Escalares, barbatanas a desaparecerem...


paulo n

Recommended Posts

Tenho o aqua montado e a funcionar á +- 1 mês e começaram a desaparecer as extremidades das barbatanas superior e inferior pelas extremidades :shock: , será que se comem um ao outro? ou serão outros peixes? tenho mais 3 guppies, 4 limoes, 3 sherpaes, 1 cori, 5 neons e 1 limpa-vidros, ou será doença? os locais afectados não teem alteração de cor.

Como não "pesco" nada disto agradeço ajuda especializada :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá aquofilos em geral.

Olá Nuno em particular, muito obrigado pelo seu interesse, é que entretanto os sherpae's tambem teem a extremidade inferior da cauda mais curta que a superior.

Acha mesmo que haverá incompatibilidades?

Comprei os peixes todos numa loja da especialidade com a garantia que se portariam todos bem, tanto mais que o aqua tem pouco mais de 1 mês e pretendia manter esta população.

Disseram apenas para não por ciclideos no aqua, com excepção dos escalares que são pacatos.

O aqua tem 1000x35x30, algumas plantas e pedras.

Ph 7 a 7.2 sem amónia e 28º

Se mais alguém tiver uma ideia do que se passa, agradeço toda a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Acha mesmo que haverá incompatibilidades?

Assim à primeira vista saltou-me os guppies e os escalares.

Não pela diferença de tamanho mas por causa de valores do pH etc...

 

tanto mais que o aqua tem pouco mais de 1 mês e pretendia manter esta população.  

O aqua tem 1000x35x30, algumas plantas e pedras.

Ph 7 a 7.2 sem amónia e 28º

- Que filtro tens? Quantos l7h faz?

- Já verificaste se o mesmo precisa de ser limpo?

- Estás a fazer trocas de água parciais? Em que quantidade e regularidade?

 

O aquário é recente. Se calhar colocaste logo muitos peixes. Podes estar a começar a ter problemas com bactérias.

Verifica o filtro. Se for necessário limpa.

Muda a água todos os dias (30%-40%) durante alguns dias a ver se consegues resultados sem recorrer a medicamentos.

Se os peixes piorarem tens de arranjar antibiótico para os tratares.

 

Não convém fazer tratamentos no aquário principal. Deverias ter um mais pequeno para isolar os peixes afectados. :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal dos aquas, e obrigado pelo vosso interesse.

Em relação...

 

- Que filtro tens? Quantos l7h faz?

 

tenho um Sacem 500 Marathon de 800l/h

 

- Já verificaste se o mesmo precisa de ser limpo?

 

limpei dia 8 e nao estava muito sujo (acho eu, porque nunca vi outro para comparação)

 

Estás a fazer trocas de água parciais? Em que quantidade e regularidade?

 

troquei dia 8 20% da agua

 

Será que o facto de como ainda só tenho 30w de luz e para compensar a pouca intensidade deixo-a ligada 18 h/dia, será a causa de tanta agitação nos peixes?

Os escalares competem muito por alimento, inclusivé quando andam nas plantas e no fundo á procura de pequenas particulas que ingerem

os sherpae's não são tão pacatos como disse quem os vendeu, passam o tempo a andar de um lado para o outro em perseguições mutuas, com um a tornar-se o mais combativo, inclusivé persegue o cory para que este ao escapar levante alguns sedimentos que logo abocanha.

Apesar de alimentar duas vezes por dia, acho que todos os peixes estão insaciaveis e muito activos.

Sempre pensei que fosse mais simples ter peixes simples, imagino os que possuem certas espécies...passam de aquariofilistas a biologos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Esgalha, obrigado pelo seu interesse,

 

mete umas fotos sff... pode ser que tenhm andado a cacetada entre eles ( normal ), podem ser fungus, ou pode ser um ataque bacteriano

 

16-05-06_1305.jpg

Tenho os dois com aspecto semelhante, na zona danificada não tem coloracões ou manchas apenas vai faltando a extremidade...

Desculpa a fraca focagem da foto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

MUITO provavelmente um problema bacteriano.

O Esha 2000 ou o Myxazin da Waterlife resolvem o problema.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra solução muito eficaz, é mete-los cá fora, passar betadine pelas pontas afectadas ( muito cuidado para nao ir betadine para olhos, operculos, etc ) e mete-los para dentro do aqua.

 

vantagens: extremamente eficaz, escusas de medicar o aquários todo, e andar com mutdas de água, e submeter outros bichos a um tratamento que não precisam.

 

desvantagens: extremamente stressante para o bicho. eles aguentam muito tempo fora de água, o problema não é esse. o problema é o susto que apanham, e um bicho mais sensivel pode ficar na mesa de operações...

 

no entanto foi o metodo que usei num discu com problemas bacterianos muito complicados, nas barbatanas, e foi o que o safou.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Faz tpas diárias de 20% e adiciona vitaminas, pois pode ser as condiçoes da água (nitratos altos ou entao a dureza) ou algum bacaninho que acha acha piada as barbatanas do escalar :wink:

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais