Tanganica em 100l


mferrinh

Recommended Posts

Boas

 

Estou a pensar reciclar um aquário que lá tenho com 80x35x40cm, e meter tanganicas.

 

Não tenho grande experiência com estes ciclideos, mas tenho ouvido que são bem mais temperamentais que os malawis.

 

Nos "cookie cuters" do Cichlid Forum está uma sugestão para este tamanho de aquário (29 gal)que me agrada:

 

1 par ocelaltus

1 par Paracyprichromis nigripinnis

1 par julidocromis ornatus ou transcriptus

 

Parece-vos bem? Ou que outra combinação de espécies posso pensar meter? Pelo menos os ocellatus estava com vontade de experimentar...

 

 

Outra questão: Alguém sabe onde posso adquirir as conchas de neothauma?

 

 

Obrigado

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Um casal de ocelatus com um casal de julidochromis ornatus ou transcriptus, tudo bem, agora por paracyprichromis num aqua tão curto acho mal e pior ainda o facto de serem só 2, pois eles são peixes de cardume…mas se os “xpertos” do Cicllid Fórum dizem… quem sou eu para discurdar…

Neothauma, não vai ser fácil, pois a sua apanha, mesmo só as conchas está interdita.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que o aquário é pequeno para paracyprichromis ou para cyprichromis, e aconselhável um aquário de 1,2m no mínimo. E como o aquaben diz: são peixes de cardume.

 

 

Quanto aos outros, nada a acrescentar.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não recomendo Ocellatus + Julidochromis.

 

Até haver criações corre tudo bem... Depois (e no meu caso) foi um pesadêlo. Os Julidochromis devoraram toda a "colónia" de ocellatus (1 Trio e + - 20 Alevins). Tenho neste momento um aquário com 80x40x50 apenas com Julidochromis Marlieri.

 

 

Resumindo e com base na minha experiência não te metas nisso :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário, como a tua experiência existem várias. Eu também não colocava os ocellatus com as julias.

 

Povoar um aquário de tanganyikas não é tarefa fácil, muito menos se for pequeno, devido a sua diversidade de comportamentos, de tamanhos e de hábitos. Neste casa as julias podem dominar e destruir uma colónia de conchicolas em dois ou três dias, basta para isso quererem.

 

Num aquário desse tamanho sou aplogista de se colocar apenas uma espécie. Uma "colónia" de julias poderia ser uma hipotese.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não recomendo Ocellatus + Julidochromis.

 

Até haver criações corre tudo bem... Depois (e no meu caso) foi um pesadêlo. Os Julidochromis devoraram toda a "colónia" de ocellatus (1 Trio e + - 20 Alevins). Tenho neste momento um aquário com 80x40x50 apenas com Julidochromis Marlieri.

 

 

Resumindo e com base na minha experiência não te metas nisso :wink:

 

Tenho pena em ouvir isso. Ainda para mais porque também praticamente me desfiz da minha colonia de ocellatus e já pouca gente os tem aqui pelo Porto.

 

 

 

Quanto aos calvus, são peixes predadores no lago, portanto qualquer hipotese de reprodução está fora de hipotese porque mais cedo ou mais tarde eles vão devorar os alevins que por lá andem a nadar.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas.

 

Quanto aos calvus, são peixes predadores no lago, portanto qualquer hipotese de reprodução está fora de hipotese porque mais cedo ou mais tarde eles vão devorar os alevins que por lá andem a nadar.  

Relativamente aos calvus a ideia seria mesmo de controlar as criações...a minha única experiência com tanganicas foi há uns 10 anos, em que mantive brichardis, e ao fim dum tempo o aquário estava superlotado.

Lí que eles crescem um bocado, se calhar ficam demasiado grandes para este aquário.

 

Num aquário desse tamanho sou aplogista de se colocar apenas uma espécie.

Se for por aí acho que escolhia os ocelatus, mas depois o aquário deve ficar um bocado morto, com peixes só a andar pelo fundo...aqueles kilies do tanganica são difíceis? sempre dava para animar o aquario.

 

Como dizem na publicidade eu também tenho um "plano B" para este aquário :wink:

que seria meter uns anões sul americanos com uns caracídeos e loricarídeos, que deve ser mais adequado ao volume disponível.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O teu plano B, também vai dar no mesmo, vais ter que optar por uma só espécie de ciclideos anões e mesmo assim vais ter de plantar e meter bastantes refúgios.

Para loricarideos? De que espécies estás a falar? Para loricarideos grandes o aqua é pequeno, para loricarideos pequenos, aconselho a meter uma filtragem de 6 a 10vezes o volume do aqua e aí podes meter um cardume de uns 20 caracideos pequenos.

Voltando aos Tanganikas, a opção dos Julis com os Altolamprologus deve ser a melhor.

Mas podes sempre optar pelo "Plano C", ciclideos anões africanos de rio,

Tipo nanochromis ou Pelvicachromis com uns caracideos africanos pequenos...O que achas desta opção?

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o plano B estava a pensar num casal de ramirezis ou apistos, uma 1/2 dúzia de neons ou "rumy nose tetras" e um par de LDA25 por exemplo...tenho uma só espécie de ciclideos mas os outros peixes devem animar o aquário.

 

opção dos Julis com os Altolamprologus deve ser a melhor

Para tanganicas estava mesmo com vontade de experimentar ocelatus com outra(s) espécie qualquer

 

O plano C não tinha realmente pensado como opção mas pode ser interessante. Vou pesquisar.

 

 

Abraço

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ocelatus num aqua de 80, com outra espécie…vais ter sempre o que resolver um problema territorial do género ou os ocelatus levam ou os ocelatus dão porrada…a solução para manter 2 espécie, relativamente compatíveis num aqua pequeno passa por organizar muito bem a decoração de maneira a que os territórios fiquem bem definidos para os peixes e mesmo assim existe sempre o problema que conforme a família cresce os territórios também crescem, logo tinhas de ter sempre um controlo apertado sobre o nº de indivíduos de cada família…e mesmo assim pode haver azares, vou te dar um exemplo que se passou comigo, pois tenho a mania de meter um casal de Neolamprologus com um casal Julidochromis, em aquas de 100cm. Durante aproximadamente um ano, num aqua de 100cm com dafoldil’s e reganis a criar sem problemas, visto eles nunca terem tentado invadir o território uns dos outros, um belo dia o macho regani lembrou-se de ir investigar o território do vizinho, porque eu me desleixei no controlo do nº dos reganis, resumindo os dafoldil encurralaram o regani, e mataram-no em dois tempos…(os pequenos do Tanganyka quando estão a defender o território não perdoam a ninguém, o meu casal de ocelatus chegam a morder me quando lhe mexo nas conchas).

Bem não te maço mais com histórias.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não te maço mais com histórias.

 

Obviamente que não me estás a maçar. Agradeço-te a partilha de experiências para evitar cometer erros que resultem na morte de peixes.

 

Admitindo a hipótese de uma aquário apenas ocellatus posso ter uma colónia com vários casais, ou tenho que me ficar com um casal ou trio?

 

 

Obrigado

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admitindo a hipótese de uma aquário apenas ocellatus posso ter uma colónia com vários casais, ou tenho que me ficar com um casal ou trio?

 

Colocas 4 ou 5 juvenis e depois vais vendo como corre.

Os ocellatus não são peixes de colónia.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais