazem a decomposição da matéria orgânica................

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou com calma!! :shock:

Por isso é que estou a fazer tantas perguntas e a ser tão chato.

 

Pelo que percebi, se puser só os guppies não me safo com o ciclo porque são muito pequenos e o aqua é muito grande, é isso?

 

Fiquei então com a ideia de colocar 2 Guppies e um limpa fundos para acelerar um pouco o ciclo. Pode ser esta a configuração inicial?

 

Em relação aos niveis de amónia, já disseram neste topico, que neste aquario (200L) quase não se verifica.

 

Nada de plantas por agora?

 

Para além do LDA 25 Pitbull, que outros limpa fundos posso colocar?

 

Podem deixar-me uma "lista" dos que são mais faceis de encontrar nas lojas?

 

Na páagina que me indicas-te < www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters > quais são os peixes que eu posso comprar para o meu AQUA?? é que tava a pensar pegar nos nomes que posso comprar e ir à procua deles numa loja.

 

Disses-te que me ia arrepender se comprasse um comedor de algas chines... não percebi o porque?? desculpa a ignorancia.

 

Confesso que começo a ficar um tanto ansioso por colocar os primeiros exemplares no AQUA!! :shock: eu já gosto de o ver sem peixes, compeixes vou adorar!! :shock:

 

Ajudem cá o novato nestas andanças para ver se ainda este fim de semana ou inicio da proxima compro os primeiros exemplares!! :shock::lol:

 

 

Cumps e obrigado novamente.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem essa pode ser a configuração inicial, mas como disse tem cuidado com a monia pois cada caso é um caso pois se as bactérias não estiverem colonizadas no filtro , não vais ter ciclo.....logo só vais ficar com a amónia libertada pelos dejectos dos peixinhos que pode ser tóxica...... e por sua vez dependendo dos niveis pode ser fatal para os seus habitantes..... em relaçao aos limpa fundos , tens de saber se é para comer algas ou se é para comer restos de comida..... pois são animais diferentes, como por exemplo o LDA 25 e uma corrydora , são peixes diferentes para funções diferentes....... o comedor chines é terrivel pois é territorial e so podes colocar um por aqua, pois agridem se constantemente, mesmo assim vai atacar os outos habitantes que estiverem por perto, outra desvantagem é que cresce muito e revira te o aqua todo de pantanas,........

 

Em relação a plantas deves coloca las logo na montagem do aqua pois estas tb filtram a aqua e retiram compostos orgânicco e eliminam nitratos e fornecem O2 aos peixinhos........ tb servem de refugio , esconderijo para muitos deles.....

 

naõ te esqueças , faz tpas de 15 a 20% semanais para reduzires o risco de teres niveis elevados de amonia, nitritos ou nitratos , e fosfatos, e aspira sempre o areao, pois aí se depositam os dejectos dos peixes e não deves ter excesso de materia orgânica, senão começas a ter problemas.....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, as plantas é que ainda não coloquei. Vou tentar comprar ao mesmo tempo que os peixes. Hoje, então se conseguir vou comprar 2 Guppies e um comedor de algas, tenho que procurar na loja um.

 

Vou também ver as plantas, ainda não sei como fazer porque não tenho substracto nem botija de CO2.. estava a pensar fazer como vi aqui no forum, com umas barras (não sei o nome) junto da raiz da planta para não ter que retirar a agua para colocar substrato. Os peixes não se "xateiam" se colocar-mos as mãos dentro do aquario para fazer qualquer alteração?? tipo para colocar as plantas, ou as ditas barras... ??

 

Obrigado por tudo... vamos lá ver se me dou bem neste Hobby!! :D

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.