preciso de substituir plantas!


Claudio Cabral

Recommended Posts

13-06-06_1109.jpg

Bom dia! este é o meu aquario de camarões, é um aquario de 80x35x35, tem 20w de luz, o ph ronda os 7.2. agora o pedido de ajuda, eu no plano traseiro do aquario tenho ceratophylum demersum, mas o problema é que como não criam raizes estao sempre a soltar-se, e é um bocado chato estar a planta-las uma vez por semana porque nunca se sabe se estamos a plantar algum camarão juntamente com ela! :D precisava que me dessem palpites para trocar estas plantas por outras. convem que não cresçam mais que 40 cm, e se crescerem que dê para podar como as plantas de caule. ja pensei em troca-las por Cryptocoryne crispatula var. balansae, mas preciso de mais opiniões! espero que os experts deste sub-forum me possam ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ludwigia repens... é pouco exigente, daí que seja boa para a tua iluminação.

Mas qualquer planta de caule, muito pouco exigente poderás ser usada, digo eu.

 

Higrophila polisperma?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! por enquanto gostei da sugestão do ivanpantz da ludwigia e da sugestão do joão em meter valisneria spiralis.

ivanpantz, diz-me uma coisa, achas que a ludwigia se daria bem com esta quantidade de luz e sem fertilização? é que por causa dos camarões tenho de evitar a fertilização porque ainda não descobri um fertilizante sem cobre! para ja a ludwigia deveria ser a solução ideal. continua aberto a sugestões! obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os invertebrados também precisam de Cobre... agora um pequeno excesso é muito prejudicial a eles, face a outros seres vivos :wink: Não quer dizer que eles não possam ver Cobre à frente...

 

Eu aconselhei a Ludwigia repens porque é das únicas plantas de crescimento "rápido" que se dá no meu aquário dos Loricarídeos, e com a qual eu tenho alguma experiência. Aquário esse que tem 63 litros teóricos e somente 15 Watts de iluminação. Em termos de flora só tem ludwigia repens, anubias nana, vallisneria tiger (salvo erro) e alguns fetos de java.

 

O aquário já não está assim, mas para ficares com uma ideia do que já foi...

 

oldtank.jpg

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora o pedido de ajuda, eu no plano traseiro do aquario tenho ceratophylum demersum, mas o problema é que como não criam raizes estao sempre a soltar-se, e é um bocado chato estar a planta-las uma vez por semana porque nunca se sabe se estamos a plantar algum camarão juntamente com ela! :? precisava que me dessem palpites para trocar estas plantas por outras.

 

Acho que o teu problema deve estar na altura do areão ... á frente parece ter altura suficiente, mas atrás não sei ... o minimo recomendável é 5cm, com 5 cm de areão acho dificil elas soltarem-se ... escusavas de trocar de plantas ... a não ser que queiras mesmo ... :wink:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então acho que o teu problema é ao plantares ... tens pinça?? ou plantas com o dedo? A planta tem de ficar mesmo ao fundo ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema pode estar em ambos os casos ... na pinça e na galonometria... que deve ser 2/3 mm ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas sugestões! eu ja decidi trocar de plantas, vou meter ludwigia repens, higrophyla polysperma e bacopa caroliniana. que dizem? ja agora aceito sugestões de disposição das mesmas no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje finalmente fui buscar as plantas, apesar de só ter conseguido arranjar a ludwigia e a bacopa. será que não ha ai nenhuma sugestão de disposição no aquario? possivelmente irei colocar a bacopa do lado do termostato pois é a que aguenta temperaturas mais altas. que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Só uma achega no que respeita à questão levantada relativa aos camarões, normalmente uso Ferropol num aqua com Caridina japonica e nunca tive problemas, não houve baixas e eles parecem satisfeitos; no entanto já me aconteceu ter camarões a morrerem por causa de umas pedras (compradas numa loja de aquariofilia) com uns veios de partículas metálicas que tinha num pequeno aqua, na altura fiquei meio à nora sem perceber porque aquilo aconteceu, uns tempos mais tarde noutro aqua com pedras idênticas introduzi uns Amano e imediatamente ficaram que pareciam que lhes tava a dar uma coisa ruim! Tirei-os de lá e "liguei 2+2" e percebi que era das pedras, não cheguei a fazer testes mas acredito que elas estavam a largar algum elemento metálico para a água. No entanto com o Ferropol nunca tive o mais pequeno problema...

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais