KH e PH não mexem


Recommended Posts

Caros amigos,

 

Tenho água da torneira a 7,7 (e KH de 6) que coloquei no meu aquário e assim se tem mantido, até que por motivos de introdução de peixes quero aumentar o PH para uma faixa entre 8,2 a 8,7 e o KH a 16.

Decidi introduzir um buffer da Seachem - "Tanganiyka Buffer"

 

O produto informa nas instruções que devemos introduzir 10 ml por cada 40 L de água com o objectivo de atingir PH máximo de 9,4 (dizem para ir acrescentando lentamente e medindo até atingir o PH pretendido)... o meu aquário tem 450L pelo que diria que no máximo deveria levar 112,5 ml... e esperava com isto também aumentar o KH fortemente (neste momento a 6)

 

Resultado:

Neste momento já introduzi precisamente 200 ml do produto(a longo de vários dias), o ph continua a 7,7-7,8, o KH continua a 6 e nada se altera...

Que raio se passa aqui? :roll: alguém tem sugestões? :?:

 

Thanks antecipadamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu sei que é um bocado idiota esta pergunta... mas nunca se sabe. O teu teste de pH estará bom? :roll:

 

Se estás a adicionar o buffer, ele devia ser à base de produtos carbonatados (para elevar o KH também, sem recurso ao CO2 atmosférico). Por isso, é muito estranho o KH ficar parado no mesmo sítio... :P

Tenta fazer outra coisa. Num litro de água da torneira deita buffer suficiente para elevares o pH ao pretendido, e depois mede o KH. Se resultar, só imagino o teu aquário já saturado de Carbonatos e Cálcio, mas é estranho... :?:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso esse frasco não foi cheio com água do luso? :roll:

Cá pra mim, esse buffer tá marado...

Vê isto:

 

http://www.portal-ciclideos.com/index.php?...ow=artigos&id=5

 

É garantido que funciona. (thks ilustre Nelson Oliveira)

 

Um abraço.

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É garantido que funciona. (thks ilustre Nelson Oliveira)

:roll: Não duvidando da mistura, nem da tua palavra e da do Nélson, resta-me advertir, que com essa mistura não se ultrapassará o pH de 8.2-8.4

É suficiente para o Woody, mas no caso de se querer algo mais "potente", é preciso reformular isso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Já conseguiste acertar com os compostos que te aconselhei?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... ainda sem ter lido o artigo que o FreeStyler aconselhou, o que vou fazer a seguir... deixo já aqui mais alguns detalhes.

 

Para testar o buffer e o Teste de PH (já agora estou autilizar o da JBL 7,4 a 9,0) fiz o seguinte:

 

Num tubo de testes com 5ml de água do meu aqua fiz o teste de PH, resultado 7,8.

Em seguida mergulhei um alfinete no buffer liquido e que trouxe agarrado como é lógico uma infima porção do mesmo... este alfinete mergulhado na água testada a 7,8 passou de imediato para cor máxima do teste (9,0)

 

Conclusão: o Teste PH e o Buffer deverão estar bons (estou errado na minha análise) ahhh e by the way... o buffer não sabe a água do Luso LOLOLOL

 

lembrei-me de outra coisa, vou especificar o que tenho na sump, não vá haver aqui algo que vocês achem errado:

 

a Sump tem cerca de 70 litros e 3 alveolos:

- o primeiro está cheio com JBL Symec (filtro mecânico)

- do primeiro para o segundo passa por duas bolsas de Micromec (cerâmica)

- o segundo tem o termoestato e bioballs de baixa densidade

- do segundo para o terceiro passa por:

- 1 camada de symec fina

- 1 bolsa com JBL PhosEx Ultra (filtro de fosfatos)

- 1 bolsa de carvão activado JBL Carbo"qualquer coisa" :roll:

- 1 camada de symec fina

- no terceiro tem somente a bomba de 2300l/h

 

o Carvão? o filtro de fosfatos? estou confundido e só algumas mulheres me deixa assim :?: era só o que me faltava um aquário feminino.

 

bom... vou dedicar-me à leitura por uns minutos...

