teste de pH


Recommended Posts

boas, tenho um kit da Sera para teste do pH, que utiliza uma escala de cores para avaliar o resultado. No entanto esta forma não me permite saber com precisão suficiente o valor, ou seja, só fico a saber, por exemplo, que o pH está entre os 7 e os 7.5. Gostaria então de saber se existe um destes kits de outra marca que permita obter os valores com melhor precisão, idealmente de incrementos de 0.1? obrigado

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei ontem esse teste da nutrafin, é mesmo de 6 - 7.6 de PH em incrementos de 0.2. Custou-me 7.5€ e diz lá que dá para 225 testes. Talvez até dê, uma vez que só se adicionam 2 gotas e o frasco do reagente até é grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O únicos testes que nos dão valores com alguma precisão são os electrónicos. Não andem a gastar € desnecessário. O electrónico é muito mais caro mas só se gasta € uma vez.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas, acho que vou experimentar esse da nutrafin.

 

em relação aos electrónicos, além de caros, não são também facilmente descalibrados? de qualquer forma até gostaria de umas dicas, algum modelo em concreto com boa relação qualidade/preço?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... tenho umas questões que sendo diferentes das discutidas neste tópico anteriormente, fazem um excelente seguimento...

 

Quanto aos testes electrónicos, ninguém tem mais nada a dizer? pelo que ouvi dizer descalibram-se muito por isso tb não dão certezas... gostava de ouvir alguém que tenha um.

 

Mais concretamente, tenho dois testes de PH em casa de marcas diferentes (não com fins publicitários mas sim informativos, assim segue):

JBL 7,4 - 9,x

Nutrafin 7.x - 9.x

(o x agora não me lembro mas acho que dá para perceberem a escala)

 

Os testes dão um resultados com uma diferença de 0,6 graus. Relatório igual obtive de 2 amigos meus, com as mesmas marcas de testes.

 

Agora a questão é: Qual é que está certo? como resolvo este problema?

É que 0,6 graus pode ter consequências de alguma gravidade. Estou com PH 9.0 ou então se calhar com 9.6... hummm :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Quanto a medidores de pH existem com precisão de décimas e centésimas, estes ultimo bem mais caro. :o

 

Mas não há bela sem senão; lá por comprarem o medidor electronico não quer dizer que não gastam mais dinheiro, isto claro se quiserem leituras a 100%. :D

 

O electrodo do medidor de pH tem tempo de vida e por isso é uma peça de substituição. :?

 

Os medidores classicos calibram em um ou dois pontos da escala de pH.

Para isso tem de se ter pelo menos o padrão 7 que vem num frasco comprado à parte.

 

Um dos outros dois pontos para calibrar é o padrão 4 ou 10 caso se pretenda trabalhar na zona ácida ou alcalina respectivamente :D

 

Tudo isso porque a escala de pH é logaritmica :D

 

Além disso, ainda há outros dois frascos; uma que é liquido de limpeza e o outro que é liquido de conservação que, depois de limpo o electrodo deve-se manter sempre molhado com este ultimo enquanto não se usa o medidor, prolongando assim o tempo de vida do electrodo. :P

 

Todos os medidores que não tem o atrás referido podem ser fieis ao principio mas depois, sem calibrar só dão para ter uma ideia porque a precisão já era :wink:

 

Não deixo aqui marcas porque não quero estar a publicitar nenhuma em particular mas, isto são medidores de pH a sério 8)

 

Para aquário não será preciso tanta precisão mas mesmo assim devem-se confirmar as leituras com os padrões para termos uma ideia do erro :lol: sobretudo com o padrão pH=7

 

Espero ter esclarecido

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.