Calcio e Buffer da Red Sea


paulo

Recommended Posts

Algém sabe qual a frequencia com que se deve usar o calcio liquido da Red Sea? O Buffer (pH stable) é 1 vez por semana (5 ml / 120 L).

 

Quais os perigos de se usar em demasia um ou o outro (excesso de calcio ou excesso de buffer)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Não conheço esses produtos da Red Sea mas presumo que o cálcio líquido se trate de cloreto de cálcio e o buffer seja à base de bicarbonatos.

Vê na embalagem!

A frequência de utilização tem a ver unicamente com os ritmos de consumo de cálcio e dureza (ou alcalinidade) do teu aquário.

Primeiro mede o teu cálcio e a dureza e depois volta a medir 24h depois. Assim podes ver os consumos de cada um por dia.

Só a partir daqui é que podes ir vendo quanto é que tens de adicionar.

É preferível adicionar pequenas quantidade 1xdia do que 1xsemana.

Quais os perigos de se usar em demasia um ou o outro (excesso de calcio ou excesso de buffer)?

Excesso de cloreto de cálcio faz precipitar a dureza carbonatada da solução. Excesso de bicarbonatos faz precipitar o cálcio. O que queremos é introduzi-los de forma equilibrada no aquário, senão teremos que corrigir o desequilibrio, o que se pode tornar complicado.

Em vez desses produtos (e como alternativa a um reactor de cálcio) eu optaria por um produto bi-faseado (parte A e B) como tem a Kent e a Two Little Fishies. É mais seguro.

Fica atento à publicação breve da nova revista (Aquário Magazine) pois houve um bacano :oops: que pôs lá um artigo exactamente sobre esta temática.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a embalagem do buffer indica uma frequencia semanal mas o do calcio não diz nada (só a quantidade).

 

eu não percebo muito bem o que se passa no meu tanque. ontem medi o pH e estava algures entre 7.5 e 8.0 (dificil de dizer com a comparação de cores). mas a alcalinidade estava em 120 mg e o calcio acima dos 600 (parei os testes nessa altura pois não fazia grande sentido).

 

das duas uma: fiz mal os testes ou está algo desequilibrado...

 

essa revista é em papel (se sim, vai ser o número 1?) ou online?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

a embalagem do buffer indica uma frequencia semanal mas o do calcio não diz nada (só a quantidade).
Usar buffer indiscriminadamente sem um objectivo definido não faz sentido. Deves encontrar primeiro o nível de consumo de dureza do teu aquário e só depois encontrar a quantidade diário (ou de 2 em 2 dias) de buffer a adicionar que satisfaça o consumo de dureza do aquário. Vai medindo o KH para fazeres isto.
eu não percebo muito bem o que se passa no meu tanque. ontem medi o pH e estava algures entre 7.5 e 8.0 (dificil de dizer com a comparação de cores). mas a alcalinidade estava em 120 mg e o calcio acima dos 600 (parei os testes nessa altura pois não fazia grande sentido).

pH, alcalinidade e cálcio são elementos concorrentes, ou seja, quando um deles está exageradamente elevado, os outros precipitam-se. É o que acontece quando exageramos com a kalkwasser - o pH sobe exageradamente e o KH e o cálcio precipitam-se (mais o KH).

Presumindo que os testes estão correctos, tens o cálcio excessivamente elevado (acima dos 550 ppm ocorre precipitação da alcalinidade). Tens a alcalinidade a 6,7ºdKH. Supostamente devia estar mais baixa com esses níveis de cálcio, a não ser que já estejas a adicionar buffer.

A melhor forma de começares a resolver esse equilibrio é algumas TPA's. Depois vais adicionando buffer até o KH subir e o cálcio baixar um pouco.

Quando os 2 estiverem equilibrados, utiliza um produto bi-faseado para subirem ambos para valores normais (ex.: Ca= 480; dKH=10).

essa revista é em papel (se sim, vai ser o número 1?) ou online?

em papel e nº1

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Então pelo que eu percebi, tenho calcio em excesso (faz sentido pois não tenho ainda corais). Por isso, a alcalinidade baixou e o pH também.

 

Com tanto calcio, não deveria ter muita alga coralina? É que não tenho muita mesmo passados vários meses. Claro que pode ser do facto de ter tido um problema de algas filamentosas nas rochas e depois uma valenciana que se divertia a cobrir tudo com areia (já acalmou).

 

Portanto, para além de umas trocas, devo fazer subir a alcalinidade para 10 (em mg/L é quanto?) usando buffer. Depois é uma questão de usar calcio e buffer de forma equilibrada. Existem formas automaticas (aparelhos electronicos) de medir calcio e alcalinidade? Os testes manuais são demorados...

 

Quando é que a revista deve sair?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

Então pelo que eu percebi, tenho calcio em excesso (faz sentido pois não tenho ainda corais). Por isso, a alcalinidade baixou e o pH também.
Pois, deves ter adicionado cloreto de cálcio...
Com tanto calcio, não deveria ter muita alga coralina? É que não tenho muita mesmo passados vários meses. Claro que pode ser do facto de ter tido um problema de algas filamentosas nas rochas e depois uma valenciana que se divertia a cobrir tudo com areia (já acalmou).

O cálcio só por si na água não contribui para gerar calcificação. A coralina, corais duros e outros seres dependentes de cálcio só se desenvolvem com bons níveis de dureza carbonatada. Aliás, é comum encontrarmos aquários com níveis de cálcio que rondam pouco mais de 300 ppm e com um KH elevado e que possuem elevados níveis de calcificação.

A filamentosa impede a fixação da coralina. Tens mesmo de elevar o KH, o que fará a filamentosa desaparecer mais rapidamente e abrindo caminho à coralina.

devo fazer subir a alcalinidade para 10 (em mg/L é quanto?)
180 mg/l (não é necessário ser este valor exacto)
Existem formas automaticas (aparelhos electronicos) de medir calcio e alcalinidade? Os testes manuais são demorados...

Os testes de alcalinidade são muito fáceis e rápidos (têm 1 só reagente).

Depois de teres os níveis equilibrados, praticamente só tens de ir testando a alcalinidade.

Quando é que a revista deve sair?

Muito breve :)

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais