Identificação de Ciclídeo!!


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um ciclídeo que me foi oferecido por um amigo, e coloquei-o no aquário de CA's.. Estou com uma certa dificuldade em identifica-lo pelo que agradecia qualquer ajuda mesmo sem certezas =)

O post foi posto aqui, mas a verdade é que nem sei se ele é africano ou americano!

As fotos não estão o melhor, mas é porque ele não gosta muito de ser fotografado :wink: Assim que conseguir outras, coloco aqui, se for preciso para identificar melhor.

Imagem004-vi.jpg O nosso esquivo amigo =)

 

 

Imagem003-vi.jpg Nem deu tempo de focar! :wink:

 

 

Qualquer ajuda será bem vinda :D

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que parece uma (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] :wink:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe-jóia?

=/ não me parece, o meu tem tons azulados.

Mas vou procurar na net mais fotos para ver se algum é parecido.

 

Há que ter atenção que o peixe ainda é um pouco jovem, julgo eu, tem cerca de 5/6 cm...

tá dificil... :wink:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_aNa_ o jóia tem sempre 2 pintas certo? é que o meu só tem uma a seguir ao olho... =/

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal a segunda mancha está lá mas é pouco nítida. Não tem os tons avermelhados que costuma ter o jóia, e os azuis são bem brilhantes...

Talvez seja da luz do aquário... :wink:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_aNa_  o jóia tem sempre 2 pintas certo? é que o meu só tem uma a seguir ao olho... =/

 

O meu só tem uma pinta! Daí ter-me parecido um jóia! É que o meu quando era mais novo tinha as mesmas cores que o teu. :wink:

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal a segunda mancha está lá mas é pouco nítida. Não tem os tons avermelhados que costuma ter o jóia, e os azuis são bem brilhantes...

Talvez seja da luz do aquário...  :wink:

 

Os tons avermelhados são dos Hemichromis lifalli e não dos bimaculatus ok? :wink:

 

Pesquisa na net para veres a diferença!

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem também pode ser um Hemichromis cristatus

Obrigado _aNa_ vou tentar pôr outra luz para ver se consigo..

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Os tons avermelhados são dos Hemichromis lifalli e não dos bimaculatus ok? :wink:  

 

http://www.malawicichlidhomepage.com/haps/...cies_jewel.html -vê isso. =)

 

Mas acredito que seja o jóia, afinal devem ser os mais comuns, e não me parece que a pessoa que mo deu tivesse acesso a espécies incomuns.

 

Tks :wink:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles normalmente só ganham essa coloração avermelhada durante a época de reprodução (e quando têm par, o meu não tem por isso nunca teve essa cor) enquanto que os lifalli têm sempre esse tom avermelhado. Desculpa mas como escrevi muito à pressa não me expliquei bem. :wink:

 

Deve ser mesmo o jóia, os outros normalmente não se vêm nas lojas (digo eu!).

 

Boa sorte com o teu peixinho. :wink:

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raios! :wink: ainda bem que tenho o fórum, senão não me safava..

Não vejo nenhuma foto do jóia na net que seja idêntica ao meu..

Por isso obrigado :wink:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pelo esclarecimento.

Já agora, será bom mistura-lo com os Labidochromis?

Os jóia vêm de rios africanos, o habitat não é bem o mesmo, por isso não sei.

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nas minhas jornadas de pesca em barragem (mais própriamente em Belver/Ortiga) temos apanhado muitos peixes desses...

 

Por aqueles lados chamam a essa especie Percas...

 

Vê este link sff

 

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...6lr%3D%26sa%3DG

Abraços

FMachado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mister man Eu também sou pescador esporádico e também já apanhei muitas percas-sol.

O peixe em questão é parecido, mas na verdade é um ciclideo dos rios africanos.

Se reparares na bem segunda foto vês que as barbatanas não têm nada a ver com as da perca ;)

 

A cor dos olhos e o formato da boca também tem ligeiras diferenças, além de que este peixe quando crescer adquire cores e padrões bem diferentes

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de exigencias de água não há muitos problemas em teres Labidochromis com jóias.

Os jóias são é muito mais agressivos, por isso cuidado...

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São? Lol é que o meu tem levado muita porrada e parece um santinho... :roll:

 

Mas obrigado vou ter isso em conta

 

Anraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse Hemichromis cf.“lifalili”, parece ser uma fêmea, se queres mantê-lo, junto dos labidochromis, não lhe arranjes um macho, senão eles eventualmente vão criar e então adeus labidochromis, ou então tens de ter um aqua realmente grande para que não haja mortos.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Hemichromis cf.“lifalili”, parece ser uma fêmea

 

Bem agora vieste complicar bem as coisas! Eu pensei que fosse o bimaculatus... :arrow:

Agora fiquei na dúvida. vou investigar bem isso

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais