Dois aquários.... como faço a divisão de peixes?


Dunkleosteus

Recommended Posts

Ola. Tenho neste momento um aquário de 100l com:

-2 colisas laila

-2 gouramis perola (tricoghaster leeri)

-1 pleco

-2 corydoras

-2 molies de véu

-9 neons

-imensas ampularias (imensas posturas)

 

Estou agora a pensar montar um aquário que deve ter cerca de 80 l. Como sei que muitas destas espécies não tÊm biótopos iguais decidi manter os animais e mudar alguns para outro aqua. Em principio os leeris vão para o outro e as colisas vou vendÊ-las. Que me aconselham para o resto dos animais?

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião fazia assim:

 

100L:

1 pleco (pelo tamanho);

2 corydoras

9 neons

algumas ampulárias

 

(podias acrescentar outro cardume amazónico e ficava um biótopo engraçado).

 

80L:

2 colisas lalia

2 gourami perola

2 molis de véu (embora ficava só os anabantídeos na minha opinião)

algumas ampulárias

 

podias acrescentar neste de 80L uns peixes de fundo asiáticos (SAE p.e.)

 

é uma opinião :wink:

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso podias fazer um belo plantado com os neons e as corydoras no aqua de 80L. E depois até podias tentar manter um biótopo amazónico pequeno com uns ciclídeos anões.

Porque é que vais vender as colisas? Podes mantê-las com os leeri no aqua de 100L, especialmete se forem os dois casais e podias tentar a reprodução num aqua só de anabantídeos (mas não convem misturar muitas espécies por motivos territoriais).

 

E desfazia-me do pleco e dos mollis. o Pleco porque cresce muito e os mollies não se enquadram muito bem nos dois aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda. Inicialmente eu até compraria outra fauna para o novo aquario mas como estes têm biótopos diferentes achei melhor separar. Outro problema são os factores bióticos: Neste momento, no aquário de 100litros as coisas não vão muito bem. A colisa macho ocupa metade do aquário porque está sempre a fazer ninho (embora nunca "saia" nada de ali) e não deixa os peixes irem para a sua metade. a Colisa fÊmea está sempre com o olho inflamado porque como é a mais pequena leva muita "porrada". A leeri (o macho morreu há algum tempo) está muito apertada naquele aquário porque aquilo está uma selva, logo é imediatamente um peixe que eu vou mudar. Outra coisas a ter em atenção é o Ph.

 

Estava a pensar numa distribuição mais ou menos assim:

 

:twisted: 100litros

-mollies

-pleco

-comprar alguns espadas

 

:D 80litros

-colisas

-leeris

-corys

-mais alguns peixes e alguns camarões.

 

 

O meu problema agora está nos neons e em saber as condições ideais para cada aquário.

 

Podem me ajudar nisso? E encontraram algum erro na distribuição dos peixes da maneira que prôpus?

 

 

Obrigado--------------- :D

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se mantiveres o pH nos 6,7 ou 6,8 eles são todos amigos...

 

alem de que a mollies por não sei quantos anos de criação em "casa" já tão mais que adaptadas aos pH's das torneiras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Agora estou é curioso com essa questão das mollies-neons visto que foi o primeiro erro que me indicarm quando apresentei a minha fauna...

 

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado--------------- ;)

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade. as mollies e os neos, originalmente vêm de aguas diferentes... mas o facto das mollies serem extremamente reproduzidas em cativeiro, habituou-as as aguas um pouco mais acidas...

 

mas eles dão-se bem um pouco abaixo e os neon tb andam bem em aguas de pH 7 ( que o digam os milhares de neons que por ai ha em Portugal ) logo se subires um pouco pos neons e desceres um pouco pas mollies, tens uma excelente solução de compromisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais