diego Publicado Maio 10, 2006 Publicado Maio 10, 2006 boas, Decidi experimentar uma coisa mais pontente pa me ver livre dos parasitas das guelras. o meu aquario tem 160L e estou a pensar deitar 3ml de formol. Está boa a quantidade? não vou ter problemas? Quantos dias depois tenho que fazer uma TPA? É preciso fazer novamente um tratamento na semana seguinte? Tenho de aumentar o arejamneto , certo? Também dá cabo dos parasitas intestinais? Junto com os discus tenho 5 tetras limão, 2 corys e um octocincus. Estas espécies toleram o formol? Agradeço desde já a quem me puder ajudar....
nunomiguel Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 o meu aquario tem 160L e estou a pensar deitar 3ml de formol. Está boa a quantidade? não vou ter problemas? A dosagem que estás a pensar usar é a mais comum. No entanto nessa dosagem não vai fazer grande coisa aos parasitas... Quantos dias depois tenho que fazer uma TPA? O formol evapora +/- passadas 8h. Podes fazer a troca no dia seguinte. É preciso fazer novamente um tratamento na semana seguinte? Correcto. Tenho de aumentar o arejamneto , certo? Sim. Também dá cabo dos parasitas intestinais? Não. Não te aconselho a usares formalina no aquário principal. Vais acabar por matar algumas (muitas bactérias) no filtro correndo o risco de intoxicares os peixes. Estes tratamentos devem ser feitos em aquários hospital. Se queres fazer no comunitário usa antes Praziquantel (2mg por litro). Aumenta o arejamento. Cumprimentos, Nuno
diego Publicado: Maio 10, 2006 Autor Publicado: Maio 10, 2006 olá, obrigado por teres paciência para responderes às minhas perguntas. Agora vamos lá ao que interessa: No entanto nessa dosagem não vai fazer grande coisa aos parasitas... recomendas 0.5mg/100L? Não te aconselho a usares formalina no aquário principal. Vais acabar por matar algumas (muitas bactérias) no filtro correndo o risco de intoxicares os peixes. Estes tratamentos devem ser feitos em aquários hospital. Se queres fazer no comunitário usa antes Praziquantel (2mg por litro.) Pois é, tenho receio de dar cabo das bácterias. Já utilizei Parazinquantel 250mg/100L deu resultado nos primeiros tratamentos agora não faz efeito absolutamente nenhum por isso queria alguma coisa mais forte. Quanto a fazer o tratamento num aqua hospital vou conseguir eleminar os parasitas dos peixes em si mas quando voltarem novamente ao cumunitário vão voltar a apanha-los novamente, não achas?
nunomiguel Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 recomendas 0.5mg/100L? Não... Se for para fazer um tratamento "prolongado" a dosagem ideal seria 2ml/100lt. No entanto pouco ou nada vai adiantar porque certamente que ainda vão ficar mtos parasitas tanto no discu como no aquário. O formol pode ser usado em varias doses, desde 2ml/100lt em tratamentos prolongados até 5ml/10lt para casos extremos (banhos curtos de meia hora, por exemplo). Depende de cada caso. Quanto a fazer o tratamento num aqua hospital vou conseguir eleminar os parasitas dos peixes em si mas quando voltarem novamente ao cumunitário vão voltar a apanha-los novamente, não achas? Sim. Tens de eliminar também os parasitas do aquário. Se o aquário estiver sem peixes umas semanas os parasitas acabam por morrer (não encontram hospedeiro, logo não se reproduzem, logo morrem). Durante esse tempo devias manter os discus noutro aquário e aplicar o formol lá. Aí podias jogar com a dosagem à vontade. Nas piores das hipóteses (mas isto nunca se deveria fazer) colocas o formol no comunitário na dosagem de 2ml/100lt mudando a água entre cada aplicação (aproveitando também para aspirar o fundo). No entanto assim tens de controlar os níveis de amônia e nitritos com regularidade. Por experiência própria, vais ter de repetir isso durante "n" dias e fazendo vários "tratamentos" com a agravante de não haver certezas de sucesso. Eu vi os meus problemas com parasitas resolvidos quando decidi remover o areão do aquário. Fica inestérico, é verdade, mas o único lixo que tenho está nos filtros. Sem areão = aquário mais limpo = peixes mais saudáveis. Cumprimentos, Nuno
ccdsantos Publicado: Maio 11, 2006 Publicado: Maio 11, 2006 o parazinquantel pode ser usado com invertebrados no aqua?
Recommended Posts