De quem será?


Oshum

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estava eu contemplar o meu confuso "bosque aquatico" quando me deparei com cerca de 15/20 ovos amarelados com cerca de 1mm e uma camada semi-transparente a envolve-los perto da zona de corrente...de quem serão? Tenho corydoras aeneus, dois ancistrus (muito jovens), tetra neon azul/rosa e poecilia wingei(destes não são)...Ah, também poderão ser de caracois "praga"....mas espero que não.

 

Obrigado desde já...peço desculpa caso este não seja o sitio indicado mas não sabia onde meter o tópico.

 

Beijinhos

Xana

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao das corys. Os caracóis preferem zonas com pouca corrente. Os ovos dos caracóis ficam-se pelas decimas de milimetro cobertas por uma massa gelatinosa que tem mais volume que os proprios ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi realmente a primeira coisa que me ocorreu porque os ovos de caracol também não iam aparecer assim de um dia para o outro de forma visivel.

Li entretanto que devo meter os ovos em maternidade....coisa que sou completamente contra...é mesmo necessário? não sei se a fauna que tenho terá tendência para comer os ovos mas....

Aguardo novas instruções aqui para não ter que duplicar tópicos.

 

Obrigado novamente.

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Xana,

 

A mim também me parecerem ovos de caracóis mas a foto não é muito clara.

A única espécie que comigo se reproduziu foi a Corydoras paleatus e os ovos não eram nada assim, contudo não posso afirmar que não sejam de Corydoras aneus.

Os de C. paleatus são de facto envolvidos por uma membrana mas cada ovo é independente, ( muito embora por vezes sejam depositados em pequenos grupos mas mais separados uns dos outros ).

Que espécie de caracóis tens na fauna desse aquário ?

Se os peixes ainda não danificaram os ovos é porque provavelmente são mesmo dos caracóis, caso contrário fica atenta pois na fase final poderás aperceber-te dos peixinhos lá dentro.

Os mais directos “ consumidores “ dos peixinhos recém eclodidos seriam em primeiro lugar os Tetras Néon e eventualmente a seguir os Endler.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já....

 

Miguel, os caracois em questão são aquelas tipicas pragas que vêm com as plantas....contudo, acho os ovos muito grandes para terem sido deles e terem aparecido de um dia para o outro...hoje noto uma zona mais escura nos ovos e alguns parecem abertos...é dificil de ver e pode ser impressão, não sei. Cá espero...depois digo-vos qualquer coisa....se fossem corys... era só bébés! :roll:

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais