paulo Publicado Fevereiro 15, 2004 Publicado Fevereiro 15, 2004 Algém sabe qual a frequencia com que se deve usar o calcio liquido da Red Sea? O Buffer (pH stable) é 1 vez por semana (5 ml / 120 L). Quais os perigos de se usar em demasia um ou o outro (excesso de calcio ou excesso de buffer)?
João Cotter Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 Olá Paulo, Não conheço esses produtos da Red Sea mas presumo que o cálcio líquido se trate de cloreto de cálcio e o buffer seja à base de bicarbonatos. Vê na embalagem! A frequência de utilização tem a ver unicamente com os ritmos de consumo de cálcio e dureza (ou alcalinidade) do teu aquário. Primeiro mede o teu cálcio e a dureza e depois volta a medir 24h depois. Assim podes ver os consumos de cada um por dia. Só a partir daqui é que podes ir vendo quanto é que tens de adicionar. É preferível adicionar pequenas quantidade 1xdia do que 1xsemana. Quais os perigos de se usar em demasia um ou o outro (excesso de calcio ou excesso de buffer)? Excesso de cloreto de cálcio faz precipitar a dureza carbonatada da solução. Excesso de bicarbonatos faz precipitar o cálcio. O que queremos é introduzi-los de forma equilibrada no aquário, senão teremos que corrigir o desequilibrio, o que se pode tornar complicado. Em vez desses produtos (e como alternativa a um reactor de cálcio) eu optaria por um produto bi-faseado (parte A e B) como tem a Kent e a Two Little Fishies. É mais seguro. Fica atento à publicação breve da nova revista (Aquário Magazine) pois houve um bacano que pôs lá um artigo exactamente sobre esta temática. Um abraço, João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
paulo Publicado: Fevereiro 16, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2004 a embalagem do buffer indica uma frequencia semanal mas o do calcio não diz nada (só a quantidade). eu não percebo muito bem o que se passa no meu tanque. ontem medi o pH e estava algures entre 7.5 e 8.0 (dificil de dizer com a comparação de cores). mas a alcalinidade estava em 120 mg e o calcio acima dos 600 (parei os testes nessa altura pois não fazia grande sentido). das duas uma: fiz mal os testes ou está algo desequilibrado... essa revista é em papel (se sim, vai ser o número 1?) ou online?
João Cotter Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 Paulo, a embalagem do buffer indica uma frequencia semanal mas o do calcio não diz nada (só a quantidade).Usar buffer indiscriminadamente sem um objectivo definido não faz sentido. Deves encontrar primeiro o nível de consumo de dureza do teu aquário e só depois encontrar a quantidade diário (ou de 2 em 2 dias) de buffer a adicionar que satisfaça o consumo de dureza do aquário. Vai medindo o KH para fazeres isto.eu não percebo muito bem o que se passa no meu tanque. ontem medi o pH e estava algures entre 7.5 e 8.0 (dificil de dizer com a comparação de cores). mas a alcalinidade estava em 120 mg e o calcio acima dos 600 (parei os testes nessa altura pois não fazia grande sentido). pH, alcalinidade e cálcio são elementos concorrentes, ou seja, quando um deles está exageradamente elevado, os outros precipitam-se. É o que acontece quando exageramos com a kalkwasser - o pH sobe exageradamente e o KH e o cálcio precipitam-se (mais o KH). Presumindo que os testes estão correctos, tens o cálcio excessivamente elevado (acima dos 550 ppm ocorre precipitação da alcalinidade). Tens a alcalinidade a 6,7ºdKH. Supostamente devia estar mais baixa com esses níveis de cálcio, a não ser que já estejas a adicionar buffer. A melhor forma de começares a resolver esse equilibrio é algumas TPA's. Depois vais adicionando buffer até o KH subir e o cálcio baixar um pouco. Quando os 2 estiverem equilibrados, utiliza um produto bi-faseado para subirem ambos para valores normais (ex.: Ca= 480; dKH=10). essa revista é em papel (se sim, vai ser o número 1?) ou online? em papel e nº1 Um abraço, João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
paulo Publicado: Fevereiro 16, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2004 Obrigado. Então pelo que eu percebi, tenho calcio em excesso (faz sentido pois não tenho ainda corais). Por isso, a alcalinidade baixou e o pH também. Com tanto calcio, não deveria ter muita alga coralina? É que não tenho muita mesmo passados vários meses. Claro que pode ser do facto de ter tido um problema de algas filamentosas nas rochas e depois uma valenciana que se divertia a cobrir tudo com areia (já acalmou). Portanto, para além de umas trocas, devo fazer subir a alcalinidade para 10 (em mg/L é quanto?) usando buffer. Depois é uma questão de usar calcio e buffer de forma equilibrada. Existem formas automaticas (aparelhos electronicos) de medir calcio e alcalinidade? Os testes manuais são demorados... Quando é que a revista deve sair?
João Cotter Publicado: Fevereiro 16, 2004 Publicado: Fevereiro 16, 2004 Paulo, Então pelo que eu percebi, tenho calcio em excesso (faz sentido pois não tenho ainda corais). Por isso, a alcalinidade baixou e o pH também.Pois, deves ter adicionado cloreto de cálcio...Com tanto calcio, não deveria ter muita alga coralina? É que não tenho muita mesmo passados vários meses. Claro que pode ser do facto de ter tido um problema de algas filamentosas nas rochas e depois uma valenciana que se divertia a cobrir tudo com areia (já acalmou). O cálcio só por si na água não contribui para gerar calcificação. A coralina, corais duros e outros seres dependentes de cálcio só se desenvolvem com bons níveis de dureza carbonatada. Aliás, é comum encontrarmos aquários com níveis de cálcio que rondam pouco mais de 300 ppm e com um KH elevado e que possuem elevados níveis de calcificação. A filamentosa impede a fixação da coralina. Tens mesmo de elevar o KH, o que fará a filamentosa desaparecer mais rapidamente e abrindo caminho à coralina. devo fazer subir a alcalinidade para 10 (em mg/L é quanto?)180 mg/l (não é necessário ser este valor exacto)Existem formas automaticas (aparelhos electronicos) de medir calcio e alcalinidade? Os testes manuais são demorados... Os testes de alcalinidade são muito fáceis e rápidos (têm 1 só reagente). Depois de teres os níveis equilibrados, praticamente só tens de ir testando a alcalinidade. Quando é que a revista deve sair? Muito breve Um abraço João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
paulo Publicado: Fevereiro 16, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2004 Muito obrigado novamente. Fico à espera da revista. Espero vir a ser assinante.
Recommended Posts