O meu nano finalmente :)


Carlos77

Recommended Posts

Buenas malta, finalmente parece que isto arrancou hehehe.

 

Setup do meu 70x40x40

 

bombas - 2 x 1100L

Escumador miniflotor

Termostato 300W (sim eu sei que é um exagero mas foi já a pensar no futuro :wink: )

Iluminação T5 3 x 24w ( 2 x 10000k 1 actinica)

 

10Kg Rocha em que 5kg rocha morta e 5kg rocha viva (sim eu sei que é pouca rocha viva e vou comprar mais 5kg... tentem passar com o que passei na TAP e depois entendem :evil: )

18kg de areia viva para substrato

 

----//----

 

A aventura começa em Janeiro quando descobri este fórum e em Março começei a montar:

 

Imagem1.jpg

O material.

 

Imagem2.jpg

A fitinha da ordem em redor dos vidros para a borrada ser pouca :lol:

 

Imagem3.jpg

Depois de montado e a "pegar em peso". Ficou assim 24h.

 

Imagem7.jpg

Passadas 24h, teste com água doce... 48h na rua porque apanhou dois dias de temporal. Feito para durar hehehehe

 

ImagensAqua0111.jpg

Finalmente em Maio começou a chegar o equipamento e numa ida a Lisboa vieram a tão esperada rocha e areia viva que deu nisto. Sim entrou um peixe no aquário com 1 semana apenas.

 

ImagensAqua0041.jpg

Aqui está o gajo... meio maluco, limpou-me a equipa de limpeza toda (camarões), mas é giro, está vivo, entrou no aquário tão cedo porque um primo meu o apanhou na pesca e o guardou... quando cheguei a casa já estava lá dentro mas já sei que tem de ir embora e como tal vai levar ordem de despejo amanhã á tarde.

 

ImagensAqua0151.jpg

Segundo morador do aquário... é da costa, apanhado numa ida á água, sim também vai levar ordem de despejo amanhã junto com o peixe mas está bem de saúde. Hoje quando cheguei a casa já tinha duas em vez de uma só.

 

ImagensAqua0191.jpg

Um dos ermitas apanhados.

 

ImagensAqua0221.jpg

Primeiros moradores a sério. Chegados Domingo á noite e em menos de 24h já estava assim mesmo depois de uma longa estadia fora de um aquário e de andar de avião.

 

ImagensAqua02111.jpg

O outro morador :)

 

ImagensAqua02011.jpg

Os dois em forma.

 

ImagensAqua0241.jpg

E a geral que faltava. Eu sei que podia estar melhor e vou reformular o layout e disposição do equipamento no próximo fim de semana. A seringa é para voltar a ferrar o sistema gota a gota de kalk, nada de ideias malucas :lol: :lol: :lol::lol:

 

Por isso já sabem, quem tiver uns corais moles a mais que me avise por MP pois espaço tenho de sobra :roll: :D :twisted::twisted: Tem de ser é da zona de Lisboa e arredores pois para me ser entregue no dia da viagem ser de mais longe não deve de dar jeito (fico na zona de queluz de baixo quando por esses lados) e como em Agosto devo estar novamente por esses lados melhor começar a planear/reservar agora.

 

 

P.S: Tal como prometido Duarte, o Sarco parece bem por isso aqui está o meu post :twisted::twisted: Actualizações agora é que vai estar dificil, só nas próximas aquisições e ainda vão demorar :cry::cry:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xixa... 68 viram o post e ninguém comenta nem tem corais moles para venda ou a mais no aquário... :lol: :D :cry:

Não tenham medo que pode não parecer grande coisa mas trato bem dos rapazes ;):twisted::twisted:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

colocaste os corais moles com quanto tempo de aquário?

 

conta lá o que se passou na TAP

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas,

 

Arquimedes: são xénias brancas... ou pelo menos vieram como sendo brancas e bem comportadas :lol::lol:

 

Quinzico_The_Twin: Os corais entraram com 1 mês de aquário montado. A aventura da TAP foi excesso de peso, tentar explicar á menina do balcão o que era rocha viva e o porque de levar "rochas" (no fim eu já só dizia "são umas rochas, uns calhaus para por num aquário e sim... são 10kg de calhaus, uns levam gatos e cães e eu levo calhaus a passear) numa caixa daquelas. Depois foram os seguranças que no raio-x me queriam abrir os sacos (18kg) de areia viva porque o raio-x não conseguia "ver" através da areia... deu um granel que só visto, mas como felizmente tinha o talão das compras comigo (tinha levantado tudo na loja 2h antes por sorte) e depois de ele muito "apalpar" o saco, lá me deixou passar sem ter de abrir os sacos.

