Nitritos altos, que fazer?


Didas

Recommended Posts

se disseres qual o teu setup, e qunato tempo tem esse aqua talvez possamos ajudar..... pode ser que tenhas que fazer tpa maior de 20% , pode ser que tenhas de limpar o filtro e que tenhas de utilizar carvão activado pois os nitritos provem da amonia consequente dos dejectos dos peixinhos se eleminares a amonia eleminas por consequencia os nitritos e nitratos, tenta......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Algumas ajudas já foram dadas. No entanto ficam aqui mais umas:

 

:wink: Usa plantas flutuantes e/ou de crescimento de rápido. São ideais para sugar nitratos da água.

 

:( Vê se estás a dar muita comida aos teus animais.

 

e que tenhas de utilizar carvão activado pois os nitritos provem da amonia consequente dos dejectos dos peixinhos se eleminares a amonia eleminas por consequencia os nitritos e nitratos, tenta......

Errado!!

 

O Carvão Activado não adsorve amónia, nem nitritos, nem nitratos...

 

O maior contributor de amónia nos aquários não são os dejectos dos peixes... mas sim os próprios peixes. Ao contrário de nós humanos, os peixes conseguem metabolizar a ureia até à amónia, pois têm uma enzima que nós humanos não temos, chamada urease. Ou seja, quando os peixinhos "mijam", não sai ureia como nós, sai logo amónia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a ler mal... :?

 

Pensei que se estava a falar de nitratos... mas tudo o que disse também se aplica ao teu caso...

 

Só dar mais uma achega.

 

Se tens nitritos altos, das duas uma... ou ainda não completaste o ciclo do aquário, ou então a tua filtragem biológica é muito baixa para a litragem/número de peixes que tens no teu aquário...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E tudo isso são dejectos ou não...... Mad

E o carvão não absorve elemina..... Twisted Evil

Errado!!

Errado!!

 

Dejectos são sólidos... amónia, nitritos e nitratos são iões... só existem em solução aquosa.

 

Quanto muito o carvão eliminaria... mas não. O que acontece é que na superfície do carvão "depositam-se" moléculas, ou partes de moléculas apolares, nunca moléculas polares...

Como nitratos, nitritos e amónia são iões, não são adsorvidos pelo carvão.

E já agora, é adsorve, e não absorve. A absorção de uma coisa por parte de outra, implica que a que é absorvida fica retida no interior da que absorve. Na adsorção, o contacto/retenção dá-se na superfície do adsorvente...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Precebes disto(quimica) então para k serve p carvão activado??????
O que acontece é que na superfície do carvão "depositam-se" moléculas, ou partes de moléculas apolares, nunca moléculas polares...

Exemplos de moléculas apolares:

 

Cloro (Cl2); maioria dos medicamentos administrados; e algumas moléculas corantes (taninos e afins).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

era simpatico antes de começarem a dar chutes na gramática/quimica se verificassem com quem estão a trocar galhardetes.

 

é que observações do tipo:

 

"...E o carvão não absorve elemina..."

 

e ainda do tipo:

 

"...Quem sabe sabe , mais nada.......

Precebes disto(quimica)..."

 

não ajudam ninguem e só revelam que o nosso ego é bem maior que nós, isto sem mencionar que mostra que nada sabemos da arte

 

Eu tenho hoje uma pergunta bem engraçada por sinal. em que fase da lua nos encontramos? é que os tópicos hoje estão muito giros ...

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho hoje uma pergunta bem engraçada por sinal. em que fase da lua nos encontramos? é que os tópicos hoje estão muito giros ...

abraços

 

Segundo a minha agenda e senão está errada hoje (domingo) estamos em quarto minguante. Infelizmente tenho que concordar contigo os tópicos têm vindo a gerar cada vez mais discussões, principalmente por parte dos membros novos que muitas vezes acham que sabem tudo e que os outros estão todos errados.

 

Peço desculpa por este desabafo. Não quero ofender ninguém ( e espero que não me caiam em cima), mas é algo que tenho vindo a testemunhar de à uns tempos para cá.... :D

 

Peace and Love everybody. :shock::shock:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas, é certo que o meu aqua é novo (recem criado), no entanto acho que tenho filtração suficiente, para o meu aqua (80x30x35), com cerca de 75 Litros de água, e uso dois filtros Fluval um é de 400l e outro de 200l, será suficiente? Acho que sim

Orgulho-me do que fiz e estou pronto para o que vou fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Didas a questão da filtragem ser suficiente ou não é ingrata. Há aquariofilistas que defendem com unhas e dentes (eu, por exemplo) uma filtragem de 5 vezes o volume do aquario por hora. Outros defendem que 2 vezes o volume é suficiente (neste momento estou a experimentar essa tecnica). no entanto e como eu sou sempre exagerado, algo entre 2 e 5 vezes o volume será perfeitamente aceitavel.

 

Aproveito tambem para dar as boas vindas aos novos membros do fórum!

 

p.s. quanto ao resto o que tenho a dizer é que não vale de nada estarmos com a mania de que sabemos mais que os outros. Ser orgulhoso em nada nos vai ajudar assim como estarmos com ironias. Há aqui membros que pelos mais diversos motivos são experts na sua área. Poderia indicar alguns, esses eu sei que dominam a área em questão porque ao "ler e pesquisar" o forum fui descobrindo quem eles são e qual a sua especialidade.

Neste caso um membro recem chegado mandar bitaites de quimica a um futuro eng. de quimica é giro.. Ainda que tivessem conhecimentos para o fazer...

