Primeira experiencia em água quente [iluminação DIY feita]


Fr4ncisc0

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Há um ano e pouco comprei um kit 20L da Aquapor e entretanto tive 4 peixes, 3 cometas e um oranda, em fases diferentes. Neste momento não tenho qualquer peixe e pretendo converter este áqua de forma a puder acomodar um limpa fundos e uns quantos neons, apenas. Possuo já um filtro adequado e após ler as FAQ recomendadas pelos users do forum, creio ter apenas de adicionar um termostato e um termómetro. As minhas perguntas são as seguintes:

 

>Que termostato adquirir para um aqua de 20L e qual o preço recomendado?

>Que tipo de termómetro adquirir?

>Quantos neons poderei colocar no aqua?

>Com que tipo de plantas devo começar, sendo que o meu objectivo é construir uma flora mais complexa do que a simples plantinha ao canto do aqua?

 

Obrigado desde já e aguardo ansiosamente as vossas respostas,

 

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De certeza que esse kit da aquapor trazia um filtro adequado para o aquário que pretendes montar?

 

>Que termostato adquirir para um aqua de 20L e qual o preço recomendado?

25 W entre os 10 e os 13 €

 

>Que tipo de termómetro adquirir?

Tens termómetros electrónicos, de fita (cola-se no vidro do aquário) e de mercúrio. Depende do que queres gastar mas qualquer um deles deve servir para o que queres.

 

>Quantos neons poderei colocar no aqua?

Se seguires a regra de 1L por cada cm de peixe. E se considerares que um neon em adulto chega as 4 cm, coloca 5 neons.

 

>Com que tipo de plantas devo começar, sendo que o meu objectivo é construir uma flora mais complexa do que a simples plantinha ao canto do aqua?

Que tipo de iluminação tens? Estás diposto a comprar uma nova iluminação (no caso de não teres uma adequada)?

 

Qualquer outra pergunta, é só fazeres!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua disponibilidade!

 

Já possuo um filtro Fluval adequado a esta litragem e tem-se portado bem. A iluminação é que é pior, apenas tenho uma lâmpada incandescente de 15W o que supostamente é suficiente tendo em conta a razão Watts/Litro mas tenho a sensação que aquece demasiado a água e não reproduz obviamente o espectro da luz todo. Contudo, já tinha perguntado aqui no forum se deveria mudar ou não, mas tendo em conta o preço das calhas e o tamanho do aqua, a maioria recomendou-me a deixar como está.

 

Obrigado mais uma vez,

 

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tal investires um pouco e comprares um aquário com 50 ou 60cm? vais ver que vale a pena. os aquários pequenos não dão para fazer muito, e normalmente são pouco interessantes pois têm poucas espécies e poucos peixes. num maior já podias meter uns 15 neons, uns camarões, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eram esse tipo de algas, uns otos tratam do assunto.

 

que tal investires um pouco e comprares um aquário com 50 ou 60cm? vais ver que vale a pena. os aquários pequenos não dão para fazer muito, e normalmente são pouco interessantes pois têm poucas espécies e poucos peixes. num maior já podias meter uns 15 neons, uns camarões, etc

 

Discordo. O interesse dum aquário não depende do tamanho. Há aquários com 20 litros bem mais interessantes do que aquários com 300 litros. Tudo depende do aquariofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O interesse dum aquário não depende do tamanho. Há aquários com 20 litros bem mais interessantes do que aquários com 300 litros. Tudo depende do aquariofilista.

 

Exactamente, e eu sou adepto do tentar fazer o melhor possível com aquilo que se tem. =)

 

Os neons dão-se bem com ulquer tipo de flora? Não sei ao certo como me decidir quanto ao setup. Talvez deva fazer um serach por "Nano" e ir vendo auários, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, reparei que existem lâmpadas da Hagen aqua-glo de 15w e 18w, qual o comprimento das mesmas? Há a possibilidade de adaptar a um aqua de 50cm?

Sim... podes usar lâmpadas T8. Mas lâmpadas de marcas comuns fazem o mesmo, ou melhor trabalho que as de "marcas de aquário". Sem contar que são muito... mas muito mais baratas.

 

Depende do que queiras fazer do aquário.

 

Se quiseres um plantado, para um aquário de 50 cms, aconselho-te a apostares em lâmpadas PC, de casquilho 2G11. Uma de 36 Watts dá conta do recado.

 

Se for só para veres os peixes e manteres poucas plantas, ou plantas não muito exigentes, podes usar lâmpadas T8 de 15 Watts (42 cms +/-). As de 18 Watts já têm cerca de 60 cms, o que excede o comprimento do aquário.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Luis.

 

Esse tipo de lâmpadas e casquilhos encontram-se em lojas de iluminação normais, isto é, será que consigo arranjar facimente todos os acessórios para montar uma calha simples? Como é que se comportam em termos de gasto de energia?

 

Obrigado,

 

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Encontras estas lâmpadas em lojas especializadas (Gillamp, Casa das Lâmpadas, etc...).

 

Em termos de gasto de energia, depende do tipo de balastro que utilizes.

Os electrónicos gastam muito pouco, face aos convencionais.

Tens também as conhecidas lâmpadas económicas (aquelas de enroscar), que são do mais simples de montar... mas aí ficas muito limitado em termos de espectros luminosos (entenda-se, temperaturas de cor).

 

Se quiseres montar uma calha com lâmpadas T8, tens no Sub-Fórum DIY vários projectos. Dá uma olhada.

 

Qualquer dúvida, pergunta, que há cá no Fórum muita gente habituada a lidar com dúvidas de electricidade/lâmpadas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de tropeçar neste tópico no qual o Luis participou:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=calha

 

..parece que posso economizar na calha pois tenho aqui uma lâmpada eonomizadora daquele género com 11W, 6400K. Será que trocando o casquilho que lá está, que é fino, para um adequado a esta lâmpada, posso utilizá-la? Se tiver em conta a razão 1W/1Litro provavelmente não mas poderei comprar uma mais potente.

 

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa, penso que para começar devo ter os testes de pH. amónia, nitritos e nitratos, segundo o que li nas FAQ. Que preços devo esperar? Existem packs com estes testes ou compram-se separadamente?

Oi...

Eu comprei o meu teste de pH es separado, mas sei que existem kits...Este do pH custou 10€, mas vi um kit por 29€, mas não sei o que trazia...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já modifiquei a iluminação. Apenas substitui um fio por outro mais longo e o casquilho por um mais grosso (E27), no fim de contas gastei 75 cêntimos. Recobri tudo com fita de alumínio para ajudar à dissipação da luz. A lâmpada não aqueceu muito até agora, após uma hora de uso. Agora falta termómetro e termostato sendo que entretanto vou investigar que plantas quero.

 

A.jpg

 

B.jpg

 

C.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.