Filtro exterior - Ajuda precisa-se


Recommended Posts

Ofereceram-me o filtro exterior que podem ver nas imagens. Gostava de saber se o conhecem, que tal é, se alguém tem um manual de instruções do mesmo, e qual a ordem e que tipos de materiais filtrantes devo começar por colocar.

 

Para verem o filtro sigam o link: http://aquascapingportugal.blogspot.com/20...xterior-ad.html

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Eu não conheço esse filtro, mas não deixa de ser um filtro exterior ... leva as massas como os outros :D

 

Uma breve introdução ... para ficares com uma ideia ...

 

Existem 3 tipos de filtragem ... mecânica, biológica e quimica.

 

Filtragem mecânica - é a primeira parte da filtragem, ou seja, é onde a água passa primeiro dentro do filtro. Que pode ser composta por esponjas, cerâmicas lisas, etc. O objectivo é reter pedaços de plantas mortas e outros lixos de maior dimenção.

 

Filtragem biológica - é a segunda parte da filtragem, o objectico é a alojação das bactérias ... e para isso precisamos de algo poroso, que pode ser muita coisa ... tens as cerâmicas porosas, bioballs, muitas pessoas usam simplesmente rocha vulcanica partida em pedaços pequeninos, etc .

 

Filtragem quimica - esta é uma filtragem que não é usada como regra ... uns têm outros não ... se esta filtragem existir vai ficar na última divisão do filtro. Pode ser composta por Turfa ou Carvão Activo. Turfa, é usada quando temos água alcalina e precisamos de água mais ácida, ou seja se tiveres pH de 8, colocando turfa o pH vai baixar ...por exemplo para 7 ... depende da qualidade e quantidade de turfa. Carvão activo tem outra função ... serve para retirar medicamentos ou outras quimicas da água quando necessário ... por exemplo, colocas medicamentos porque tens um peixe doente, depois de ele recuperar, vais ter de retirar o medicamento da água para não afectar outros peixes, usas o carvão. Também é usado carvão quando inicias um novo aqua, ou seja, no periodo de ciclagem do aqua. Não passando das 2 semanas. Existe muitas pessoas a usar carvão para a água ficar cristalina, acho que é um erro... mas é a minha opinião. Quero dizer com isto , que acho que o carvão só deve ser usado quando for preciso e não fazer parte de uma filtragem contínua.

 

Agora o melhor conselho que posso dar é te dizer como tenho no meu filtro ...

 

Cerâmicas Lisas :( Esponja Azul :lol: Substracto Pro(eheim, em bolinhas) :P lã de vidro

 

Eu tenho o substracto pro da eheim, mas podes optar por outras cerâmicas, têm é de ser porosas :P

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe obrigado.

 

O filtro trazia duas esponjas. Uma com malhas mais largas outra mais estreitas, haverá preferência?

 

Outra coisa: não tenho tubos de entrada nem saída. Como vou colocar CO2 no aquário, queria saber se posso colocar o tudo de introdução da água de volta ao aquário o mais abaixo possível, para não agitar a superfície da água. E na vertical? Normalmente só o tubo de entrada é colocado na vertical, e o de saída? Pode fazer-se? Há inconvenientes?

 

Mais uma coisa: para quando o aquário é novo, disseram que se podia colocar outras coisas no filtro exterior para acelerar ou optimizar o processo. É verdade? e se sim quais?

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe obrigado.

 

O filtro trazia duas esponjas. Uma com malhas mais largas outra mais estreitas, haverá preferência?

 

Podes colocar as 2 esponjas, fazes assim ... cerâmicas lisas :wink: esponja c/ malhas largas :D cerâmicas porosas :roll: esponja com malhas finas (no lugar da lã)...

 

Outra coisa: não tenho tubos de entrada nem saída. Como vou colocar CO2 no aquário, queria saber  se posso colocar o tudo de introdução da água de volta ao aquário o mais abaixo possível, para não agitar a superfície da água. E na vertical? Normalmente só o tubo de entrada é colocado na vertical, e o de saída? Pode fazer-se? Há inconvenientes?

 

Pode-se fazer, mas eu não fazia ... coloca-o na horizontal :roll: e não precisas de meter muito abaixo do nível da água, podes sempre ter uma ligeira movimentação da água á superficie, não "podes" é por exemplo meter o tubo acima ou no mesmo nível da água a fazer o efeito cascata... olha como está o meu ... http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4533_26.jpg

 

 

Mais uma coisa: para quando o aquário é novo, disseram que se podia colocar outras coisas no filtro exterior para acelerar ou optimizar o processo. É verdade? e se sim quais?

 

Daquilo que sei, é carregar o filtro já com bactérias, mas eu não fiz isso nem faria isso ... deixei o processo normal da ciclagem do aqua ... e poupas uns trocos :roll:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ok, de qualquer forma ainda tenho muitas dúvidas. Muitos preços, muitas marcas, muitas opções. E sinceramente sinto completamente a derreter os meus poucos e poupados neurónios.

 

Podem por favor dar-me sugestão de marcas e produtos e a ordem com que devem ser colocados?

 

Sempre tendo em conta o princípio da economia :wink: Gracias

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa, gostava que me dessem sugestões para as entradas e saidas do aquário. Ou seja, como o filtro me foi dado, não sei quanto tempo ele vai durar. Temo que pouco ou até pode ser muito. Mas se me vou pôr a comprar tudos de entrada e saída de água do aquário caros, depois quando tiver que comprar um filtro novo, vai tudo para o lixo.

 

Quais são as soluções mais económicas e que não sejam horríveis esteticamente?

 

Obrigado

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Bramirez! o facto de comprares as peças de entrada e de saída de uma outra marca não implica que depois as mandes fora. Podes sempre comprar esses acessórios de determinada marca e depois quando comprares um filtro novo se comprares da mesma marca já ficas com acessórios de substituição. No entanto não ficas obrigado a isso, porque se eles funcionam com esse filtro tambem irão funcionar com o novo.

 

já agora: os filtros costumam durar bastante tempo! eu já tive um desses durante 2 anos e só o vendi quando troquei de aquário.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu percebo isso, mas normalmente os filtros novos já trazem mangueira e entrada e saida.

 

Mas haverá uma solução mais barata que a da eheim? Aquelas peças não são económicas!

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mangueiras podes comprar em qualquer drogaria ou loja para jardinagem, basta saberes o diametro interno da mangueira. Sai muito mais barato do que comprares mangueiras de marca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

E para as peças de entrada saida podes usar os tubos e acessórios dos electricistas! há em vários diametros e com duas curvas fazes um tudo de entrada/saida. isso cola-se com cola de pvc (tangit ou de outra marca)

 

abraço

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Os acessórios que mencionei no meu post são estes:

 

Tubo

mat-inst-int-tubo-rigido-int-ext.jpg

 

curva

mat-inst-int-tubo-curvas-vd-tubo-rigido.jpg

 

nota: os tubos e acessórios existem em diversos diametros :?

 

No caso de querer, pode sempre fazer uma peça parecida com a da imagem usando os acessórios e o tubo colados com cola de pvc. o exemplo é para um tubo de entrada.

 

Pic_8628_2.jpg

 

Entretanto, se conhecer algum electricista que tenha uma mola para tubo rigido VD do diametro da peça que quer fazer, pode usar somente o tubo e molda-o conforme o pretendido!

 

Este tipo de material é facilmente encontrado em lojas de artigos electricos e em grandes superficies de bricolagem!

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.