 

Aquário a quanto obrigas

:roll::wink::twisted:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Antes de mais, os merecidos parabéns pelo aquário!... Na minha opinião pode-lo-ias preencher melhor com rocha viva antes de começares a adquirir mais coral, mas provavelmente até o tens em mente! :lol: ...Continua a colocar fotos com a evolução do layout e novos habitantes.

 

Gostaria de te pedir um favor se tal não te causar grande importuneo. Poder-me-ias indicar os links onde arranjante a informação para a construcção do teu aquário? Pretendo lançar-me nesse terreno em breve, tendo, no entanto, algumas dúvidas ainda latentes. Obrigado pela atenção.

 

Comprimentos,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais uma experiência com a TAP...

 

Há umas semanas vim do Algarve pra Madeira via Lisboa. Do Algarve trazia corais e equipas de limpeza, tudo bem acondicionado em sacos de plástico dentro de uma caixa de esferovite. Eu já sabia que a TAP não costuma deixar levar estas coisas na cabine, mas qual o meu espanto quando se recusam a levar sequer no porão. Insisti, disse que me responsabilizava... nada.

 

Tive que ir correndo à carga e despachá-los para Lisboa noutro voo - 40 e tal euros.

 

Chego a Lisboa e vou buscar mais umas coisas: mais uma caixa de esferovite com peixes e corais.

 

Quando volto pro aeroporto e voo à procura da caixa que tinha mandado de Faro, ninguém sabia de nada, mandando-me de um lado pro outro, carregado que nem um burro, subindo e descendo escadas carregando a bagagem à vez e procurando novos carrinhos. Fiquei mais de 2 horas à procura daquilo. A 20 minutos da partida do meu voo pro Funchal (que era o último do dia), encontram a caixa, porque afinal tinha ida não sei para que armazem. Corro, o checkin já estava fechado, lá explico que se não embarcar morre tudo e explico-lhes o que me armaram em Faro. Lá faço checkin, aceitam tudo pro porão sem problemas.

 

Corro pro embarque e procuro o BI. Nada! Tinha perdido a carteira na correria pra apanhar o avião. Depois de muita discussão lá me deixam embarcar mesmo sem BI, uma vez que de outra forma tinham que retirar a minha bagagem do avião.

 

Viva a SATA que deixa levar as coisas na cabine.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alfredo,

 

aconselho-te a fazer uma reclamação junto da TAP (por internet ou correio), relativamente a não te deixar levar as caixas no porão.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Antes de mais quero dizer que o aqua está com bom aspecto, apesar de estar um pouco vazio! Tens que colocar mais rocha! Quanto às xenias, são das brancas, mas n momento da foto deveríam estar à pouco tempo no aqua e ressentiram as diferenças da água em relação à de origem! É normal até por questões de iluminação, chegando mesmo a ficar castanhas!

E o peixinho? Ainda o tens? Posso dizer que é um Coris qualquer coisa! Posso dizer que não é aconcelhável para um reef, tal como já podeste aperceber-te, come uma vasta gama de invertebrados!

Bolas, grandes problemas na TAP - Transportadora Aeria e Problemas! :wink::wink::lol:

Espero não ter problemas desses no futuro!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

Desculpem lá só agora dar resposta mas o trabalho tem andado meio complicado com a preparação para férias.

 

Arquimedes: Grande aventura essa, espero nunca ter de passar por isso mas a malta de Faro devia andar meio "aparvalhada" quando tavam a receber a carga... levantar problemas por algo que ia para o porão? Nem que fosse na cabine, desde que não tenha um peso brutal tipo 50kg ou seja matéria daquelas que não deixam viajar na mão (ex: cartucho, materia inflamável, e afins) não havia razão para isso. Xixa... quantas vezes tive que gramar com um gato na cabine que passa a viagem toda a miar e por um um peixe e corais fazem isso tudo... PROTESTAAAAAAAAAAAA :shock: :D :twisted:

 

Pedro2001: o peixe pelo que investiguei é um Thalassoma pavo ou

Bodião-verde http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...lang=Portuguese

e sim... levou acção de despejo por comer-me a equipa de limpeza toda... mas olha que é um peixe bem bonito para um reef... pena este não ter começado a comer congelados. Voltou para o mar.

Sim eu sei que tenho de por mais rocha... vou comprar agora quando for ai em Agosto... como o peso limite de transporte é agora d 15kg por pessoa não deu para trazer mais da outra vez, vêm desta mais 5kg de rocha viva para compor mais... vai aos poucos.

 

Luis: Pois são... não só porque conseguem montar um reef mais rápidamente como mais barato...

