Ferro


Michele Miranda

Recommended Posts

boas:) antes de mais bem vinda ao forum:P dizes que as plantas têm falta de ferro?apresenta zonas amareladas nas folhas?(segundo tenho lido acho que é assim que se ve) se tiverem as folhas amarelas então elas estão com falta de ferro...mas e o setup do aqua?quanto a fertelizantes eu tenho usado um que considero muito bom não só tem ferro como tem potassio que é esencial para o crescimento das plantas o TMG(tropica master grow) espero ter ajudado mas espera pelos concelhos dos mais experientes:P cumprimentos

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O melhor mesmo seria teres um substracto rico em ferro, pois ajuda imenso para além dos outros nutrientes. Caso não tenhas o melhor mesmo é usar fertelizantes que contenham bons teeores de ferro, pois já têm ferro em formas quelatadas (acho que se diz assim), ou seja, no ião certo que pode ser absorvido pelas plantas. - Fe ++ ou Fe(II), se não me engano, o Fe +++, também é absorvido mas em muito poucas quantidades. Outras formas de fertilizares com ferro são escusadas, pois ele presiva de tar na forma quelatada.

Também há quem ponha barras ferrugentas no areão, mas isso depende duma série de factores e nem sempre resulta.

 

Pronto, é isso, procura fertelizantes 'ferrosos'.. :D

Mas primeiro tenta descubrir o nutriente em falta, pois nem sempre é o ferro, além de que o ferro precisa de ser complementado com outros nutrientes para fazer algum efeito, calcio (Ca), Magnesio (Mg), até mesmo zinco...

Esses nutrientes (micro) normalmente são repostos com as mudanças de água, mas é sempre melhor complementar, e os fertilizantes liquidos, assim como as pastilhas também possuem alguns desses nutrientes.

 

Espero ter ajudado nalguma coisa

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitas vezes diz-se que é falta de ferro e depois vai-se a ver e é falta de azoto... resultado ferro em excesso depois de se abudar em força.

 

Faz o teste dos nitratos, NO3, e ve que valor obtens. Se estiver normal ai sim, pode ser do ferro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, concordo com o nos

È essencial descubrir (ou tentar, muitas vezes so por tentativa-erro) o nutriente em falta e só depois aplicar medidas mais radicais

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desculpem o atraso a responder.

É as folhas velhas que apresentam uma coloração amarela, além disso também estão com buracos.

Fiz o teste e não tenho ferro, este é um dos problemas. Mas estive a perder um pouco mais de tempo com este aquário e achei mais uma série de problemas. :wink:

Necessito de mais co2 no aquário, além da dureza estar também alta, assim como o pH. :roll:

 

Vou começar a trabalhar mais neste aquário. Mais tarde irei colocar o setup do aquário e pedir novas sugestões.

 

Obrigado

solj.gif

Michele Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"É as folhas velhas que apresentam uma coloração amarela, além disso também estão com buracos. "

 

então a tua principal carência não é ferro, mas sim potássio.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"É as folhas velhas que apresentam uma coloração amarela, além disso também estão com buracos. "

 

então a tua principal carência não é ferro, mas sim potássio.

 

Tenho também o mesmo problema, folhas velhas com coloração amarelada e começam a ficar cheias de buracos e comidas em volta.

Estou a usar o Ferropol da JBL como fertilizante e estava contente até há pouco tempo.

 

Será que por ter muitas plantas posso aumentar as doses nas TPAs recomendadas no rótulo?

 

Faço TPAs todas as semanas de 30 L, acgam que a meio da semana posso dar alguma "recarga" de fertilizante?

 

Obrigado a todos

 

 

Aqua: 100 L

PH: 6,5

Temp: 26º

Nitritos: 0

Muitas plantas 1 tronco e 100 L de peixes :lol:

CO2 caseiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zenet.

 

Tal como o Just_me alertou, isso é um sinal de carência de Potássio (K) e não de Ferro (Fe)...

 

Pelo nome do composto (Ferropol) esse não deve conter Potássio. E se tiver, é numa dose muito pequena para o que as plantas necessitam.

 

O meu conselho é que trates de arranjar um fertilizante de Potássio, seja DIY ou de marca.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais