Como equipar um sump


Recommended Posts

Vou adquirir um aqua 160l que vem equipado com sump.

 

No estabelecimento disseram-me que para o pôr a funcionar bastava aplicar-lhe a esponja ,que trás e lã da jbl .

 

Pergunto, não precisa carvão activado ,e cerâmica para as bactérias?

 

Também vem com uma bomba de 200lh .

Pergunto, não acham pouco 200lh?

saudações aos colegas aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sump? :wink: Não será filtro de decantação (daqueles que vêm colados ao vidro)?

 

200ltrs por h é muito pouco. Penso que para um aquario com 160ltrs devia ter comprado um filtro externo. É muito mais prático e eficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mas o funcionamento não é identico ao do samp??

 

A resposta é sim e não. Sim porque serve o mesmo objectivo, não porque enquanto o filtro de decantação se encontra dentro do aquario a sump normalmente encontra-se debaixo do aquario e é usada para esconder os equipamentos que estão dentro no aquario (difusor co2, termostatos, etc) ou para aumentar o volume total do aquario. Tambem há quem defenda que as sumps são mais faceis de limpar que qualquer outro tipo de filtro (eu pelo menos acho :wink:).

 

Quanto ao carvão activo: este só deve ser usado em caso de força maior e não por hábito. O carvão activo tem um tempo de vida util relativamente curto (3/4 semanas) e tambem o incoveniente de quando se encontra saturado começar a devolver à água aquilo que anteriormente filtrou.

 

As cerâmicas são sempre bem vindas, no seu caso verifique se tem espaço para elas.

 

Abraços

 

p.s. recomendo uma vista de olhos aqui:

 

http://faq.thekrib.com/pt/filters.html

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informei-me melhor e o nome do filtro é biológico ou de decantação e é equipado com uma esponja e uma massa verde.

 

O aqua tem 100x50x40=200l ou melhor 180l e a bomba do filtro é de 400lh o que é diferente, contudo vou equipá-lo com +um filtro externo e é sobre isto que queria que me dissessem, que filtro voces escolhiam?

 

Estou a pensar num eihm de 1000lh.

 

Quanto ao substrato ,no estabelecimento aconselharam-me a não por nada ,só areão de 3mm ,25kg.O que é que acham .Eu vou plantar algumas plantas,nada de sofisticado até porque não sei fazer um plantado .Não tenho conhecimentos para isso,mas vou por-lhe umas plantas para equilibrar o sistema e ficar + agradável.

 

Não precisara de substrato ?Só ferropol ,adubo liquido da jbl?

saudações aos colegas aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

No seu caso eu pessoalmente removia o filtro de decantação e optava por um filtro que fizesse 4 ou 5 vezes o volume do aquario por hora. O filtro que indica serve perfeitamente!

 

Estou a pensar num eihm de 1000lh.

 

Quanto ao substrato, aconselho a leitura:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33662

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

 

A meu ver e já que o tens deverias fazer uso dele (filtro de decantação)

Quanto a filtragem biológica todos os filtros a fazem, uns mais outros menos.

 

Aconselhava-te a colocares uma bomba um pouco mais potente tavez uns 800l/h

 

Quanto ás massas filtrantes deves colocar e de cima para baixo o seguinte

cerâmicas lisas(1/4 do volume total da caixa de decantação)

esponja grossa+esponja fina(1/4 do volume total da caixa de decantação)

cerâmicas porosas ou outro tipo de massas porosas pois é aqui que se faz a maior parte da filtragem biológica (2/4 do volume total da caixa de decantação)

 

Esquece o filtro exterior (não estou a falar mal dele mas neste caso não é necessário)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Há um ponto que nunca entendi. sempre usei o seguinte:

 

1º filtragem mecânica - esponja e espuma

2º filtragem biológica - bioballs, cerâmicas, etc

3º filtragem quimica - carvão activo, zeolith, chemipur, etc

 

Quanto a mim parece-me mais lógico e passo a explicar o porquê do meu raciocinio. A esponja/espuma apanha as particulas maiores evitando desse modo sujar as cerâmitas e limitando o problema de colmatagem das mesmas. a amónia/nitritos passam para o estágio seguinte, ou seja, a filtragem biológica. O resto fica a cargo da filtragem quimica.

 

Ora, já não é a primeira vez que vejo alguem dizer que usa ceramicas logo no primeiro estágio de filtragem. isso tem alguma razão em especial?

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que seja toda a gente assim, mas em princípio essas pessoas estão a falar de cerâmicas não-porosas...

 

Eu pelo menos deixo sempre isso bem evidente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um ponto que nunca entendi. sempre usei o seguinte:  

 

1º filtragem mecânica - esponja e espuma  

2º filtragem biológica - bioballs, cerâmicas, etc  

3º filtragem quimica - carvão activo, zeolith, chemipur, etc  

 

Quanto a mim parece-me mais lógico e passo a explicar o porquê do meu raciocinio. A esponja/espuma apanha as particulas maiores evitando desse modo sujar as cerâmitas e limitando o problema de colmatagem das mesmas. a amónia/nitritos passam para o estágio seguinte, ou seja, a filtragem biológica. O resto fica a cargo da filtragem quimica.

 

 

Vou tentar...

 

1º ao colocares a esponja e espuma em primeiro lugar o que vai acontecer é que quando tiveres restos de plantas á solta no Aqua quando chegar ao filtro entope muito mais depressa enquanto que as cerâmicas "lisas" acaba por "tritutar" melhor a coisa e ainda tens a vantagem de haver maior turbulência provocada pelas próprias cerâmicas

 

2º tens Bioballs onde??? se for numa sump ainda faz alguma coisa (e mesmo assim) se for numa decantação ou num filtro externo não faz nada ou quase nada

 

3º quanto á quimica nunca usei á excepção do carvão e como tal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

eu explico e tambem acompanho com desenho se necessário:

 

 

eu tenho quase 1 litro de espuma, seguido de 2 litros de bioballs e após isto tenho mais 5 litros de cerâmicas.., as folhas ficam presas na espumas sem entupir o sistema, a sump não fica com falta de água e essas ceramicas lisas não conheço... resumindo, acho que o meu sistema é capaz de ser mais eficaz... modéstia à parte (cerâmicas para mim só porosas...)

 

já agora: a fluval adopta o sistema que mencionei... 1º filt. mec. 2º filt. biologica e termina na filt. quimica. porque será?

 

de qualquer modo a si a sua dama...

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

eu tenho quase 1 litro de espuma, seguido de 2 litros de bioballs e após isto tenho mais 5 litros de cerâmicas.., as folhas ficam presas na espumas sem entupir o sistema, a sump não fica com falta de água e essas ceramicas lisas não conheço...

Então ficas a conhecer... :P

 

http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01014700030101

 

Quem diz da Fluval, diz de uma data de outras marcas quaisquer...

 

Não querendo entrar em guerras, até porque como já referiste:

 

de qualquer modo a si a sua dama...

Eu prefiro as cerâmicas lisas para a filtração mecânica... pelo menos num filtro externo.

Eu sei que estamos a falar de sumps, mas acho mais fácil de limpar as cerâmicas do que as esponjas, por mais grossas que possam ser essas.

 

Deixo-as dentro do cesto do filtro (2213), coloco-as por debaixo da torneira da banheira, e chocalho-as até sair a porcaria toda.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ivan! é por esse motivo que eu uso espuma e não esponja. a espuma é mais barata e quando está suja vai para o lixo directamente. a esponja é complicado de limpar... :wink: entretanto acho que vou continuar como sempre...

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.