Caloiro


HibridO

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquario tropical comunitário com 70 litros ja faz 2 anos. descubri este forum nem á 1 mes. Pensava ter um vasco conhecimento sobre aquariofilia, agora percebo k nao sei quase nada. Apesar de ja ter feito criação de kribensis e nunca ter tido problemas no aqua.

 

Hoje fui comprar um teste de Nitratos e PIMBA, valor maximo. Num aquario maduro nao é suposto os nitratos estarem controlados?

 

Outra questão, tenho um filtro interno que vinha com o kit. A massa filtrante resume-se a 2 esponjas, esponjas essas k eu limpo esporadicamente.

 

Se o ciclo do azoto consiste numa colonia de bacterias no filtro que transformam o amonio em nitritos e depois nitratos, como é que é suposto isso acontecer no meu filtro?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O teu filtro biológico (bactérias nitrificantes que oxidam a amónia a nitritos e consequentemente a nitratos), não se encontra somente no filtro.

O areão, e quase toda as superfícies que se encontrem imersascontém bactérias nitrificantes.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, lavar as matérias de um filtro, nem sempre dá mau resultado... Depende sempre se temos um bom filtro biológico estabelecido no aquário/areão.

 

Num aquario maduro não (palavra corrigida) é suposto os nitratos estarem controlados?

Controlados "biologicamente"??? Ou seja, pela "Natureza"?

Não!!!... a menos que tenhas plantas que consumam muitos nitratos, ou poucos peixes e/ou muitas plantas, os nitratos e fosfatos quase sempre aumentam a sua concentração na coluna de água ao longo do tempo...

 

Para alguma coisa servem as TPA's :roll:

 

Se o ciclo do azoto consiste numa colonia de bacterias no filtro que transformam o amonio em nitritos e depois nitratos, como é que é suposto isso acontecer no meu filtro?

Elas pura e simplesmente estabelecem-se no filtro... e não só!!!

O que se cicla é sempre o aquário ou o filtro... nunca a água!!!

 

Tu se tiveres um filtro já ciclado, ou seja, já com colónia de bactérias, podes montar um aquário novo e colocá-lo a trabalhar com peixes (desde que não abuses), sem problemas de aumentos de amónia e nitritos na água, pois já tens as bactérias benéficas que os oxidam a nitratos...

 

Mas tal como já disse, se não tiveres nada que elimine os nitratos, tal como: plantas, TPA's, filtros desnitrificadores, resinas de permuta iónica, etc...; os nitratos como são o produto final da oxidação da amónia e nitritos, não desaparecem sozinhos... logo, vão continuar a aumentar até que faças alguma das coisas em cima ditas... ou então que atinjam um valor altíssimo e os peixes comecem a morrer :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

 

Hoje fui comprar um teste de Nitratos e PIMBA, valor maximo. Num aquario maduro não é suposto os nitratos estarem controlados?

 

 

Os nitratos só ficam controlados pelas TPA's e por plantas em numero suficiente. As TPA's devem ser efectuadas semanalmente na ordem de 10 a 20% do volume do aquario, com água devidamente acondicionada.

 

 

Outra questão, tenho um filtro interno que vinha com o kit. A massa filtrante resume-se a 2 esponjas, esponjas essas k eu limpo esporadicamente.  

 

 

No caso que refere atrevo-me a dizer que o seu filtro é manifestamente insuficiente para o aquario. Aconselho-o um filtro externo que faça 5 vezes o volume de água do aquario e já agora: a limpeza esporádicamente é um pouco vago... Convem não descurar a desta uma vez que um aquario é um meio fechado, cujo volume é sempre pequeno, e que depende das nossas intervenções. Por isso o ter aconselhado um filtro externo que é sempre maior que qualquer filtro interno e que por isso tem mais espaço para matérias filtrantes (espumas, ceramicas, carvão activo, zeolith, etc etc).

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim,

faço TPAs, o k é mais estranho é k ainda á 2 semanas fui "obrigado" a fazer uma TPA de 90% pois tive k mover o movel do aquario pk pintei a casa.

 

entao devo-me preocupar mais com os nitritos e nao os nitratos é isso? :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A ideia subjacente é que os nitritos são piores em menor quantidade que os nitratos em igual concentração. No entanto tanto uns como os outros são prejudicias à saúde do aquario. Por isso o ideal é verificar uns e outros com alguma frequência e manter as TPA's em dia!

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ja nao sei o k fazer...

 

Estou a fazer TPA diárias de 40% e no dia da TPA estão tipo a 4mb/l, (nitratos) no dia a seguir faço o teste estao a 40mb/l...

 

noto k alguns peixes estão tipo a sufucar... :D

 

Isto pode ser provocado por um tronco? Comprei no outro dia um tronco ja o tirei e tudo mas nao me parece k seja...

 

:(

 

Já agora deixo a fauna:

 

tenho num aquario de 70 litros,

 

um casal de ramirezis;

um kribensis;

2 corys;

1 SAE;

1 casal espadas.

 

quanto á flora, tenho plantas naturais no aquario, nao sei o nome. :wink:

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

limpei o filtro á pouco tempo, nao tenho plantas mortas, aspiro o fundo.

 

Axo k descubri o problema, mas axo muitro estranho.

 

Á pouco tempo comprei um tronco, pensei tirar o tronco e experimentar. ontem tirei e mudei 40%. até agora os valores estão estaveis.

 

será possivel?! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hibrido, o tronco foi comprado numa loja, ou apanhaste-o em algum lado? Eu nunca tive madeira apanhada na natureza no aquário, mas se assim for, se calhar ele está em estado de decomposição, e por isso é que não consegues ter os nitritos e os nitratos estáveis...

O que tenho visto é que se deve passar uns vernizes, antes de o colocar no aqua, mas isso costuma ser por causa da cor que dão à água,...

Cumps,

 

Gonçalo Garcias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

possivel é se o tronco estiver em decomposição e se libertar material orgânico para a água!

 

De qualquer forma é muito estranho. O que lhe aconselho é observar bem o tronco e ver se ele está limpo (livre de casca, sem zonas "podres") e fazer uma experiência controlada.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso passei na aquaplante e eles explicaram-me k os troncos como nao estao em contacto com a agua á muito tempo ficam resequidos e necessitam estar de molho e ser escovados pois podem ter elementos menos agradaveis.

 

Tiagodovale:

 

Testei a minha agua e nao tem nitratos, o nivel de nitratos do aqua descia a seguir á TPA e no dia a seguir ja estava elevado.

 

Mas retirei o tronco e ja está estavel. :wink:

 

Parece k o problema está resolvido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Separei o tronco e pus de molho, passado 1 dia fui testar a agua do tronco, tem 0,3 mg/l isto quer dizer k encontrei o responsavel pelo nivel de nitratos? ou este nivel de amonio nao provocava uma concentração elevada de nitratos no aqua?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.