 

Obrigado pelo esforço até agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

- 1 bolsa com JBL PhosEx Ultra (filtro de fosfatos)

- 1 bolsa de carvão activado JBL Carbo"qualquer coisa"

Não posso garantir, mas das coisas que tens no aquário, as únicas que poderão modificar a química do aquário será a resina de permuta de fosfatos :roll:

Mas essa, supostamente não deveria baixar o pH... ou daí talvez não. É um bocado complicado, depende do que está a ser trocado pelo grupo fosfato. Mas sinceramente, não me admiro que seja essa resina.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi o seguinte...

Estive a ler o artigo e fez algum sentido, já tinha colocado uns sais da Seachem que me aumentaram o GH para 14 (estava bem) que vou tentar não mexer. Vou acrescentar umas colheradas de sal de cozinha (ai... ainda bem que não há peixito ainda :roll: ) e vou ver o que acontece ao KH, quanto ao bicarbonato de sódio, amanhã vou às compras :P

 

Se obtiver sucesso com esta mistela vou começar a fazer para ter aqui em frasquinhos de dimensão adequada :?:

 

Obrigadinha pela ajuda... depois digo alguma coisa...

 

Em relação à resina... se isto não resultar salta cá para fora para ver o resultado.

 

Thanks again

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Já conseguiste acertar com os compostos que te aconselhei?

 

Luis,

 

O "boost" ao ph vem da adição do carbonato de sódio, em doses muito bem controladas, que, conforme me havias dito, é uma "pastilha" feroz... :wink:

 

É de facto como dizes, ou seja, a mistura indicada não eleva o ph acima dos 8.2 a 8.4. Para ir mais acima (como o tenho hoje, cerca de 9.4), tenho o carbonato de sódio em cristais puros.

 

Comos sabes, tentei "os" cálcios, mas há o problema da solubilidade e/ou precipitação (desculpa se estes termos não jogam - mas entendes o que quero dizer :arrow:)...

 

As sugestões que deste sobre o título "Química", foram a "cereja em cima do bolo" :lol:

 

Fiquem bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Panic!!!!

 

O "boost" ao ph vem da adição do carbonato de sódio, em doses muito bem controladas, que, conforme me havias dito, é uma "pastilha" feroz...  

 

É de facto como dizes, ou seja, a mistura indicada não eleva o ph acima dos 8.2 a 8.4. Para ir mais acima (como o tenho hoje, cerca de 9.4), tenho o carbonato de sódio em cristais puros.

 

Carbonato de Sódio? desculpem a ignorância mas não é Bicarbonato de Sódio? é que isso é aquela coisa que se põe nas couves para ficarem verdes :wink: o Carbonato não faço a mínima o que é ou onde arranjar... muito menos em cristais puros...

 

hummm, Freestyler... :arrow:!!! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Woody,

Eu falo de ambos:

Bicarbonato de Sódio

e

Carbonato de Sódio

Podes encontrar estes químicos em farmácias, se bem que não é fácil encontrar o carbonato de sódio...

Olha, como na zona onde moro existe uma farmácia que ainda faz manipulados para uso veterinário, tem lá destas coisas em barda (ou se não tiver, manda vir do armazenista de um dia para o outro)... Se quiseres, fala comigo que eu oriento-te lá as quantidades que quiseres...

Como trabalho em Miraflores, não seria difícil trazer-te as coisas.

Se quiseres ainda, posso arranjar-te um cadito do meu produto (tenho cerca de 2kg) - fiz há dias uma nova "recarga" - para experimentares, e trazer-te também um cadito do carbonato de sódio (isto usa-se muito pouco - em doses muito controladas).

Se ficares satisfeito com os resultados, talvez queiras juntar-te ao pessoal que já divide entre si os custos e o produto final - é que sai bem mais barato e mais prático fazer este buffer DIY em quantidade, e depois dividir ao kilo entre o pessoal...

Fica bem.

Um abraço.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... o relatório final antes de entrar em velocidade de cruzeiro:

 

Valores anteriores:

PH - 7,8

KH - 6

 

Como já relatado 250 ml de Buffer Tanganyika da Seachem não apresentou qualquer efeito visível, pelo menos fora da minha carteira.

 

Após adição de:

50 g de Carbonato de Sódio em Cristais puros

100 g de Bicarbonato de Sódio comprado no Jumbo

 

PH - 8,6

KH - 17

 

Isto para a quantidade de 450 Litros do aqua.

Estamos lá... obrigado a todos pela ajuda :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.