Um membro que está connosco há meia duzia de dias e que começa a mandar bitaites só vai fazer com que os membros mais velhos ou não participem no tópico ou simplesmente ignorem o membro recem chegado.

Se calhar é mania minha em dizer que a humildade é uma virtude...

 

Abraços e desculpem "estar a bater no ceguinho de novo" :D

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que aqui ninguem está a mandar dicas sobre como são as coisas, isto é , eu estou a aprender como muitos estão, de quimica pouco percebo por isso acho que tenho de dar razão a quem precebe, tal como na utilização de carvão activado , pois já li inumeras coisas sobre carvão activado e muitas delas com opinioes diferentes.... isto quer dizer que no fundo não sou só eu que tenho duvidas em relação ás coisas, muito bem se eu disse que quem sabe sabe , e que precevbe disto , é porque realmente percebe. Não estou a dar lições a ninguem estou a tentar dar a minha opiniao e estou a dizer a outro membro que ele realmente sabe e que estou grato por ele saber mais que eu pois assim ficava sempre no erro...... se realmente acham que estou a ser inconveniente digam pois geralmente só erra quem dá a sua opinião e isso é o principio básico para aprender , pois como dizem os mais velhos só erra quem tenta........

 

POR ISSO

mais uma vez peço desculpa..................

UM ABRAÇO DO CEGUINHO

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez..... para esclarecer tudo vou indicar o site onde li que o carvão serviria para a remoção de amonia....

onde diz: Em alternativa, a amónia pode ser removida filtrando a água através de zeolite ou carvão activado antes de a adicionar ao seu aquário. Nota: há notícias divergentes sobre o sucesso deste método). Se tiver experiências concretas (positivas ou negativas), por favor avise a equipa de manutenção desta FAQ.

 

e o site é http://faq.thekrib.com/pt/begin-tapwater.html

 

Olhem desculpem se errei mas ainda sei o que li ;)

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pessoal... não se chateiem por uma coisa destas... :roll:

Be cool...

 

E agora mandando o meu bitaite:

 

Eu não me importo, aliás fomento, que coloquem as minhas opiniões em causa... eu, nem ninguém somos donos da verdade. E por melhores currículos académicos, e não só que possamos ter, erramos como toda a gente...

 

Um Fórum, como o próprio nome indica, é um local livre e público (há uns que dizem que não... surprised) com as devidas regras, em que as pessoas/membros têm direitos iguais em expressar as suas opiniões...

 

Por mim podem afirmar a pés juntos que 1+1=3... quero lá saber... desde que o defendam de uma forma educada e com bases para o confirmar, é o que interessa...

 

Como diria o outro... não há perguntas parvas, só respostas idiotas ;)

 

Óbvio que há pessoas, devido às suas habilitações literárias/experiência, estão muito mais à vontade em falar em certos assuntos. Basta dar uma olhadela pelo Fórum que fica-se logo a conhecer os "prós" nos diversos assuntos... mas não é por isso que as suas palavras não devem ser questionadas. Bem pelo contrario... se uma pessoa gosta de explicar aquilo que sabe melhor, então não se deve importar que lhe perguntem coisas dessa área inúmeras vezes...

 

Por isso, e mais uma vez, fazes muito bem em questionar os outros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em alternativa, a amónia pode ser removida filtrando a água através de zeolite ou carvão activado antes de a adicionar ao seu aquário. Nota: há notícias divergentes sobre o sucesso deste método). Se tiver experiências concretas (positivas ou negativas), por favor avise a equipa de manutenção desta FAQ.

E não deixas de ter alguma razão... ;)

 

Depois de teres colocado essa fonte, fui pesquisar, e realmente há espécies de carvão activado que conseguem reter amónia e algumas aminas (compostos químicos com o grupo -NH2)... mas pelo que eu estive a ler, só as conseguem retirar na forma gasosa. Ou seja, como em gases não existem iões (os físicos que me dêem porrada surprised), na forma aquosa o carvão activado, qualquer que ele seja, não consegue adsorver amónia (muito difícil), pois dependendo do pH, esta encontra-se maioritariamente na forma iónica (NH4+). Difícil porquê? Porque a amónia é muito estável em solução aquosa... A amónia vem sempre misturada em água, é impossível obtê-la na forma líquida pura. Só na forma gasosa. Daí que em água, a menos que tenhamos uma resina de permuta iónica (trocam-se iões), não conseguiremos retirar iões da água. E a amónia é um ião...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis por esclaceres o assunto pois a utilização do carvão activado suscita diversas duvidas, é um assunto que para muitos é um mistério como li num artigo da revista tfh magazine pois acaba por ser um mistério para muitos que o usam por diversos anos sem saberem ao certo para que serve dando assim as suas opiniões derivadas da experiêcia que têm.

 

Por exemplo os meus aquas nunca acusam amónia e sempre usei carvão activado em todos, por exemplo tenho plantas nos aquas e nunca pararam de crescer ou morreram por usar carvão , que muitos dizem retirar elementos essenciais á vida das plantas, pois digo e opino apenas o que a minha experiencia me diz fomentado pelo que alguns aquariofilstas dizem.......

 

Mas estou bastante grato por me teres tirado as duvidas em relção a isso

 

Acho que deveria existir um tópico apenas sobre carvão activado para esclarecer essas duvidas e pelo que das a entender és a pessoa indicada para isso, podias fazê lo para que muitos podessem realmente tirar o melhor partido do carvão activado

 

NUITO OBRIGADO

UM ABRAÇão

do JOAO

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.