Um fundo ... pensei nisso mas a meter um fundo escuro iria (a meu ver) realçar ainda mais o equipamento... e assim sempre se "dilui" mais. Depois de montar tudo vou pensar nisso prometo. Até já pensei em fazer uma sump mesmo pequena só para levar o equipamento mas nesta altura não é algo viável.

Um casal de nemos estão nos planos, bem como uns corais mais, aliás acho que para o aquário que tenho é só mesmo um casal de nemos e basta... haja orçamento :lol::lol::lol: ... aproveitar esta ida ai para "carregar" mais umas coisitas para cá que o sarco está lindoooooooo mas solitário :twisted::twisted::twisted:

Para Setembro deve haver mais novidades... depende do que ainda houver nas lojas e dos preços :roll::roll::roll:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu sabia que era da família dos Labridae, e da subfamilia dos Corinae! São todos parecidos em forma corporal e feitio!

Depois quero ver o desenvolver disso!

 

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu também andei meio perdido sobre qual seria, mas lá encontrei umas fotos algures na net e deu para comparar e descobrir qual era :)

 

Já somos dois... já somos dois a querer ver no que isto vai dar :twisted::lol::lol::lol::wink:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também apanhei uma anémona igual à tua numa ida à água e trouxe-a. Bonito bicho.

 

O meu Lysmata debelius também acho que era bonita. Ia pro pé dela. Acariciava-a com as antenas. Ela respondia às caricias e segurava-lhe as antenas puxando-o gentilmente pra si. No último momento ele recuava sempre e deixava-lhe parte das antenas, qual madeixa de cabelo.

 

Já careca, aterrou-lhe com as patas em cima. Eu ainda o tirei, viveu um dia e morreu de "amor" - leia-se ferroadas da anémona.

 

No mesmo dia ela seguiu pro mar, uns 15 metros distantes do local onde a apanhei. Quando voltei noutra altura pra outra recolha de água, lá tava ela ou outra igual exactamente no mesmo sítio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas :)

 

Em relação ao peixe é o que vulgarmente na Madeira se chama de peixe-verde, e sim, tem umas cores muito bonitas mas acho que nos tons essa tua ilustração anda um pouco longe... são cores menos garridas que essas. Mas é um peixe muito colorido sim e lindo... se acostumado a comer congelados de pequeno acho que seria um peixe muito requisitado para reef's. Tirando a parte em que o que tive me dava caça aos camarões que não tinha piada nenhuma... muito ri com o que ele "inventava" no aquário :)

 

A anémona deu-se muito bem no aquário, quando a devolvi ao mar já se tinha multiplicado... recolhi uma e devolvi duas :roll: em parte foi isso que me fez devolver pois tava a ver que ainda acabava com uma praga :lol: :D mas para aquário de costa será uma boa escolha certamente e comia tudo o que lhe dava :) .

Além da multiplicação o facto de ter começado a sentir de cada vez que mexia na água do aquário pequenas picadas na pele tipo quando se mexe em fibra de vidro, não ajudou nada a que ela ficasse.

 

A salinidade aqui também é de 1.030 mas o que fiz foi durante uma TPA meter água destilada até a baixar para 1.023... 1.024 e agora sempre que faço TPA já sei +/- que quantidade de água destilada devo adicionar para a quantidade de água do mar que vou repor de forma a manter a salinidade, e como tal a minha anda sempre entre de 1.023 - 1.025.

Faço isto mais para em futuras aquisições a adaptação ao aquário ser mais "pacifica" visto a maioria dos reef's andarem nestes valores do que própriamente pelos corais pois a menos que seja uma especie muitooooooooooo sensivel eles adaptam-se aos 1.030. Penso eu de que...

:o:lol:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo.

 

Quando abri isto...pensei que era uma caixa vodafone com umas plantitas.

lol...mas não...supreendes-te me pela positiva.

 

Está mesmo muito bonito:)

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo.

 

Quando abri isto...pensei que era uma caixa vodafone com umas plantitas.

lol...mas não...supreendes-te me pela positiva.

 

Está mesmo muito bonito:)

 

Meu... Salgado... lol

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mendez...não é bem assim.

 

Muita gente chama nano a esses aquarios...tanto que eu fiz um e começei por escrever o nome dele aqui no forum como nano Nassis.

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nassis: Obrigado :lol: Bem no inicio ainda mas lá chegarei a algo mais interessante de se ver :o

 

Mendez: O raio-x não vê mas juizo na mesma que eles reviram aquilo tudo :roll::lol: :D .

O teu também parece bem encaminhado pelo que vejo :)

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AH ...já entendi o que querias dizer....

Mas eu nao vejo por subtopicos...vejo por ultimas mensagens escritas.

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.